Festival de Paracanoagem movimenta o domingo no Iate Clube de Petrolina

0

No último final de semana foi realizado em Petrolina (PE) o 2º Festival de Paracanoagem, no lago do Iate Clube. O evento integrou a programação do Workshop de Paracanoagem, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Atividade Física Adaptada (Gepafa-Univasf), em parceria com Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa), o comitê paralímpico Brasileiro (CPB) e o Iate clube.

O workshop foi composto por conteúdo teórico e prático que abordou as perspectivas do esporte paralímpico e da iniciação e competição na paracanoagem, ministrado pelo professor do Comitê Paralímpico Brasileiro, Luiz Gustavo Santos, e o professor Gelson Moreira, da Confederação Brasileira de Canoagem.

Um público formado por quase 60 pessoas prestigiou o evento. Participaram 12 competidores com deficiência motora (amputação, alterações ortopédicas, paraplegia, tetraplegia, paralisia cerebral, entre outros). Ao final, todos receberam medalhas.

De acordo com o professor Leonardo Gasques (Univasf), a participação de pessoas com deficiência no esporte é fundamental para que possam construir uma avaliação positiva de suas capacidades, e a paracanoagem é uma modalidade que proporciona a participação em condições de equidade, pois na água não existem barreiras como as encontradas no meio terrestre.

Ele ainda reforçou a importância dessa modalidade. “O esporte paralímpico não traz benefícios somente para as pessoas com deficiência, mas para toda sociedade. Pois, por meio do esporte, a sociedade começa a modificar o olhar, antes voltado para as incapacidades, direcionando para as potencialidades dessas pessoas”, ponderou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome