Extravasamento recorrente na Avenida Souza Filho é provocado por gordura jogada na rede, explica Compesa

por Carlos Britto // 21 de agosto de 2014 às 11:00

GEDC0562Por meio de nota enviada ao Blog, a assessoria de comunicação da Compesa explicou os motivos pelos quais o extravasamento de esgoto permanece recorrente na Avenida Souza Filho, no Centro de Petrolina. Segundo a Companhia, o problema é provocado pela gordura de alimentos jogada na rede. A companhia esclarece ainda que é responsabilidade dos donos de restaurantes a construção de caixas de gorduras nos estabelecimentos.

Acompanhem:

A Compesa informa que a obstrução nas tubulações da Avenida Souza Filho é recorrente devido ao resto de gordura de alimentos que é direcionado à rede de esgoto, pelos diversos restaurantes localizados na área. Ontem, durante a desobstrução, os técnicos constataram mais uma vez este problema. O acúmulo de óleos e gorduras nos encanamentos provoca entupimentos, refluxo de esgoto e até rompimentos nas redes coletoras, gerando transtornos à população. Além disso, o descarte indevido do óleo causa a impermeabilização e poluição de córregos e rios, destruindo o bioma e provocando enchentes.

É de responsabilidade dos donos de restaurantes a construção desta caixa, dentro dos parâmetros técnicos. Através do Projeto Parceiros do Meio Ambiente, a Compesa vem realizando com os proprietários de diversos restaurantes da cidade um trabalho educativo e de conscientização neste sentido. Esta área do Centro da Cidade será uma das contempladas com as visitas dos técnicos, que vão repassar dicas de como lidar com o óleo de comida velho. Uma opção é a separação do produto em garrafas pet. Outra é a distribuição do produto para a Ecovale, que trabalha com a reciclagem do óleo na cidade, ou ainda o descarte das garrafas nas proximidades da lixeira para que sejam recolhidas pela coleta urbana, que deverá dar o destino correto.

Os proprietários de bares e restaurantes que quiserem saber como proceder com a instalação da caixa de gordura, podem obter essas informações a qualquer tempo. Basta se dirigir ao Núcleo de Responsabilidade Social da Compesa, localizado na sede da gerência, na Avenida Presidente Dutra, sem número, Centro de Petrolina, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.

Extravasamento recorrente na Avenida Souza Filho é provocado por gordura jogada na rede, explica Compesa

  1. Luiz disse:

    Que a Compesa informe quais são os estabelecimentos que estão provocando o problema e façam cumprir o decreto estadual regulamentado pela Arpe, que determina a implantação de caixas de gordura nos estabelecimentos antigos e nos novos, que vierem a ser implantados

  2. Bruna disse:

    Sempre me preocupei com o descarte correto do óleo de cozinha.

    Gostaria que me informassem onde podem ser entregues, pois estou acessando o site da Ecovale, citada no pronunciamento da Compesa como empresa que trabalha com a reciclagem do óleo na cidade, mas não acho nenhuma menção ao município de Petrolina.

    Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários