Exposição de jornalista sobre ‘palhaçoterapia’ será aberta amanhã em Petrolina

por Carlos Britto // 17 de novembro de 2015 às 21:34

exposição palhaçoterapiaDivulgar o trabalho da humanização hospitalar através da palhaçoterapia é um dos objetivos da exposição fotográfica “Os Melhores Companheiros do Mundo”, da jornalista Lorena Santiago, que estreia amanhã (18) na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A mostra fica em cartaz até 30 de novembro no Hall da Reitoria, no Campus Sede, em Petrolina. A visitação é gratuita e pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

A exposição é composta por 40 fotografias no tamanho A3, produzidas em 2013, durante a pesquisa para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado no curso de Comunicação Social/Jornalismo em Multimeios, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). A jornalista produziu, na época, um foto documentário acerca das ações de humanização hospitalar realizadas pela Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI), projeto de extensão da Univasf. A mostra já foi apresentada durante o ‘6º MCA – Saúde, Cultura e Arte’, em outubro último, no Complexo Multieventos da Univasf, no Campus Juazeiro (BA).

Segundo Lorena, os clowns (palhaços são os melhores companheiros do mundo por levarem descontração e alegria a esses ambientes. “Fazer surgir um sorriso é animador e nos faz perceber que a simples ação de contar uma piada ou, até mesmo, brincar com algum fato sério, traz alegria e luz para um ambiente muitas vezes traumático”, observa.

A exposição faz parte do Projeto Artes Visuais Integradas e Exposições Alternativas, promovido pela Diretoria de Arte, Cultura e Ações Comunitárias (DACC) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Univasf.

UPI

O projeto de extensão Unidade de Palhaçada Intensiva (UPI) surgiu em 2010 por iniciativa de estudantes do curso de Medicina, com o apoio da professora do Colegiado de Enfermagem, Anne Caroline Amorim Leal. O projeto promove ações semanais no Hospital Universitário (HU), no Hospital Dom Malan (HDM) e na Maternidade Municipal de Juazeiro. A equipe é composta por bolsistas, um arte-educador que dá assistência na formação dos palhaços, e mais 50 estudantes voluntários dos cursos de Enfermagem, Medicina, Farmácia, Psicologia e Medicina Veterinária da Univasf.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários