Exclusivo: Intervenção da prefeitura em lagoa de estabilização do Jardim Petrópolis pode ter provocado nova celeuma da água salobra

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2016 às 09:39

IMG_5484

A nova polêmica acerca da água salobra em Petrolina, que rendeu reclamações pelos quatro cantos da cidade, não foi só pela falta de manutenção do dique do Riacho Vitória, próximo de onde é feita a captação da água que abastece a cidade. Desta vez, segundo o Blog apurou com exclusividade, o problema teve origem numa intervenção feita pela prefeitura na lagoa de estabilização do Jardim Petrópolis, zona oeste da cidade.

Ocorre que o volume das águas pluviais dos últimos dias fez a lagoa de estabilização do bairro transbordar, levando os dejetos da lagoa a invadir residências próximas. Uma equipe da Defesa Civil foi acionada por moradores do bairro e agiu rápido. Com uma máquina, funcionários da pasta romperam uma parte da lagoa, esvaziando a água com os dejetos.

lagoa estabilização jardim petropolis2

O problema é que todo esse líquido, juntamente com o que vem de outros bairros da zona oeste – a exemplo do São Gonçalo e Rio Corrente, e também do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho – seguiu para o Riacho Vitória, cuja água salinizada desemboca no Rio São Francisco. O volume excepcional, no entanto, acabou rompendo um trabalho de contenção realizado pelo então prefeito Odacy Amorim, há cerca de nove anos, para evitar que a água salgada do Riacho, em épocas chuvosas como a atual, fosse consumida pelos petrolinenses.

A celeuma acontece porque a captação realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) no Sistema Vitória é feita justamente depois do bloqueio realizado por Odacy, que foi rompido, provocando novamente a qualidade duvidosa da água consumida pelos petrolinenses.

riacho vitória

Justificativa

Procurada pela reportagem do Blog, a secretária Tatyanne Lima (Infraestrutura e Mobilidade urbana) justificou que essa questão é da alçada da Defesa Civil. “Nossa secretaria apenas disponibiliza o maquinário à Defesa Civil, que está coordenando essas ações porque é ela quem sabe quais são as prioridades”, afirmou Tatyanne. A reportagem tentou, desde ontem (28), um contato telefônico com o responsável pela Defesa Civil, Jota Santos, mas ainda não conseguiu.

Ainda ontem (28) a 3ª Superintendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) iniciou a desobstrução do Riacho Vitória. O investimento, avaliado em R$ 12 milhões, foi um pedido de Odacy (atualmente deputado estadual) ao gestor da 3ª SR, Luciano Albuquerque. Odacy, que esteve no local, justificou que o assoreamento do riacho, tomado pelo mato, causou a ruptura num trecho da captação d’água. Já o superintendente da 3ª SR assegurou que o trabalho a ser feito vai resolver definitivamente a questão porque será construído um muro de concreto para facilitar o percurso do Riacho Vitória. Albuquerque disse ainda que um projeto maior já está incluído na revitação do São Francisco, a cargo do governo federal.

Exclusivo: Intervenção da prefeitura em lagoa de estabilização do Jardim Petrópolis pode ter provocado nova celeuma da água salobra

  1. ESTAMOS DE OLHOS BEM ABERTOS disse:

    QUAIS AS OBRAS DESSA PREFEITURA DE PETROLINA?PORQUE O QUE FEZ ESTÁ SE DESMANCHANDO.

  2. Costa disse:

    Tá difícil para o povo dessa terra, quando vemos os problemas sendo desvendados pela imprensa e não pelos órgãos fiscalizadores.
    Na semana vimos a AMMA bradar aos quatro ventos que multou a compesa, mas agora vem a tona, que o problema foi gerado pelas secretarias da prefeitura(Infraestrutura e Defesa Civil); E agora a AMMA vai multar a prefeitura também?????

  3. Inteligente disse:

    MUDA PETROLINA, sei não viu, se ele reeleger o candidato dele serão mais quatro anos de atraso, Petrolina parou no tempo, poderia ter aproveitado o tempo das vacas gordas para despertar novos empreendimentos para cá, mas sem ação, sem investimento em infraestrutura ninguém quer vir pra cá, resultado: FORAM 8 ANOS DE ATRASO PARA NOSSA CIDADE, MUITO TRISTE ISSO.

  4. ELEITOR SÁBIO disse:

    EQUIPE FRACA ESSA.PRECISAMOS DE UM PREFEITO QUE TRABALHA EM SINTONIA COM A COMPESA,PORQUE ESSA BRIGA DA PREFEITURA COM A COMPESA SÓ PREJUDICA A POPULAÇÃO QUE MAIS PRECISA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS.E JAMAIS VÃO CONSEGUIR TIRAR A COMPESA DE PETROLINA.
    PALMAS PRA ODACY AMORIM QUE AO INVÉS DE BRIGAR COM A COMPESA RECORREU A CODEVASF PRA RESOLVER O PROBLEMA.É ASSIM QUE SE FAZ NOS TEMPOS DE HOJE PORQUE ESSAS BRIGAS ENTRE PODERES É COISA DA VELHA POLÍTICA DO ÓDIO E PETROLINA JÁ BANIU ISSO DO NOSSO MEIO A MUITO TEMPO,E ESSES,QUE PREGAM A VELHA POLÍTICA NÃO PRECISAMOS MAIS DELES,VAMOS DEMITI-LOS.
    ODACY CHEGOU A HOTA DE VOCÊ E FERNANDO SE UNIREM PELO BEM DE PETROLINA PARA ELA TOMAR OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO.

  5. ELEITOR SÁBIO disse:

    RATIFICO:ODACY CHEGOU A HORA.

  6. Edy Araujo disse:

    Enquanto não resolvem eu tenho de comprar água mineral e pagar caríssimo por uma água horrível.

  7. Eleitor sábio disse:

    Água mineral custa caro,vamos mover uma ação coletiva no MP para a prefeitura comprar água mineral pra toda população só assim eles aprendem a valorizar os votos do povo de Petrolina.

  8. eleitor disse:

    Prefeito so sabe botar desculpa e não faz nada pela cidade chegou a hora agora e odacir amorim para prefeito de petrolina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários