Estudantes francesas conhecem projeto de revitalização do Velho Chico coordenado pela Prefeitura de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de agosto de 2017 às 16:31

Duas estudantes francesas do Institute EPLEFPA de la Lozère – Lycée Louis Pasteur, situado no sul da França, aproveitaram a passagem por Petrolina para conhecer detalhes do Projeto ‘Orla Nossa’, que desde março deste ano atua na revitalização do Rio São Francisco, sob a coordenação da prefeitura. Kassandra Warlop e Maria Pouget são alunas do curso de Controle e Gestão de água e se interessaram pela metodologia utilizada para dar uma nova vida ao Velho Chico.

Além das etapas do projeto, as pesquisadoras discutiram ações de reuso de água a partir de algumas experiências já realizadas no norte da França ligadas a saneamento e irrigação. Durante a visita à orla da cidade, no último sábado (5), Kassandra e Maria estiveram acompanhadas do coordenador de Assuntos Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), Marcos Masutti. Representando a administração municipal, quem conversou com as estudantes e deu detalhes das ações foi o diretor de Projetos Ambientais da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA), Victor Flores.

De acordo com Victor, esse tipo de intercâmbio é importante no desenvolvimento de tecnologias que possam contribuir com a revitalização do Rio da Integração Nacional.

“Toda ação ambiental é multidisciplinar. Nessa troca de experiências, tivemos a oportunidade de conhecer algumas soluções ambientais de sucesso. Esta parceria com o IF Sertão-PE está sendo muito rica para o sucesso do projeto Orla Nossa. Vamos manter o contato e conhecer mais detalhes para aproveitar o máximo de informações que possamos colocar em prática aquilo que estiver dentro da nossa realidade”, projeta Flores.

Orla Nossa

Com a proposta de revitalizar e preservar o ecossistema do rio São Francisco, a Prefeitura de Petrolina criou o projeto Orla Nossa. As ações, que começaram no dia 20 de março último, consistem na remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do rio e ações para diminuir as agressões praticadas contra o Velho Chico ao longo dos últimos anos. Com o trabalho realizado até agora, o nível de oxigenação da água já aumentou mais de 500%, e três pontos de despejo de esgoto no São Francisco foram eliminados. O programa é resultado da parceria entre a AMMA, Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (SEDURBS) e IF Sertão-PE. (Fonte/foto: Ascom PMP)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários