Estudantes denunciam condições precárias de bovinos no CCA da Univasf e cobram providências

por Carlos Britto // 20 de abril de 2015 às 07:20

vacas holandesas CCAvacas holandesas CCA 2O Centro de Ciências Agrárias (CCA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), localizado no C1, zona rural de Petrolina, vem recebendo críticas pelo descaso que estaria praticando contra vacas holandesas adquiridas pela instituição, há uma década, na época de criação do CCA.

O cenário visto atualmente no local gerou a revolta de alguns estudantes do campus, que se manifestaram por meio de redes sociais e deste Blog, cobrando providências dos responsáveis.

O relato de um desses estudantes, Uesdra Lucas Fonseca dos Santos, dá uma noção do problema.

São animais caros e que sofrem com o clima dessa região. São animais que suportam no máximo 16°C, aqui estão em estresse e com baixíssima produção. São bovinos de leite, mas não são ordenhados. Tem mais de um ano que as fezes dos animais foram coletadas. Literalmente estão na merda. A instalação está um desastre, cocho de agua e comida em péssimas condições, a água não é trocada na devida frequência criando muito limo nas paredes do cocho. Não só alunos estamos incomodados, os tratadores também estão. Os tratadores são terceirizados da Univasf e não podem fazer nada”, diz.

Ele conta que todo os alunos dos cursos de Zootecnia e Veterinária estão “extremamente tristes, revoltados e preocupados” com a situação que se encontra os bovinos.

O dinheiro público que deveria estar sendo bem utilizado na formação de bons profissionais está sendo jogado no lixo com esse desrespeito com os animais. E a instituição, que deveria ser exemplo, está envergonhando os alunos. Queremos saber quem são os verdadeiros responsáveis e resolver esse problema: reitor ou professores?”, desabafa.

Responsabilidade

Outro estudante, Breno Bonfim, ratifica o descaso com os animais. “Quero saber o porquê da administração do curral do campus de Ciências Agrárias não toma providências quanto a um manejo, sanidade adequada para as vacas holandesas? Vacas com mastite, animais morrendo quase sempre, o espaço pequeno para a quantidade de animais. Cadê o bem estar do animal. A universidade tem que dar o exemplo, e não o contrário”, disse ele. A reportagem do Blog tentará um contato com o CCA sobre o assunto.

Estudantes denunciam condições precárias de bovinos no CCA da Univasf e cobram providências

  1. Aurélio disse:

    Por que os estudantes, que são diretamente beneficiados com estudos realizados nos animais, não tiram um dia e fazem uma limpeza nos currais?? são mais de 200 estudantes nesse campus e não custa nada mobilizar-se e ajudar os animais, uma vez que os msm em nada tem haver com o descaso da universidade, acho válida e justa a cobrança, mas ajudem os animais, são vc´s quem tiram proveito deles, só sabem cobrar e fazer por onde nada, façam uma limpeza geral, tirem foto e mostrem o que a Univasf deveria fazer, garanto que vai pesar mais na consciência do pessoal que uma simples reivindicação.

    1. Breno disse:

      Vamos fazer uma mobilização sim. mas primeiro queremos resposta da administração. o por que o abandono do setor.

    2. Jamille Silva disse:

      É muito fácil mandar os alunos fazerem o trabalho de quem é pago para isso. Somos beneficiados com os animais lá pq precisamos deles para diversas matérias. Porém a universidade ganharia muito mais se soubesse manter o setor de bovinos em condições melhores. Antes de falar procure se informar.. Ao fazer a denuncia da situação os próprios alunos se dispuseram a fazer um mutirão de limpeza no local. Estamos na universidade para aprender, mas não nos custa nada ajudar onde se é preciso. Só vamos mostrar os profissionais que seremos. Não é pq não somos pagos que não vamos cuidar dos nossos animais. Já que o reitor não toma uma providencia bos tomaremos.

  2. Criador de gado. disse:

    Em vez de ficarem reclamando, façam vcs alguma coisa por esses animais.
    Mesmo que exista um setor próprio, façam o bem sempre. Bom exemplo é sempre bem visto.

    1. Breno disse:

      Vamos fazer sim uma limpeza. portanto obrigação da administração. nós estudantes não temos obrigação alguma. mais claro que estamos fazendo multirão

  3. cidadã disse:

    Esses comentários deve ser do(s) responsável(s) pelo setor.

  4. Henrique Goes disse:

    Os atuais gestores (Reitor/Vice) são “comandados” pelo super Assessor Edmilson Santos, esse assessor é o único que recebe a mesma gratificação do Vice-Reitor e não faz nada, nada mesmo!!
    Bom, continuando, os atuais Reitor/Vice nunca tiveram experiências anteriores em gestão, a Univasf é o 1º emprego deles !! Eles ganharam a eleição apenas falando mal da antiga gestão e agora estão fazendo muito pior !!!
    Claro que os próprios alunos poderiam ajudar, porém, o foco da responsabilidade é da administração.
    Abraço a todos e esse ano tem eleição na Univasf, vamos torcer pela melhoria da nossa instituição.

    1. Fernando disse:

      É evidente que você não estava na Univasf na antiga gestão, se tivesse saberia que até mesmo um simples comentário como este que você fez, te colocaria em um processo disciplinar acadêmico, pois nem mesmo o direito a fala e a liberdade de expressão era respeitado pelos antigos gestores. Quanto a situação dos bovinos, é de fato lamentável, não sei se já foi denunciado na ouvidoria, farei isso até mesmo pra reforçar. E bem lembrado, esse ano teremos consulta pra reitor, vamos estudar as chapas e nos colocar do lado que seja o melhor pra Univasf.

  5. anulo disse:

    Para quem não está por dentro da situação.. Os alunos estão se mobilizando para fazer esse minimo.. Mais para isso eles precisam de autorização dos responsaveis.. E ae ?

  6. aluno disse:

    Aurélio que benefício.. Se estamos aprendendo algo com aqueles animais , é sobre oq não fazer.!! Vc não tem ideia da situação.. Ou vc conhece o setor ?

  7. aluno disse:

    Aurélio.. Vc conhece o setor?? Lá só serve como mostruário do que não fazer.. Só para isso.. Os alunos são bloqueados para tomarem ququer atitude sem antes passar pela aprovação do responsável

  8. Breno disse:

    Quero dizer que não é obrigação dos alunos fazer essa limpeza rotineiramente. o Reitor sim deve tomar providências sobre o descaso. ele tem o poder de mudar isso. Pode gentilmente da melhores condições de trabalho aos funcionários ou até mesmo aumentando a quantidade de pessoas para trabalhar.

  9. aluno disse:

    Criador de gado.. Essa manifestação é para vê se eles permitem os alunos a fazerem algo já q eles não fazem

  10. Jennifer disse:

    Estamos nos reunindo para fazer uma limpeza sim no curral! Mas isso nao é papel nosso. Iremos fazer pelo bem estar animal e não porque usufruídos dos animais! Isso é dever da universidade.

  11. Uesdra Lucas disse:

    Aluno não é obrigado a fazer limpeza. eu como aluno, primeiro cobro e depois dou o exemplo.
    Nos alunos estamos mostrando o problema para que todos vejam e iremos fazer uma limpeza já que isso não vai ser resolvido por agora. estamos dando o exemplo, ensinando como deve ser feito já que as pessoas que deveriam estar preocupadas para que não chegasse a isso só tem um diploma, salários altos e consciência zero.

  12. Dreda disse:

    “Não só alunos estamos incomodados, os tratadores também estão. Os tratadores são terceirizados da Univasf e não podem fazer nada”

    Ora, essa frase acima é no mínimo estranha. Como assim os tratadores não podem fazer nada??? Para que serve tratadores. Tem uma pá, um rodo, uma luva, ou qualquer outra coisa que possa remover essas fezes?? e um balde ou mangueira para trocar a água?? Será que por serem terceirizados, os tratadores não podem fazer nada? Como assim? Um ano sem limpar o curral?? Merecem demissão, isso sim! Qualquer roça privada, COM UM DONO, um vaqueiro sozinho dá conta de mais de 100 animais.

    Concordo que há descaso sim, mas não é só da reitoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários