Estudantes da UPE vão às ruas protestar contra a falta de professores

por Carlos Britto // 04 de março de 2015 às 17:01

Protesto estudantes UPEEstudantes do campus da Universidade de Pernambuco (UPE) em Petrolina irão às ruas da cidade nesta quinta-feira (5) protestar contra a falta de professores na instituição. A universidade iniciou o ano letivo sem 49 docentes, com o total de 134 disciplinas sem aulas.

As atividades serão suspensas amanhã e o protesto conta com o apoio da direção do campus. A concentração está marcada para as 16h, na Praça Dom Malan. Os estudantes pretendem fazer uma passeata pelas principais ruas do Centro de Petrolina.

De acordo com a direção, a falta de docentes foi se agravando ao longo dos anos e os professores eram convidados para suprir essa necessidade, chegando em 2014 a 47 profissionais com contrato precário.  Em 2015, a gestão atual resolveu não mais convidar os professores, medida para sensibilizar o Governo do Estado para realização do concurso público.

Segundo o diretor do campus, Moisés Almeida, desde o dia 26 de fevereiro de 2014 foi publicada no diário oficial do Estado, a Lei Complementar nº 262, que aumenta o quadro de vagas da universidade, porém, passado um ano da aprovação da lei até agora o governo não autorizou a realização do concurso.

“Não tem como esperar mais a vontade do governo em realizar esse concurso. É hora de exigirmos que a lei seja cumprida. Não estamos satisfeitos com o modelo de contratação, que é inclusive ilegal, por isso tomamos essa medida dura”, disse Moisés.

Como parte da mobilização, o diretor do campus quer articular, junto aos deputados estaduais da região, a realização de uma audiência pública para discutir o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários