Estudantes criticam estado de escolas da rede estadual em Afrânio

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2011 às 20:42

Escola Antonio Cavalcanti Filho: Interditada, apesar do muro reformado

 

Escola de Referência: Laboratórios incompletos

A comunidade estudantil da escolas estaduais de Afrânio (PE), no sertão do estado, tece duras críticas ao estado no qual se encontram os estabelecimentos. As maiores reclamações são principalmente em relação à infraestrutura.

A primeira delas é escola estadual Antônio Ccavalcanti Filho. Fundada na época em que Afrânio era distrito de petrolina, a escola encontra-se em total abandono. Segundo os alunos, o prédio – que tem mais de 50 anos – nunca recebeu uma grande reforma. O mais grave é que em novembro de 2010 a Gerência Regional de Educação (GRE), responsável pela jurisdição dos estabelecimentos, reformou o muro da escola. No entanto, o prédio continua interditado.

A segunda é a Escola de Referência em Ensino Médio. Inaugurada há pouco mais de quatro anos, possui, conforme os estudantes, “estrutura física de ótima qualidade, porem o auditório e laboratórios de informática e ciências ainda não foram equipados”. Constava também no projeto da construção da escola um patio coberto, mas este ainda não saiu do papel.

Outro ponto grave é que a cada três anos os gestores são escolhidos através de voto popular. Mas a mudança de gestores nas duas escolas ocorreu sem a realização de eleições. O Blog reserva espaço para a GRE dar sua versão para os fatos.

Estudantes criticam estado de escolas da rede estadual em Afrânio

  1. É VERDADE . disse:

    ESTE ABSURDO FICA NA AVENIDA PRINCIPAL DO MUNICIPIO,UMA FALTA DE RESPEITO A COMUNIDADE E A MEMÓRIO DO EX PREFEITO ANTONIO C FILHO….SOBRE A ESCOLA DE REFERENCIA FALARAM POUCO…A NOITE É MUITO PERIGOSO POR CAUSA DO ESCURO…E QUNDO CHOVE EM FRETE A ESCOLA DE REFERENCIA VIRA UM MAR DE LAMA………AS RUAS ALI PERTO NAO SÃO CALÇADAS….

  2. Ana disse:

    Eduardo gosta mesmo é de viver de aparência!
    Não vê o corpo de bombeiro como anda no estado?
    Se alguém não tomar as providências vamos perder é Fernando de Noronha, pois está num profundo abandono, sem infraestrutura para os nativos e turistas.
    Educação? Pergunte a um professor consciente, que lê e vê as coisas sem parcialidade!
    Pobres mortais!
    Pobres alunos!
    Pobres professores, pernambucanos e brasileiros!!!!!!!

  3. vc acha um absurdo??? disse:

    TEM GENTE ORRORIZADA COM ESTA ESCOLA,PIOR É A ESCOLA MUNICIPAL CLEMENTINO COELHO, ALI SIM A SITUAÇÃO É CAÓTICA,,,,,A EDUACAÇÃO EM AFRANIO PRECISA DE INTERVENSÃO…….

  4. zéruela disse:

    Este colegio de afranio não tem nada não tem laboratorios equipados ou sem ser equipados nem biblioteca imagine o resto

  5. ANSIOSO disse:

    Será que a gestora da Escola de Referência já mandou tirar os matos lá de dentro?
    Estamos temendo, qnd voltarmos sermos picados pelas cobras, insetos e etc.
    E qnd começam as aulas do município?
    Segundo calendário do estado é dia 02/02, mas aki o q sabemos é q só voltaremos em março
    E é só enrolada, pois as aulas não são repostas como devem ser, nós só temos prejuízo.
    AKI É TD DIFERENTE, não sei pq?

  6. ANDREZILDA RODRIGUES disse:

    TODA VEZ QUE EU PASSO PELA AVENIDA E VEJO A SITUACAO DESSA ESCOLA,FICO MUITO TRISTE POIS NELA APRENDIR A LER E ESCREVER.UMA PARTE MUITO IMPORTANTE NA HISTORIA DESTA CIDADE ESTA EM RUINAS,INFELIZMENTE UM RETRATO POR TODO O BRASIL DE COMO A EDUCACAO ESTA SENDO TRATADA.

  7. antonia disse:

    Gostaria de fazer uma correção nas fotos:A 2ª foto da matéria não faz parte da Escola de Referencia e sim da Escola Antonio Cavalcanti Filho,portanto o texto abaixo da referida foto está correto,pois a mesma (Referencia) possui latoratórios,entretanto faltam equipamentos,assim como biblioteca,laboratório de informática e refeitórios incompletos e uma média de 400 alunos para 01(UM) computador.
    Realmente a situação está precária não condizendo com o esperado para a educação do estado.

  8. tete disse:

    realmente falar de educaçao em Afranio é trágico,pois a escola Antonio C. Filho,funcionará em espaço arranjados durante o dia em um local e o turno da noite em outro espaço.saliento que durante o ano 2010 a escola foi interditada e continua até hoje.A fachada esta pronta!e as salas?Sera se a eleição para gestores das escolas estaduais não contribuiria para melhoria? Regredimos em termos de democracia!

  9. PEDRO disse:

    Eduardo é madeira eu nunca tive duvida que o negocio dele é imposto e imposto. Outra coisa que ele adora nas escola é o sitestema educacional conhecido como ditadura, lembrando que desde que ele passou a ser governador não tivemos eleição DEMOCRATICA para escolher o gestor, que vergonha. O que me dar mais raiva é que eu ainda votei nesse cara.

  10. alunos da E.A.C.F disse:

    Somos alunos da E.A.C.F, e aqui representamos todo o corpo discente da referida escola. Desde do inicio do ano de 2009 nos alunos estamos sofrendo pela falta de compromisso do Estado, no inicio deste mesmo ano com a implatação definitiva da Referencia, fomos jogados e abandonados na Escola Municipal Mundo Infantil, onde a estrutura da escola era precaria, onde nao tinhamos acesso a nem uma biblioteca e principalmente a laboratorios, comprometendo assim nosso aprendizado. Cançados de tantas HUMILHAÇOES, aproveitamos a vinda do Governador EDUARDO CAMPOS, para que o nosso predio que estava emprestado ao municipio fosse-nos entregue, ELE nos garantio que a escola seria entregue, porem nao foi isso que aconteceu, nos alunos se quer tivemos que nos reunir e entrar no que era direito da gente. No ano de 2010 a luta estudantil continuou , a escola estava em situaçoes precarias e impossiveis de ser ministrada aulas na mesma, quando chovia as aulas eram dispensas devido as poças de água que inundavem as salas, comprometendo novamente o nosso ano letivo e qualidade do nosso ensino, solicitamos a reforma da escola porem só fomos dispejados de novo, tivemos que estudar la na escola de referencia, comprometendo o nosso estudo e o estudo dos alunos daquela escola. Confiantes que no ano de 2011 teriamos uma escola de qualidade e bem estruturada , não! somente temos o muro reformado de fachada, isso e muito revoltante, lembrando que esse ano , nos alunos queremos estudar. MAS ONDE? não temos lugar definidos, estamos jogados.
    O desejo de todos os alunos é estudar, ter uma educação de qualidade, passar no enem, engressando assim em uma universidade. mas isso por enquanto esta sendo impossivel. DE QUEM É A CULPA? de nos alunos não é , esperamos que as autoridades cumpram seus deveres, e que o que foi prometido em suas campanhas, possam ser cumpridas.

    Muito Obrigado pelo espaço.

  11. revoltados disse:

    Sou aluno da escola antonio cavalcanti filho, e estamos revoltados com a situação que se encontra esta escola. Queremos uma escola de qualidade e isso aqui nao é visto, e sim uma escola desistruturada e sem qualidade.
    Somente queremos alertar a GRE , que apartir deste mês nos alunos estamos dispostos a enfrenta-los na midia, o blog Carlos Brito foi o nosso primeiro passo, desde ja se nada for feito vamos fazer protestos (direito nosso e isso niguem pode negar) vamos fazer cartazes , convidar os meios de comunicação (TV e rádio) para divugação da situação que se encontra os estudantes da rede estadual do municipio de Afrânio. Meu muito obrigado e espero respostas da GRE ou de quem for responsavel por esta reforma.

  12. ISSO... disse:

    ISSO É UM ABSURDO!!
    MUITO CAOTICA ASITUAÇAO DESSES POBRES ESTUDANTES!!
    V E R G O N H O SO !!

  13. Ayram disse:

    Senhor “vc acha isso um absurdo”, HORRORIZADA estou eu com sua falta de competência com a escrita, além do mais para criticarmos uma coisa precisamos conhecê-la muito bem e ter uma visão imparcial dos fatos….

    Até para criticar precisamos usar as palavras certas.

    Realmente a educação em Afrânio precisa mesmo de INTERVENÇÃO!!!!

  14. WELIJANE disse:

    Não há como negar que faltam recursos, equipamentos para que a escola de Referência mereça ser chamada como tal, mas não é justo que as pessoas se utilizem de um artifício sério como esses para escrever bobagens, tal como esta de que os matos estão tomando conta da escola e ainda utilizar o nome do aluno para isso.

    Quem for na escola verá que nenhum aluno corre risco de ser picado por nenhuma cobra ou qualquer outro animal peçonhento.

    Além disso, se as aulas não começaram ainda é porque há motivos “superiores” o calendário do estado depende do município e mesmo que as aulas comecem com atraso o aluno não sairá perdendo, pois a lei garante seu direito aos 200 dias letivos.

  15. PROFESSORA DA EREM disse:

    Realmente Welijane você tem razão, tem gente que só fala bobagem nesse blog! Aproveito a oportunidade para parabenizar a atual gestão da Escola de Referência de Afrânio-PE. Quanta mudança na organização escolar! Continuem assim! Lembrando que ainda falta alguns detalhes para realmente ser uma Escola de Referência, faltando ainda recursos para a ativação dos laboratórios existentes e uma quadra poliesportiva.

  16. alunos da EACF disse:

    Ayram, pra você que se acha a super inteligente, só quero te alertar que você vc) abreviado para o português formal é incorreto, você não fica “HORRORIZADA” com isso? para se falar dos erros dos outros temos que olhar pra os nossos. kkkk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários