Estudante reclama de fechamento de biblioteca da Univasf durante feriados ‘emendados’

por Carlos Britto // 12 de outubro de 2017 às 16:30

Em e-mail enviado a este Blog, um estudante – que preferiu o anonimato – relata insatisfação por conta do fechamento da biblioteca da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) Campus Petrolina após feriados. Ele conta que aconteceu no feriado de 7 de setembro, ocasião em que biblioteca não funcionou na sexta (8) e no sábado (9). Diz que acontecerá também neste feriado de 12 de outubro, quando a biblioteca não abrirá nos dias 13 (sexta) e sábado (14).

Acompanhem o desabafo:

É uma prática comum na biblioteca da Univasf a “emenda” de feriados a dias úteis, especialmente quando os feriados ocorrem nas quintas.

Como demonstrado na foto 01, isso já ocorreu no feriado de 7 de setembro, ocasião em que biblioteca não funcionou na sexta (8) e no sábado (9). Na ocasião, o acervo foi, de fato, limpo? Era necessário fechar a biblioteca para isso?

Não bastasse, conforme a foto 2, o mesmo acontecerá no dia 12 de outubro (amanhã), de modo que, sem quaisquer explicações, a biblioteca não abrirá nos dias 13 (sexta) e sábado (14).

A situação se agrava ao considerarmos que, no dia 15/10 (domingo), teremos o concurso do TJPE, eliminando a esperança dos candidatos que pensavam em revisar algo antes da prova e que não têm outro local para estudar.

Com isso, pergunto à Univasf: essa atitude de fechar a biblioteca sem nenhuma razão, dispensando os servidores e empregados terceirizados de sua jornada de trabalho, está amparada na Lei n. 8.112/90 ou na Lei n. 8.666/93 (e no respectivo contrato administrativo)? A Univasf considera tais “emendas” como hipóteses de caso fortuito ou de força maior, a justificarem o fechamento do setor?

Estudante reclama de fechamento de biblioteca da Univasf durante feriados ‘emendados’

  1. Cidadão disse:

    Já reclamou também da biblioteca municipal ? Em tempos de crise acho até sensato fechar a biblioteca da UNIVASF, pois em feriados prolongados a maioria dos alunos da UNIVASF viajam e não é razoável consumir tanta energia de ar condicionado.

  2. Carla Santos disse:

    Tenho certeza que essa declaração não foi de um dos nossos colegas estudantes da Univasf, que tem o conhecimento dos horarios e dias de funcionamento dos setores acadêmicos. A biblioteca possui como principal cliente os estudantes da Univasf, mas como é uma Instituição pública, pestra serviços a comunidade e assim essa precisa respeitar o seu horário de funcionamento.

    Quantas vezes aconteceu, chegar na biblioteca e esta cheia de pessoas da comunidade que não são estudantes da Universidade, e assim não encontro espaço para estudar industrialmente. Então tenho que procurar outro local para estudar.

    Assim aconselho ao declarante que diz:

    “Situação se agrava ao considerarmos que, no dia 15/10 (domingo), teremos o concurso do TJPE, eliminando a esperança dos candidatos que pensavam em revisar algo antes da prova e que não têm outro local para estudar”.

    Que nos ajudem e façam reclamações aos representantes do Estado e Município, para implantação de uma Biblioteca Municipal que atenda essa demanda. Pois hoje o município de Petrolina só possuí esse espaço adequado para estudo.

  3. Costa disse:

    As autoridades deviam pensar duas vezes antes de dar “feriado facultativo” , só a população é prejudicada, exemplo? Por que fechar posto de saúde dos bairros, se não atendem bem nos dias normais, imagina fechando de quinta a domingo!!?!?!?
    Outro exemplo? Estamos no vale do São Francisco, onde sua maior fonte de renda e emprego e gerado pela agricultura! E o que acontece? Adab/Juazeiro e Adagro/Petrolina simplesmente seguindo tais feriados facultativos” , fecham na quinta e só voltam a funcionar na segunda-feira… enquanto isso, os produtores agrícolas de toda região não podem comercializarem suas frutas(uva,, etc), pois não tem acesso a emissão da PTV(permissão de trânsito de vegetal) , que é obrigatório para acompanhar carga até seu destino dentro do país.

  4. Rodrigo disse:

    Deveria cobrar do município a biblioteca municipal de qualidade, nem essa abriria nesse feriado. Até onde eu sei, a biblioteca da Universidade é para atender especificamente ao corpo docente e discente. É muito mimimimi… Quem quer estudar, estuda em qualquer lugar…

  5. Nandinhoo disse:

    Meu caro, a univasf é autonoma. os servidores com ctz vao repor o horario posteriormente.
    em feriadao a tendencia é diminuir o fluxo (na maioria das vezes é o que acontece), ,e a biblioteca fica gastando ar condicionado e luz pra poucos.
    a real é essa mano

  6. Renata Alves disse:

    Os técnicos administrativos deram 72% dos votos para Julianeli Tolentino. Desde então, o reitor faz de tudo para agradar eles. Até redução de jornada para 30h/semana. Não importa se vai prejudicar os alunos.

    Biblioteca e RU não podem fechar em dia letivo.

  7. Petrolinense disse:

    Só é ir nos outros dias que esta aberto, já que quer tanto os livros, e assim como qualquer outra biblioteca pode pegar os livros emprestados, para entregar depois.

  8. estudante disse:

    Concurseiro incompetente. Só sabe estudar na biblioteca agora é??

  9. Bernardo disse:

    Aposto que esse concurseiro vai querer emendar o feriado também quando for nomeado em algum concurso.

  10. Anônimo disse:

    Concordo que a biblioteca não deveria está fechada na sexta e no sábado, pq mtas aulas aconteceram normalmente. Porém, está havendo uma grande confusão por parte dos concurseiros em achar que a biblioteca da UNIVASF deveria estar aberta pq terá concurso do TJ no final de semana, esse não é objetivo dela existir.

  11. ... disse:

    Típico de concurseiro modinha, que só estuda em época de edital. Frequento a biblioteca há 3 anos e não é de costume fechar. Estuda em casa, vai para a Municipal, FACAPE, ou até mesmo paga R$ 20 reais ( economiza no seu sushi semanal) em cabines particulares, mas não faz esse papel ridículo, chorão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários