Estacionamento de motos em lugar de automóveis no River Shopping é uma questão de bom senso, não de lei

por Carlos Britto // 20 de janeiro de 2016 às 07:00

estacionamento motos river shopping

Este Blog postou uma nota de uma moto estacionada em local para carros no estacionamento do River Shopping e está recebendo diversos comentários, discordando da nota. Motociclistas e simpatizantes insistem que motos de cilindradas mais altas teriam direito por lei ou por acordo. O Blog trabalha baseado em leis porque entende que leis são maiores que acordos. Leis são leis e acordos são acordos.

Mas para jogar luz sobre o tema pedimos a opinião do coordenador de Fiscalização e Educação da EPTTC, Jilmar Barros, um estudioso do trânsito, suas regras e suas leis. Vejam o que ele escreveu:

Segundo o Código Brasileiro de Trânsito (CTB), mais especificamente os artigos:

Art. 48 – Nas paradas, operações de carga ou descarga e nos estacionamentos, o veículo deverá ser posicionado no sentido do fluxo, paralelo ao bordo da pista de rolamento e junto à guia da calçada (meio-fio), admitidas as exceções devidamente sinalizadas.
§ 1º Nas vias providas de acostamento, os veículos parados, estacionados ou em operação de carga ou descarga deverão estar situados fora da pista de rolamento.
§ 2º O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição. (Grifo nosso)

Sobre este artigo vejamos:

No River Shopping existe local específico para motocicletas, sendo assim, INDEPENDENTEMENTE DO TAMANHO, não estão condutores de motocicletas de grande porte permitidos estacionar nos locais destinados aos veículos de passeio. Desta forma, aquele que infringir tais regras estarão sujeitas a o seguinte:

Art. 181. Estacionar o veículo:
IV – Em desacordo com as posições estabelecidas neste Código:
Infração – média;
Penalidade – multa;
Medida administrativa – remoção do veículo.

Conversamos também com a direção do River Shopping, que ratificou a informação do representante da EPTTC. Apesar de reconhecer que estacionamento de carros é somente para carros, a direção justificou que o espaço para motos no River Shopping tem sua limitação e, portanto, abriu uma permissão para que aquelas de maior cilindrada possam estacionar em locais reservados para os automóveis.

O representante do Motoclube Os Cobras, Aerolande Cruz, reforça o que diz o River Shopping. Ele nos contou que que os seguranças do centro de compras orientam os donos de motos maiores a estacionar no lugar dos carros, porque não há como manobrar os veículos no espaço exclusivo para motos.

Portanto, O Blog está absolutamente correto na informação repassada pelo nosso leitor. A lei veda o estacionamento de motos em vagas para automóveis. O que acontece, no caso de Petrolina, é que o shopping, por uma questão de bom senso, abriu uma concessão.

Estacionamento de motos em lugar de automóveis no River Shopping é uma questão de bom senso, não de lei

  1. Iago Ferreira disse:

    são folgados. queria ver se eles iriam estacionar na AREIA onde muitos carros estacionam quando não tem vaga, rapidinho estacionam no local destinado a motos.

    1. miranda disse:

      Cidadão, estamos falando de uma moto que precisa parar com descanso lateral ou central, na areia não é ideal. Aqui não tem ninguém folgado.

  2. Pedro Américo disse:

    Petrolina é uma cidade grande com mentalidade de cidade pequena. O coronelismo acabou mas seus descendentes ainda se acham donos de tudo. Das ruas, das calçadas, das vias públicas. Estacionam onde querem (em cima das calçadas e em outros locais proibidos). Grande parte da população, além de “baixa estima”, sofre de “falta de educação”! Não sabem se comportar quando vão ao shopping. Jogam lixos nos corredores. Não retiram bandejas das mesas depois que as utilizam. É UM POVINHO IGNORANTE! E os piores são os que ganham um pouquinho mais. Aí; são os donos do mundo!
    Tá na cara que a moto não deveria estacionar ali mas, os bobos de plantão acham que sim.
    Vão continuar na m&¨%da por muito tempo ainda.
    E o pior: os filhos dessas criaturas crescerão ignorantes.

    Cidade de surdos e ignorantes!!! Salvo heroicas exceções!

    1. ana maria disse:

      Senhor pedro americo vc deveria ser mais respeitador. Petrolina recebe muita gente de fora como talvez o senhor. Gente mal educada e mal acostumada tem em todo lugar. Meça suas palavras e lave sua boca ao se referir a nossa linda querida e invejada Petrolina.

    2. Carlos Alencar disse:

      Quanto a estacionar motos entendo que já foi esclarecido. Gostaria de chamar a atenção do Sr. Pedro Américo para o fato de que vc foi induzido pelos administradores dos shoppings a trabalhar de graça apara eles, tirando o emprego de outras pessoas quando vc retira sua bandeja da mesa e o que é economizado com a demissão desses funcionários não é revertido para benefício do consumidor que continua pagando caro do mesmo jeito. Falta de educação não meu amigo, isso é idiotização das pessoas.

    3. miranda disse:

      Em parte você tem razão mas tú precisa ser respeitoso com as pessoas.

  3. Rogério Gonçalves disse:

    Prezado Carlos Brito, Nós, proprietários de motos de alta cilindrada, teríamos o maior prazer em estacionar nossos veículos no lugar destinado a eles, desde que a shopping disponibilizasse a estrutura adequada para tal…

  4. Wesley Lopes disse:

    Brito, sou um grande admirador e replicador do seu trabalho, mas na minha opinião, esta matéria é apenas água morna para essas palavras ásperas e quer queira ou não, feita sem embasamento, ( matéria anterior )

    “Até onde vai o limite da cara de pau de alguns motoqueiros em Petrolina? na foto acima, esse aí já ultrapassou qualquer limite. O flagrante, registrado por um leitor do Blog, foi feito no River Shopping.

    O lugar onde esse ‘playboy’ folgado estacionou sua moto não deveria ser aquele, porque o estacionamento em questão é destinado a carros. Um total e completo absurdo.”

    Quer queira ou não até mesmo os artigos da lei aqui sitados, preveem penalização quanto as posições sitadas, OU SEJA, FORMA DE ESTACIONAR A MOTO ( estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em POSIÇÃO PERPENDICULAR à guia da calçada (meio-fio) e JUNTO A ELA, salvo quando houver sinalização que determine outra condição. (Grifo nosso).

    No mais, o estacionamento de motos do nosso shopping com sombra e segurança é privilégio de poucos, não é vantagem alguma parar uma moto de grande porte ( INCOMPATÍVEL COM O ESTACIONAMENTO EM QUESTÃO) ficar no estacionamento de carro, não temos a segurança devida e dependendo do horário, a moto estará totalmente exposta ao sol.

    Vale ressaltar que muitos motociclistas da cidade são pessoas de bem, trabalhadores, pais de família, como você que sei que curte e possui uma moto bacana, não somos playboys folgados, fomentar a população com essa visão simplesmente, não soma.

  5. Carlos Alencar disse:

    Quanto a estacionar motos entendo que já foi esclarecido. Gostaria de chamar a atenção do Sr. Pedro Américo para o fato de que vc foi induzido pelos administradores dos shoppings a trabalhar de graça apara eles, tirando o emprego de outras pessoas quando vc retira sua bandeja da mesa e o que é economizado com a demissão desses funcionários não é revertido para benefício do consumidor que continua pagando caro do mesmo jeito. Falta de educação não meu amigo, isso é idiotização das pessoas.

  6. Thays Barros disse:

    Concordo com o comentário do Wesley: fomentar essa alienação da população que vê como “playboys folgados” os MOTOCICLISTAS, é a única falta de bom senso que tornou a matéria anterior sensacionalista. Acompanho seu blog diariamente, mais de uma vez por dia nos intervalos de trabalho, tendo assim já visto mais de uma matéria onde leitores enviaram fotos dessa natureza, que geraram situações de “é lícito ou não tal prática?”, e geralmente vi esse blog posicionar-se retoricamente com “autoridades, tal prática é correta? se posicionem e esclareçam”; Lamento que nesta única vez até hoje eu tenha visto esse posicionamento taxativo oriundo do senhor Carlos Britto e seu blog, haja visto que, ainda que conforme citadas as leis “tal prática não seja correta”, pelo menos ao River Shopping não tem faltado o bom senso para lidar com esta.

  7. Meg disse:

    Achei muita falta de humildade do escritor não se retratar como deveria depois de chamar uma pessoa de “folgado”, “play boy”, “cara de pau” e fazer uma matéria sem pesquisa e totalmente errônea a respeito do acontecido. Esperava um pouco mais de humildade nesta publicação uma vez que ela foi feita para retificar seu erro. Quanto a parte em que o autor da publicação fala que alguns motoqueiros são cara de pau eu discordo totalmente! Nunca vi nenhuma moto estacionar em local inapropriado neste shopping, com certeza devem ser raríssimas as exceções.

  8. MARCELO OLIVEIRA disse:

    O Código de Trânsito (CBT) não se aplica em locais privados (como o Shopping não é encarado como uma instituição pública, pois tem dono, não possui vias públicas, ou seja, a Polícia Militar (por exemplo) não pode fazer uma blitz dentro do shopping) o CBT não se aplica ao estacionamento. Logo, desde que pague como carro, o motociclista pode sim parar em vaga de carro.

  9. Sanderson Saraiva de Souza Oliveira disse:

    O problema aqui em Manaus é que temos um supermercado dentro do shopping e quando queremos fazer compras somos obrigados a estacionar muito longe, e o pior, o preço do estacionamento para moto é o mesmo para carros então não vejo lógica alguma!

  10. Dailton Gomes disse:

    Bom tenho uma moto de 1600 Cc só paro em vagas de veículos, pago o valor normal do estacionamento considerado que é grande e pesada. Última vez que parei no local determinado tive minha lanterna quebrada e a manete. Recorro aos responsáveis sem sucesso shopping Nova América RJ. Acho isso o absurdo se pago o valor cobrado paro onde quero!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários