Especialista do HDM alerta para obrigação dos pais em manter caderneta de vacinação atualizada

por Carlos Britto // 24 de julho de 2014 às 21:00

aplicação de vacinaApós o Ministério da Saúde incluir as vacinas contra varicela (catapora) e contra o vírus do Papiloma Humano (HPV) para adolescentes de 11 a 13 anos, além de anunciar que lançará também a vacina contra a Hepatite A para todas as crianças de 1 a 2 anos, a atualização da caderneta de vacinação tornou-se tarefa obrigatória para os pais. A afirmação é da pediatra e coordenadora da Emergência Infantil do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip, Helen Brandão.

“As vacinas estimulam o sistema imunológico da criança, a produzir anticorpos que as protegem dos agentes causadores de doenças mais graves. Além disso, são instrumentos de saúde pública para erradicação de doenças e proteção contra epidemias“, ressalta.

Segundo ela, a vacina é a forma mais fácil e eficaz de proteção de uma doença, podendo ser encontrada nos postos de saúde da rede pública.

O PNI (Programa Nacional de Imunizações) faz uma análise com critérios pré-estabelecidos, sobre a doença em questão e seu impacto sobre a saúde pública, levando em consideração a eficácia das vacinas e os benefícios que estas produzem à saúde, reduzindo os custos relacionados às doenças“, afirma.

O Calendário de Vacinação 2014 pode ser acessado através do link: http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/197-secretaria-svs/13600-calendario-nacional-de-vacinacao. (Fonte/foto: Ascom HDM/Imip)

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários