Equipe do Samu leva quase três horas para atender paciente com AVC em Izacolândia e revolta familiares

por Carlos Britto // 15 de julho de 2014 às 18:00

[slider id=”senhora”]

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) gerou revolta entre os familiares de uma comunitária de Izacolândia, zona rural de Petrolina. Tudo começou depois que a dona de casa Maria Maia sofreu um acidente Vascular Cerebral (AVC) na manhã desta terça-feira (15).

Segundo informações repassadas ao Blog, ela deu entrada na unidade de Atendimento Multiprofissional Especializado (AME) de Izacolândia por volta das 8h36. Desesperado, um dos filhos da paciente acionou o telefone 192 do Samu. Um enfermeiro da AME também ligou para a equipe no intuito de informar a gravidade do caso.

Incluindo o tempo normal de deslocamento do Samu – em torno de 30 minutos entre Petrolina e o povoado -, a equipe só foi chegar, no entanto, quase três horas depois (às 11h20). A longa espera por atendimento poderia ter levado a dona de casa à morte, o que tirou do sério os parentes de Dona Maria.

Isso não é justo. Minha mãe ia morrer à míngua, enquanto o prefeito, que teve o mesmo problema que ela, foi para São Paulo se tratar só porque tem dinheiro”, desabafou Lindomar Alves Ferreira, um dos filhos da comunitária, que foi trazida para a Unidade de Pronto-Atendimento Especializado (UPAE) de Petrolina.

Cobranças

O vereador Ronaldo Cancão tinha ido a Izacolândia para o velório de uma amiga, mas tomou conhecimento do fato. Ao Blog ele informou que não havia ambulância em Lagoa Grande (PE) para atender a paciente e soube que o Samu de Petrolina, no momento, só dispõe de uma. “Há mais duas ambulâncias, mas uma foi levar um paciente ao Recife e a outra está em manutenção”, disse o vereador, garantindo que cobrará detalhes sobre a estrutura do Samu na cidade. Nossa reportagem entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Petrolina, através da assessoria, que contestou a informação. Quanto ao caso da comunitária, o órgão municipal ficou de esclarecer os motivos sobre o caso.

Equipe do Samu leva quase três horas para atender paciente com AVC em Izacolândia e revolta familiares

  1. NEIDE disse:

    Muito me admira, o tamanho da cidade de Petrolina com tantos povoados dependendo da mesma, ter apenas duas ambulâncias e tendo a necessidade de uma ir a Recife… como fica a cidade, e seus povoados? cidadãos que votaram, botaram esses políticos onde estão… e o minimo que eles recebem é esse descaso?
    Pois é o prefeito foi para São Paulo, de avião e tudo e quem pagou, de onde sai a verba???
    Ai fica a pergunta, e o nosso direito!!! cidadãos que pagamos nossos impostos, Como ficamos, Assim a mercê da morte, sem direito a uma ambulância, um atendimento digno?
    E como se fosse só isso que temos o direito, e nem o minimo que um ser humano precisa esses políticos, podem fazer…

    PROTESTO CONTRA AS ELEIÇÕES, DEVERÍAMOS TODOS VOTAR APENAS QUANDO O MINIMO DE DIGNIDADE NOS FOSSEMOS DADO.

  2. Tião disse:

    Izacolândia deu uma votação expressiva a ele. Taí mais um agradecimento do prefeito.

  3. Ruth disse:

    O SAMU além de demorar pra atender ,ainda envia uma viatura Básica (motorista e um técnico de enfermagem), nesses casos terá que ir a Avançada ou seja onde vai o médico e a enfermeira que tem aparelhos para monitorar o paciente e as medicações de urgências, que só tem tem nesta viatura,problema essa regulação e Coordenação a vida da população entregue na mão de Deus. Vereador Ronaldo Cancão tem que rever essa Coordenação do SAMU, tempo bom desse SAMU era quando tinha a Coordenadora Solange Guedes, saiu pra entrada desse mocinho do papai.
    Falo com propriedade pois sou enfermeira, e funcionária de SAMU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários