Encontro marca em Petrolina o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

por Carlos Britto // 06 de setembro de 2014 às 14:56

lesRepresentantes da sociedade civil de Petrolina reuniram-se nesta sexta-feira (5) para discutir temas ligados ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Durante o encontro, que aconteceu no auditório do Sebrae-PE/Unidade Sertão do São Francisco, os participantes assistiram a uma palestra da socióloga Ana Paula Galrão, da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf).

 Três momentos marcaram o encontro. O primeiro foi a exibição do Filme “Flores raras”, narrando a história – baseada em fatos reais – de mulheres bem sucedidas e que decidiram (na década de 50) assumir seu lado lésbico em uma sociedade altamente preconceituosa. O filme conta a vida e obra de Elizabeth Bishop (escritora) e de Lota de Macedo Soares (arquiteta).

No segundo momento, a palestra de Ana Paula Galrão trouxe pontos particulares de como a mulher (não só lésbicas) tem sido alvo de  exclusão na sociedade.

Em seguida foi a vez de Roseane Farias, secretária Executiva da Mulher, abordar a política e mulheres na política. Por fim, a secretária de Cidadania, Célia Regina Carvalho, fez a explanação final.

O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi instituído após o 1º Seminário Nacional de Lésbicas (Senale), realizado no Rio de Janeiro em 29 de agosto de 1999. Na ocasião o encontro contou com a participação de cerca de 100 mulheres, que debateram questões específicas do segmento LGBT e denunciaram o preconceito e a violência contra as mulheres homossexuais e bissexuais em cada região do País. As informações são da assessoria da PMP. (Foto/divulgação)

Encontro marca em Petrolina o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

  1. Catastrófico disse:

    Pela representação já dá pra se ter uma ideia da população lésbica de Petrolina. Eu não imaginava tantas assim. Ainda bem que estou vivendo antes do que vem por aí. No futuro todos terão que ser gay, porque todas serão lésbicas. A partir daí a população entrará em declínio até zerar, porque a espécie humana não mais procriará.

    1. Gomes disse:

      Vc realmente é “Catastrófico”, uma pessoa totalmente desprovida de vida própria. Imagino o tamanho da sua solidão, pois duvido que uma pessoa tão preconceituosa e doentia seja suportada por alguém.
      Mude suas atitudes, reveja seus conceitos, a felicidade existe sim, de repente pode chegar até vc.

  2. Paulo Vespertiano Cardoso disse:

    É um assunto ainda muito polêmico, mas se faz necessário que seja trabalhado, as questões de gênero estão nesta pasta e parabenizo a colega e Secretária Roseane Farias pela coragem e desprendimento.
    Se todos que tem o conhecimento de suas atribuições as executassem, o mundo seria menos preconceituoso.

    1. Gomes disse:

      Paulo, com certeza vc é uma pessoa bem amada! Pois somente quem recebe e sabe dar amor, entende o amor. Parabéns pela sua sabedoria. Felicidades!

  3. Gomes disse:

    Parabéns Doutora Roseane Farias!
    A senhora não surpreende por ser tão sábia, inteligente e compreensiva em todas as situações. Petrolina está de parabéns por contar com uma pessoa tão antenada e preocupada com as causas sociais.
    Sucesso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários