Enade é aplicado para 435 mil estudantes neste domingo; exame avalia habilidades dos alunos e qualidade do ensino superior

0
(Foto: Reprodução)

Pelo menos 435 mil estudantes de todo o país devem fazer hoje (24) as provas do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Nesta edição, serão avaliados os cursos das áreas de ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins; engenharias e arquitetura e urbanismo; e os cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e de segurança.

O Enade é um exame feito por estudantes, ao final dos cursos de graduação, para avaliar conhecimentos, competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso. Atualmente, o aluno precisa fazer o exame para colar grau e receber o diploma, porém, sem a obrigatoriedade de notas altas. No entanto, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já demonstrou que o MEC pretende criar mecanismos para que seja possível punir estudantes que tenham desempenho muito abaixo da médio no Enade.

 

Avaliação institucional

A prova tem duração de quatro horas e é composta por dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação. As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto. A avaliação dos componentes específicos varia de acordo com a área do estudante.

O Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de Cursos de Graduação e pela Avaliação Institucional. É com base nessas avaliações que se conhece a qualidade dos cursos e as instituições de educação superior brasileiras. (Com informações da Agência Brasil)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome