Emoção marca encerramento da Semana da Amamentação 2019 no HDM/Imip

0
Foto: Ascom HDM/Imip divulgação

A Semana da Amamentação do Hospital Dom Malan (HDM)/Imip de Petrolina foi encerrada na última quarta-feira (7) com um balanço positivo e muita emoção. Além do depoimento de mães que amamentam e de mães de prematuros, o evento teve também literatura de cordel, música, exposição de fotos – entre outras atrações. A manhã começou com uma atividade para as gestantes (e pais) do pré-natal acompanhadas pelo ambulatório do HDM com a enfermeira Mikaelly Karoliny, e ganhou continuidade no espaço de convivência com muitas participações especiais.

Quem abriu os depoimentos foi a mãe da Joana, que nasceu prematura e hoje já está com um ano e quase oito meses. De acordo com Lara Cavalcanti a amamentação foi extremamente importante para a sobrevivência e recuperação da pequena guerreira. “Eu, assim como muitas mães aqui do Dom Malan, tirava o leite do peito e dava a ela pela sonda. Então, não importa o jeito, o que vale realmente é gesto de amor”, deixou como mensagem. Vanesca Duarte não segurou as lágrimas ao lembrar-se das dificuldades que passou. “A gente sabe que nada substitui o leite materno. Acredito que por isso as mães são tão insistentes na amamentação”, relatou, fazendo referência à necessidade da rede de apoio e empoderamento da mulher, tema da campanha comemorativa deste ano.

O encerramento também contou com duas provas vivas: João Ireno (15 anos), filho da enfermeira do HDM, Cris Estrela, e Midiâ Letícia Rosendo Alencar (20 anos), filha de Márcia Rosendo. João foi amamentado exclusivamente no peito com o apoio do Biama; Midiâ, que nasceu prematura, também. Hoje, jovens e sadios, agradeceram ao apoio do banco de leite. “Sem dúvida, o leite materno contribuiu para o meu desenvolvimento”, destacou o adolescente.

A filha de Márcia, inclusive, foi uma das primeiras prematuras a passar pelo Biama e Alojamento Canguru. “É com muita honra e orgulho que trouxemos hoje aqui esses personagens para contarem um pouco das suas histórias. Tudo isso só engrandece a nossa comemoração”, ressaltou a coordenadora médica do Biama, Flávia Guimarães.

Foto: Ascom HDM/Imip divulgação

Balanço

De acordo com Flávia, a avaliação da Semana da Amamentação 2019 é a melhor possível. “Tivemos uma programação bem diversificada, com várias abordagens interessantes, e fazendo o uso de muitas expressões de arte para falar sobre esse tema tão importante. Foi um sucesso e nós só temos a agradecer a todos os profissionais envolvidos e parceiros. Sem dúvida, encerramos com chave de ouro e temos a certeza de que os pais e as mães que participaram saíram empoderados e com muito mais conhecimento para realizar e apoiar a amamentação”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome