Embalagens inovadoras para frutas são apresentadas na Semiárido Show

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2013 às 19:30

EmbalagensEmbalagens inovadoras para serem utilizadas na comercialização de frutas estão sendo apresentadas na Semiárido Show 2013. Elas foram desenvolvidas pela Embrapa Agroindústria de Alimentos, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e pelo Instituto de Macromoléculas (IMA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Na composição, até 30% do material plástico pode ser substituído por fibras da bucha vegetal e do pseudocaule de bananeiras e mamoeiros. A ideia é reduzir o passivo ambiental gerado pelo consumo de plásticos nas embalagens, volume que cresce a cada dia em função da oferta de produtos frescos de qualidade ou minimamente processados e prontos para o consumo.

As embalagens testadas foram desenvolvidas para frutas como morango, mamão, caqui e manga. São alimentos suscetíveis a impactos e que têm grande perda durante as etapas de pós-colheita, embalagem, transporte e oferta ao consumidor. De acordo com o pesquisador Antônio Gomes Soares, só as perdas no setor de frutas podem chegar a 35% devido às injúrias que inviabilizam a comercialização.

“Daí nossa preocupação de não só desenvolver embalagens menos agressivas ao meio ambiente, mas também mais adequadas para a acomodação das frutas”, destacou.

As embalagens já estão em validação e ajustes dos processos de fabricação no polo frutífero de Nova Friburgo (RJ) e de Petrolina. A expectativa dos pesquisadores é chegar até o final do ano com embalagens validadas e estimativas de custo-benefício para poder oferecer o projeto de novas embalagens biodegradáveis e anatômicas às empresas do Brasil e do exterior.

Quem quiser conferir de perto a novidade, pode visitar a Semiárido Show, na Embrapa Semiárido, das 8h às 17h. O evento termina amanhã (1º/11). As informações são da assessoria. (Foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários