Em parceria com Portugal, município de Araripina abrigará museu de esculturas

0
Foto: IUC-LAC/DP divulgação

Resultado do programa de Cooperação Urbana Internacional (IUC) da União Europeia (UE), os municípios de Araripina, no Sertão de Pernambuco e Santo Tirso, em Portugal, firmaram uma parceria para construção de um Museu de Escultura a céu aberto na cidade pernambucana. O objetivo é promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental.

Nesta semana, diretor do Museu Internacional de Escultura Contemporânea e chefe do departamento de Museus e Patrimônios da prefeitura de Santo Tirso, Álvaro Moreira, o artista e Professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Samuel Silva, visitou a região que deve abrir o equipamento turístico. Ao ar livre, o Museu será construído no interior do Parque Waldomiro Lacerda.

O Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso é considerado referência no panorama artístico internacional e, com a presença de seu diretor, foi possível iniciar as diretrizes do projeto. Além disso, os representantes portugueses participaram da VI Reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema). Os conselheiros assistiram a uma palestra ministrada por Samuel Silca e Álvaro Brito Moreira. Na ocasião, eles apresentaram uma das esculturas que será implantada no parque Waldimiro Lacerda.

Como parte da agenda ocorreram visitas ao Casarão antigos do Distrito do Morais em Araripina/ à uma área de vegetação preservada de Caatinga; visitas em construções antigas do município; mineração e Calcinação de Gipsita; visita ao Parque Urbano Waldomiro Lacerda. Ao final da reunião, o prefeito Raimundo Pimentel visitou, junto com a comitiva e os conselheiros, o parque ecológico, passando pelo viveiro de mudas e a trilha, identificando o local onde será implantada a escultura feita pelo artista português Samuel Silva. (Fonte: Diário de PE)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome