Em nota, Prefeitura de Casa Nova (BA) reforça justificativa de cancelar Festa do Interior este ano

Diante da decisão do prefeito de Casa Nova (BA), Orlando Xavier, em optar pelo cancelamento da tradicional Festa do Interior por conta da estiagem deste ano, após tratar do assunto em audiência pública, a assessoria de comunicação da prefeitura enviou esta nota à imprensa regional.

Confiram:

É do conhecimento de todos que o semiárido do nordestino está enfrentando a pior seca dos últimos 40 anos e isso é fato registrado por todos os veículos de comunicação.

O quadro realmente é de desolação, desde a dificuldade de água para beber à destruição de plantações e perdas de animais. Para se ter ideia da extensão do problema, hoje já são contabilizados 525 municípios em estado de emergência.

Em Casa Nova a situação não é diferente, pois não se trata de uma seca comum vivenciada praticamente todos os anos, mas sim de um momento crítico que tem que ser encarado com muita seriedade e, sobretudo, responsabilidade.

Neste particular, a prefeitura de Casa Nova esclarece que a audiência pública realizada no último dia primeiro de junho, no auditório da escola Alano Viana, foi convocada para ouvir e discutir com a população qual seria a melhor proposta para o município.

Lamentavelmente, aqueles que mais “criticam” as decisões da gestão do governo da vontade do povo não participaram do debate, apesar de terem sido convidados, demonstrando o total desinteresse em discutir os problemas do nosso povo, pois a audiência foi um evento suprapartidário, onde todos puderam externar seus pensamentos.

Não é concebível e a população não pode permitir que um assunto tão sério como este sirva de mote de campanha por quem quer que seja. Não é compreensível se politizar o sofrimento do povo.

O município se planejou, sim, para fazer uma grande festa esse ano, tanto que uma pré-seleção das atrações já tinha sido apresentada ao gestor municipal para avaliação e posteriores contratações. Acontece que muitas considerações foram avaliadas ante a orientação do Tribunal de Contas dos Municípios do estado da Bahia (TCM) que determinou, através da Ordem de Serviço nº 014/12, a todos os inspetores regionais que exerçam uma fiscalização rigorosa de apurar os municípios atingidos pela seca e que promovam festas e que se lavre contra tais gestores um termo de ocorrência, caso fique evidente o procedimento irrazoável.

Seria, portanto, razoável da parte do prefeito realizar uma festa quando o povo do interior está passando sede, fome e vendo os bichos morrerem?

Comemorar o quê, se a Festa do Interior é dirigida justamente para o homem do campo?

Não seria um ato de irresponsabilidade do prefeito em realizar a festa num momento tão difícil como este?

Os recursos investidos na festa, independentemente dos valores, não vão fazer falta, já que não existe previsão de chuva e a situação tende a piorar?

Vale ressaltar que nos últimos três anos o governo da vontade do povo realizou as maiores festas da história deste município, tendo contratado grandes atrações a exemplo de Amado Batista, Reginaldo Rossi, Roberta Miranda, Edson Gomes, Black Style, Limão Com Mel, Targino Gondim, Seu Maxixe dentre tantas outras.

Hoje a realidade é bem diferente. O município está passando por enormes dificuldades, apesar de todos os investimentos feitos pela prefeitura para combater os efeitos da seca, pois o trabalho no interior não é de agora, desde o primeiro dia desta gestão que a prefeitura vem investindo na construção de barragens, barreiros, limpeza de cacimbas e abertura de poços. Somente este ano foram construídas as barragens de Barracas, Tanque da Onça, Tigre, São Felix, Tanquinho, Veredão dos Macenas, Lagoa do Pinto, Castanheiro, Arapiraca e da Malhadinha. Infelizmente a chuva ainda não foi suficiente para encher todos esses reservatórios, que com toda certeza vai melhorar a vida de muita gente.

A prefeitura atualmente está com 57 carros-pipa contratados para socorrer o homem do campo. São 57 carros da prefeitura e 40 do governo federal, totalizando 97 carros abastecendo o interior. É o maior número de carros-pipa em todo o Estado da Bahia, e isso é trabalho.

Portanto, a não realização da Festa do Interior não foi uma decisão isolada da prefeitura, mas sim um ato de grandeza do gestor em ouvir e discutir com a população o melhor caminho a seguir, pois um assunto de tamanha grandeza não pode ser norteado por paixões políticas ou bandeiras partidárias, urge, neste sentido, uma postura ética e solidária em defesa daqueles que estão sofrendo sem água, sem pasto, com os animais morrendo, sem perspectiva alguma, a não ser aguardar pelo socorro dos homens e rogar aos céus por chuva, muita chuva.

Prefeitura Municipal de Casa Nova/Ascom

Comentários

8 thoughts on “Em nota, Prefeitura de Casa Nova (BA) reforça justificativa de cancelar Festa do Interior este ano”

  1. PEREIRA disse:

    Parabéns! Prefeito

  2. conciencia santana do sobrado ba disse:

    espero que esse dinheiro nao fique com esses politicos ai , e sim ajudem a quem tem sede.

  3. JOSENILDO disse:

    duvido muito desse prefeito gastar esse dinheiro com o povo ,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk isso parece uma piada, so opovo de casa nova mesmo para engulir essa!!!!!!!!!!!!!!

  4. justo, justíssimo disse:

    Caro prefeito, entendo que a festa não deve ser cancelada, pois faz parte do calendario de festividades do município, porém, deve ser contratados atrações de custo mais baixo, pois esses que querem o cancelamento da festa, são os mesmos que depois vão lhe condenar dizendo que o senhor foi o único prefeito que deixou de realizar a mesma. Refrita bem.

    1. Só se for REFRITIR disse:

      Parabéns prefeito. Acertadíssima sua posição. Invista este dinheiro em perfuração de poços amazonas e artesianos,recuperação de barragens, contrate novos carros pipas pois existem pessoas pagando 400,00 por uma carrada d’agua.

  5. fabio disse:

    o dinheiro da festa nao esta sendo gastado com o povo, porque esta uma vergonha.

  6. frre disse:

    seta uma vergonha nao esta sendo gastado este dinheiro com o povo

  7. frre disse:

    nao esta sendo gastado o dinheiro da festa com o povo esta uma vergonha

Deixe uma resposta

(c) 2015 Blog do Carlos Britto | produzido por proximavenda.com.br