Em nota, HRJ explica saída do Imip da gestão da unidade

por Carlos Britto // 07 de maio de 2015 às 17:00

HRJEm nota, a assessoria de comunicação do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ) esclarece sobre a saída do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), que devolveu a gestão da unidade para o Governo da Bahia e só fica até o dia 31 de maio.

O motivo seria o “descompromisso” da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que “não acompanhou o crescimento dos atendimentos e das cirurgias realizadas, fazendo com que o Hospital começasse a operar com um déficit financeiro mensal”, deixando um “ desequilíbrio superior a R$ 11 milhões”, segundo a nota.

Confiram:

Nota sobre a saída do Imip do Hospital Regional de Juazeiro

Desde 2009, a população da região do Vale do Médio São Francisco vem sendo beneficiada com a ampliação da quantidade e qualidade dos serviços de saúde prestados pelo Imip no Hospital Regional de Juazeiro (HRJ). São evidências dessas melhorias:

  1. a) A extinção das filas de cirurgias eletivas em Cirurgia Geral, Proctologia e Cirurgia Pediátrica;
  2. b) A ampliação da oferta de Cirurgia Vascular de Alta Complexidade;
  3. c) O aumento de 314 cirurgias para 1.592, em 2014;
  4. d) O aumento de 3.107 internamentos para 4.257, em 2014;
  5. e) A aprovação de novos Programas de Residência, passando a ser o Hospital que mais oferece cursos em todo interior da Bahia.

A partir de 2012, o valor do repasse financeiro, pago pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), não acompanhou o crescimento dos atendimentos e das cirurgias realizadas, fazendo com que o hospital começasse a operar com um déficit financeiro mensal.

Esse desequilíbrio vem se acumulando desde então, totalizando hoje um valor superior a R$ 11 milhões (onze milhões de reais), comprometendo o abastecimento de medicamentos e de alimentos, além do pagamento a funcionários, médicos e outros prestadores de serviço.

Para não colocar em risco a vida dos nossos pacientes, e pela inviabilidade de manter o pleno funcionamento do Hospital, oferecendo um atendimento de qualidade ao usuário SUS, o Imip, lamentavelmente, se viu obrigado a devolver a gestão do HRJ ao Governo do Estado da Bahia.

O Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) ratifica o compromisso em garantir a prestação de serviços de qualidade para a população até o dia 31 de maio, como tem realizado nos últimos 6 anos.

HRJ/Ascom

Em nota, HRJ explica saída do Imip da gestão da unidade

  1. assim disse:

    NÃO SÓ O REGIONAL MAS A UPA DE PETROLINA ESTA NA MESMA SITUAÇÃO, VÁRIAS DEMISSÕES E NADA DE DINHEIRO PARA PAGAR AS RESCISÕES DOS QUE FORAM DEMITIDOS E EU SOU UMA DESSAS QUE ESTÁ ESPERANDO A BOA VONTADE DELES RESOLVEREM PAGAR

  2. José Orlando disse:

    Tive a oportunidade durante 3 meses de fazer parte da Gestão IMIP no HRJ e tenho a absoluta certeza que a comunidade é que sofrerá com a saída da Gestão IMIP desse hospital; a assistência é prioridade bem como a seriedade do IMIP em todas as áreas de sua responsabilidade indo além nos atendimentos e internações contratados para não deixar os pacientes sem um atendimento digno. Não mais faço parte do quadro do IMIP mas fui testemunha da excelente gestão do IMIP no HRJ.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários