Em meio a polêmica, Secretaria de Defesa Social envia nota sobre transferência de delegado de Arcoverde

por Carlos Britto // 27 de setembro de 2019 às 17:29

Delegado Israel Rubis. (Foto: PC/Divulgação)

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) enviou nota sobre o polêmico afastamento do Delegado Regional da 19ª Área Integrada de Segurança, com sede em Arcoverde (PE), no Sertão do Moxotó, Israel Rubis. Como este Blog vem mostrando, Israel divulgou a informação em seu perfil no Facebook, na noite da quarta-feira (25). Após a publicação, ocorreu uma ‘chuva’ de comentários e compartilhamentos de internautas lamentando a sua saída.

A revolta é tão grande na cidade que a população foi às ruas pedir a permanência de Israel. Alvo principal dos protestos pelo anúncio da transferência do delegado, a presidente da Câmara Municipal, Célia Galindo (PSB), saiu escoltada pela polícia e debaixo de vaias dos manifestantes. Célia é apontada por puxar o tapete do delegado. Ele coordenou a Operação ‘Herodes’, que prendeu o filho mais velho da vereadora por supostamente integrar uma quadrilha especializada na prática de homicídios na região.

Na nota, a SDS confirma que Israel Rubis assumirá a 6ª Delegacia de Polícia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), localizada no município de Vitória de Santo Antão, zona da Mata Sul, “tendo a nobre missão institucional de mudar a realidade da referida área integrada, razão pela qual a instituição mais uma vez reconhece a capacidade do referido profissional.

Acompanhe a nota, na íntegra:

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social e da Polícia Civil de Pernambuco, vem investindo fortemente no enfrentamento aos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), notadamente, com motivação vinculada ao tráfico de drogas. Considerando ainda o compromisso do Governo nesse intento, corroborando as ações de enfrentamento à criminalidade violenta, decidiu pela criação das novas Delegacias de Polícia de Repressão ao Narcotráfico, interiorizando a prestação desse serviço especializado, anteriormente disponibilizado apenas para a capital e Região Metropolitana do Recife.

Essas e outras ações demonstraram de forma inquestionável a efetividade na redução da criminalidade, conforme última divulgação do Anuário Nacional da Violência em que Pernambuco figura como Estado com melhor desempenho no enfrentamento a esse tipo violência, traduzido nos 22 meses de redução contínua dos crimes contra a vida e nos 24 meses consecutivos de redução dos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), consolidando o programa estadual Pacto pela Vida, como a melhor política pública de segurança do país.

Diante do exposto, em consonância com o princípio da eficiência, incumbe à Polícia Civil de Pernambuco enfrentar, assim como as demais operativas, esse real desafio. Por esse motivo, tendo em vista a excelência demonstrada pelo delegado Israel Lima Braga Rubis no exercício das suas funções à frente da Delegacia Seccional de Arcoverde, o credenciou na designação para a missão de combater a grande motivação dos crimes contra a vida: o tráfico de drogas na AIS-12, sendo indicado para assumir a 6ª Delegacia de Polícia Especializada de Repressão ao Narcotráfico/DENARC, localizada no município de Vitória de Santo Antão, tendo a nobre missão institucional de mudar a realidade da referida área integrada, razão pela qual a instituição mais uma vez reconhece a capacidade do referido profissional, com a certeza de que, na atuação integrada com as demais forças policiais que fazem parte da SDS, o atual cenário negativo será revertido, possibilitando a melhoria dos índices registrados na região.

O Pacto pela Vida e o seu comitê gestor vêm monitorando semanalmente a incidência criminal nos municípios e bairros que fazem parte da Área Integrada de Segurança 12, com sede na cidade de Vitória de Santo Antão, constatando resultados que exigem uma reformulação na condução gerencial de modo a impactar na redução da criminalidade, principalmente contra a vida, maior bem jurídico do cidadão. No acumulado do ano, a referida área integrada possui a pior taxa de CVLI por 100 mil habitantes, dentre as 26 áreas integradas de segurança do Estado. Nos últimos três meses, a referida área foi a que mais contribuiu para a taxa de CVLI em Pernambuco, com uma projeção, se nenhuma atitude fosse tomada, de alcançar o segundo pior ano da sua série histórica desde 2004, ameaçando sobremaneira a meta determinada para todo o Estado, razão pela qual a omissão em agir e mudar aquela realidade é imperiosa.

Ascom/SDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários