Em Juazeiro, vistorias em áreas de agricultores inscritos no Garantia Safra 2018/19 começarão em fevereiro

0

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) irão iniciar no próximo dia 5 de fevereiro as vistorias das áreas plantadas pelos agricultores inscritos no Garantia Safra 2018/2019. A dinâmica do programa vai, desde a adesão do município, à inscrição, homologação dos produtores, vistorias das áreas plantadas e recebimento do benefício.

“Esse ano iremos iniciar as vistorias no distrito de Pinhões, em seguida visitaremos Itamotinga, Maniçoba, Salitre, Carnaíba, Juremal, Massaroca e Abóbora. O nosso trabalho consiste em averiguar a perda das safras de milho e/ou feijão devido à estiagem da nossa região, caso seja confirmada a perda, os agricultores inscritos receberão o benefício”, explicou a engenheira agrônoma da Adeap, Cristiane Lima da Silva.

Ela também fez uma alerta aos produtores inscritos sobre a importância de ter uma pessoa responsável (maior de idade), para receber a equipe no momento da vistoria. “Muitas vezes nos deslocamos para regiões bem distantes e de difícil acesso e não encontramos o agricultor ou alguém da sua família para nos atender. Isso, além de dificultar o nosso trabalho, prejudica o agricultor, que acaba não recebendo o benefício. Por isso pedimos que os agricultores fiquem alertas para receber a visita da nossa equipe nos meses de fevereiro, março e abril”, explicou.

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) voltada para os agricultores que sofrem perda sistemática de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. O programa tem como beneficiários os agricultores que possuem renda familiar mensal de, no máximo, um salário mínimo e meio, e que plantam entre 0,6 e 5 hectares de feijão, milho, arroz, mandioca, algodão. Em Juazeiro, o programa foi implantado no ano de 2009, com o então prefeito Isaac Carvalho, deu continuidade na gestão do atual Paulo Bomfim e tem assegurado às famílias prejudicadas pela seca o reembolso conferido aos agricultores cadastrados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome