Em Casa Nova, prefeito Wilker Torres declara guerra às fake news

0
Wilker Torres, prefeito de Casa Nova-BA. (Foto: Divulgação)

Conhecido por possuir o maior rebanho de caprinos na Bahia, o município de Casa Nova (norte do Estado) também se tornará o primeiro do país a combater as famigeradas fake news (notícias falsas, em português). A iniciativa partiu do prefeito Wilker Torres, que está investindo na implantação de um sistema de direito digital e compliance, com o objetivo de acabar com essa prática e combater também os crimes virtuais.

A primeira estratégia é implantar o Programa ‘Educação Digital’ nas escolas públicas para professores, alunos e a comunidade, onde serão proferidas palestras com especialistas nessa área para levar todas as informações necessárias. De acordo com o prefeito, “no momento em que a liberdade de expressão e a disseminação indiscriminada de conteúdo estão cada vez mais fortes, é preciso atentar para o compartilhamento e produção de material informativo com responsabilidade”.

Ele afirmou que o programa será amplamente trabalhado em todas as escolas do município. Existe ainda um estudo de transformar o Educação Digital em um grande seminário nacional de combate às fake news em Casa Nova.

Ação judicial

Outro passo desse processo será a ‘contenção de Fake News’, na qual o causador poderá ser acionado judicialmente ou apenas conscientizá-lo desse tipo de irresponsabilidade. “As pessoas devem saber que liberdade de expressão é diferente de anarquia de conduta”, reforçou o prefeito. “Queremos dar à população da região a segurança e paz necessárias para que possamos navegar na internet sem ser atacado por ondas de covardias e mentiras“, enfatizou Wilker, que por diversas vezes já foi vitima do problema na região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome