Em audiência sobre Pontal, Odacy faz ressalvas à PPP e volta a cobrar indenização da União a donos de terras

por Carlos Britto // 09 de novembro de 2013 às 07:02

ODACY  AUDIENCIA_640x478Numa semana marcada por audiências públicas em Petrolina, o Centro Cultural Dom Bosco, área central da cidade, foi palco na noite de ontem (8) para mais uma delas, que debateu assuntos relacionados ao Projeto Pontal Norte. Presente ao evento, o deputado estadual Odacy Amorim voltou a contestar o modelo da Parceria Público-Privada (PPP) para o Pontal. Ele também reivindicou a renegociação da indenização, pelo governo federal, aos donos das terras na década de 90 onde hoje se localiza o projeto. E Odacy cobrou da União que os valores sejam atualizados.

Segundo o parlamentar, os produtores venderam as áreas a um preço bem abaixo do mercado, com a promessa de ganharem um lote irrigado quando o perímetro passasse a produzir, o que não aconteceu. Ele lembrou que todo o processo de implantação do Pontal e das vendas e indenizações das áreas foram registrados em ata.

Odacy pediu ainda da Codevasf que entregue à presidente Dilma Rousseff a ata com o processo de implantação do Pontal. Aproveitou ainda para reforçar seu pedido feito há mais de um ano, para que a água do canal do perímetro perenize o Açude Vira-Beijú, na região de Uruás, para beneficiar famílias que podem desenvolver cadeias produtivas na região, como a piscicultura. A perenização do Vira-Beijú é uma luta antiga da população local.

Por falar em Codevasf, o deputado solicitou com urgência a liberação das áreas de reserva da Companhia para abrigar os animais que vivem nas margens das rodovias da região. O próprio Odacy comprou uma área de quase 800 hectares na região de Rajada, distrito de Petrolina, para colocar jumentos que vivem morrendo e provocando acidentes, alguns com mortes. A atitude foi tomada diante da demora do órgão em atender ao seu pleito, já que a 3ª Superintendência Regional (SR) da Codevasf detém uma área de 20 mil hectares, toda cercada, o que deixa os jumentos sem espaço para se alimentarem, levando-os a buscarem comida perto das estradas. Do evento de ontem participaram também a deputada Isabel Cristina, os vereadores Dr.Pérsio Antunes, Alvorlande Cruz e Elismar Gonçalves, além de agricultores da região beneficiada com o Pontal Norte. (Fonte/foto: Assessoria parlamentar)

Em audiência sobre Pontal, Odacy faz ressalvas à PPP e volta a cobrar indenização da União a donos de terras

  1. VITORIO RODRIGUES disse:

    EU ESTAVA LÁ ER VI A DEFESA DE ODACY, POR SINAL MUITO OPORTUNA E PERTINENTE.

    VI TAMBEM O PROFESSOR GENIVALDA RECLAMANDO A AUSENCIA DE RAJADA NO PROJETO.

    1. VITORIO RODRIGUES disse:

      NA OPORTUNIDADE FIZ PELO MENOS 4 PERGUBTAS, ENTRE ELAS, SOBRE: COMO SERÃO PROTEGIDOS OS UMBUZEIROS EXISTENTE NMAS AREAS QUE SERÃO DESMATADAS E QUANTO AOS CORREDORES ECOLOGICOS INTERLIGANDO AS ÁREAS DE RESERVAS LEGAIS. ATÉ QUE FORAM RESPÇONDIDAS, MAS NÃO FOI DITO O NOME DE QUEM PERGUNTOU. MAS TUDO BEM, O IMPORTANTE É QUE FAÇAM CONFORME DISSERAM NAS RESPOSTAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários