Em 9 anos, Juazeiro registra quase 600 casos de Aids

por Carlos Britto // 02 de dezembro de 2016 às 15:32

A cidade de Juazeiro (BA) notificou quase 600 casos de Aids nos últimos nove anos. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), que realizou ontem (1º) – Dia Mundial de Luta contra a doença – várias atividades para alertar a população.

O vírus HIV, causados da Aids, pode ser transmitido por meio do contato de fluídos corporais do infectado com o sangue de uma pessoa saudável, por meio de relações sexuais sem preservativo (camisinha), transfusões de sangue ou compartilhamento de seringas e agulhas.

O teste do HIV é realizado na rede SUS de Juazeiro e é um exame para se confirmar se o indivíduo é portador do vírus HIV. O exame é indicado para indivíduos que tenham tido algum comportamento de risco, como ter relações sem preservativo ou que tenha utilizado drogas injetáveis. O teste é também realizado durante a gravidez para saber se a mãe é portadora do vírus e, assim, diminuir o risco de contaminação do bebê.

Tratamento

O Centro de Informações de Infecção Sexualmente Transmissível de Juazeiro presta atendimentos especializados, testagem de sorologia (HIV, sífilis e hepatites virais) e acolhimento aos usuários de Juazeiro e de municípios da Macrorregião Norte da Bahia. Além disso, realiza consultas e atendimentos pela equipe multiprofissional do Núcleo, formada por médico, dentista, farmacêutico, psicóloga, enfermeira, assistente social e auxiliar de enfermagem. O Núcleo funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, mas para o público atende até a quinta com serviços como distribuição gratuita de medicamentos, preservativos, além da realização de exames de sorologia para HIV, Sífilis e Hepatite. Na sexta há expediente interno. O CIDHA fica localizado na Rua 07, nº 279, Bairro Maringá, onde funcionava o antigo posto de saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários