Edilsão do Trânsito vai cobrar da prefeitura aplicação de lei que garante sonorizadores em vias públicas de Petrolina

por Carlos Britto // 05 de julho de 2016 às 17:40

projeto de lei sonorizadores edilsão

A Prefeitura de Petrolina está dando continuidade à implantação da sinalização horizontal na Avenida Monsenhor Ângelo Sampaio, mas tem gente torcendo o nariz. Não pelo que a administração está fazendo, mas pelo que estaria deixando de fazer.

Quem garante isso é o vereador Edilsão do Trânsito. Ele informou ao Blog que o prefeito Julio Lossio “está ignorando” uma lei, fruto de um projeto do vereador, que determina a instalação de sonorizadores em vias públicas da cidade.

sonorizadorA lei foi sancionada em 21 de dezembro do ano passado. Edilsão argumenta que tem sido cobrado para pressionar a prefeitura a colocar os equipamentos em pontos de grande movimento de veículos, a exemplo da Monsenhor Ângelo. “Muitos motoristas circulam em alta velocidade na área urbana, colocando em risco a vida das pessoas”, afirma o vereador, que também é agente municipal de trânsito.

Edilsão explica que os sonorizadores contribuem para reduzir a velocidade dos condutores mais imprudentes. Ele garantiu que vai cobrar a aplicação da lei. Com a palavra, a administração.

Edilsão do Trânsito vai cobrar da prefeitura aplicação de lei que garante sonorizadores em vias públicas de Petrolina

  1. Felipe disse:

    Cadê os puxa saco de plantão, comissionados da prefeitura que não comentam mais esse descumprimento da lei sancionada por ele mesmo????? cri cri cri cri

    1. Filósofo disse:

      A lei é autorizativa, e não impositiva. Basta ver o artigo primeiro. O poder executivo faz se quiser!

  2. INDIGNADO disse:

    Só existe uma coisa a se falar sobre isso:
    .
    ISSO É UMA GRANDE BOBAGEM, DESPERDÍCIO DE RECURSOS, SIMPLES FALTA DO QUE FAZER!
    .
    A cidade está quase parando por causa de tanto buraco e lombada e não há sinalização mínima obrigatória.

    Eu queria saber onde é que tem alguma lugar da zona urbana que seja possível atingir essa tal alta velocidade!

    Com todo respeito Edilsão do Trânsito, essa tal lei é totalmente e absolutamente desnecessária e fora de contexto.

    1. Gabinete do Vereador Edilsão disse:

      Bom dia, meu caro. As lombadas são proibidas quando fora dos padrões estabelecidos pelo Contran. E sobre o sonorizador, o objetivo da instalação desse equipamento é “avisar” ao condutor que ele deve obrigatoriamente reduzir a velocidade em locais com grande fluxo de pedestres. Sobre o estado de nossas vias e falta de sinalização, temos inúmeras cobranças de 2013 até hoje reivindicando a implantação de faixas de pedestres, faixas elevadas, sinalização vertical e recapeamento das vias porque só tapa-buraco não resolve a situação. Abraços.

      1. INDIGNADO disse:

        Gabinete do Vereador Edilsão;

        Ao contrário do foi alegado, as lombadas são sim proibidas, pois é o que está descrito na própria legislação do Contram. A não ser que o nobre vereador e seus subordinados tenham alguma dificuldade de compreensão de texto, talvez então, não tenham lido a Resolução 39/98.
        De qualquer forma, posso resumi-la para o Gabinete e os demais.

        1- Ondulação transversal é proibida desde 1998.
        2- Somente o engenheiro de Trânsito pode autorizar a execução de uma.
        3- Quando determinada a execução de uma lombada, esta só será executada quando todos os outros meios para reduzir a velocidade e acidentes, não tenham surtido efeito.
        4- Ainda que seja necessária a instalação da lombada, deve-se manter toda sinalização obrigatório, tanto horizontal como vertical (lombada a 100m, 50m e lombada nos 2 sentidos e pintura da própria lombada)
        5- Ainda que seja, necessária, autorizada e instalada e sinalizada, a lombada deve ser demolida no prazo de um ano, caso não seja comprovado que realmente ajudou a reduzir ou evitar acidentes.

      2. INDIGNADO disse:

        Gabinete do Vereador Edilsão;

        Só para complementar sobre as lombadas em Petrolina;
        1- Em sua maioria, são executadas pelos moradores e não por uma equipe técnica.
        2- Não são respeitadas as dimensões descritas nos anexos da Resolução 39/98, digo isso porque eu mesmo medi e fotografei e redigi um relatório técnico com informações sobre as lombadas da Av. Marechal Hermes da Fonseca, que serviram como exemplo.
        3 – De todas as vias de Petrolina por onde passei nos últimos 10 anos, de carro, moto e bicicleta, não identifiquei uma única lombada que cumpra pelo menos 2 requisitos mínimos descritos na Resolução 39/98.
        4- De todas que já vi, a maioria possuem apenas uma placa de lombada no local, quando existe, nenhuma lombada possui o formato descrito nos anexos da Resolução 39/98 que permite que o trânsito seja contínuo com redução para até 30km/h. Todas causam lentidão no trânsito, nenhum veículo consegue passá-las a mais de 10km/h.
        5- Por último, fico à disposição do Gabinete do Vereador Edilsão, quando quiserem me mostrar uma única lombada que siga pelo menos 2 parágrafos da citada resolução.

  3. INDIGNADO disse:

    Para aquelas pessoas que são irresponsáveis o suficiente pra andar em alta velocidade, mesmo nas condições de nossa cidade, que diferença vai fazer, ter um sonorizador? Exatamente, nenhuma! não faz nenhuma diferença, se ele anda rápido, não vai deixar de andar só por causa disso.

    Edilsão, quer lei sendo cumprida? Fácil, desde de 1998 e lombadas são proibidas e devem ser removida!
    Você, os outros fiscais e os vereadores de Petrolina, deviam trabalhar pra melhorar o trânsito. Tirar o sensor que tem na 7 de Setembro em frente à Abaré, não faz sentido “parar” no meio de uma via que não tem escola ou comércio ou faixa de pedestre se exatamente ao lado, tem uma via paralela onde dá pra andar a mais de100 km/h!

    Vocês tão precisando se ocupar com coisas mais importantes como, tirar os motoristas e motociclistas do whatsapp. Vejo isso todos os dias, vejo motoristas com crianças soltas no carro, no colo da mãe, motoristas sem cinto no centro da cidade…

    Trabalho não falta, falta é bom senso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…