Dormentes: Vereador ‘detona’ serviços da Celpe e critica postes sem iluminação

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2013 às 18:04

Foto Celpe Sitio Algodão gambiarra com arame em canelaNão é apenas em Petrolina que os serviços da Celpe/Grupo Neoenergia vêm sendo questionados pela população.

No município de Dormentes (PE), Sertão do São Francisco, o vereador Jeolândio Coelho afirma que os “péssimos serviços” oferecidos pela Companhia estão deixando às escuras milhares de famílias na zona rural e urbana.

Por lá, segundo ele, só na base da ‘gambiarra’ (uma alternativa perigosa, diga-se de passagem). Confiram:

Mais uma vez quero usar este espaço democrático para manifestar a minha insatisfação, como também de muitos dormentenses, com os serviços da Celpe. Além de não oferecer energia de boa qualidade, não há a devida preocupação com a manutenção das luminárias publicas, deixando as ruas da Sede e dos Distritos às escuras.

Entre os dias 16 e 17 de dezembro, foi realizado um levantamento onde se constatou que só na sede do município existem 92 luminárias com as lâmpadas apagadas. Como se não bastasse, com a chegada das chuvas aumentaram os problemas em várias regiões, principalmente na zona rural, como parte do Sítio Extriveira, que está sem energia deste o dia 17/12, conforme foto em anexo da canela caída próximo ao transformador.

Ainda, depois de aproximadamente 17 famílias do Sítio Algodão passarem 5 dias sem energia, para “resolver” o problema alguém, revoltado com a falta de atenção da Celpe, depois de dezenas de ligações sem retorno – pois existem vários protocolos – e com os prejuízos causados em mercadorias que estavam em freezers e geladeiras, como também moradores impossibilitados de fazer forragem para seus animais, entre outros problemas que a falta de energia provoca, foi feita uma gambiarra com arame na canela que estava caída e queimada.

Só assim as famílias daquela região estão com energia, conforme foto da gambiarra em anexo. Gostaria de salientar que existem outros sítios com os mesmos problemas. Por isso, peço o esforço da referida Companhia.

Depois de vários contatos eles só respondem que estão cientes do problema e só mandam aguardar. Fui informado que na região só existe uma viatura para o pronto atendimento de Dormentes, Afrânio e Petrolina. O que considero um absurdo, pois uma única viatura pode até em alguma temporada atender a demanda, mas nesse tempo chuvoso tenho certeza que o atendimento torna-se inviável devido à grande quantidade de ocorrências, deixando assim os usuários revoltados e com grandes transtornos.

Atenciosamente,

Jeolândio Coelho/Vereador-Dormentes (PE)

Dormentes: Vereador ‘detona’ serviços da Celpe e critica postes sem iluminação

  1. fa de Dormentes disse:

    É PENSEI QUE NINGUEM ESTAVA ATENTO PARA ESTE PROBLEMA, POIS A MUITO TEMPO PERCEBO QUE DORMENTES VEM COM ESTE PROBLEMA DE RUAS ESCURAS E AGORA ALGUNS SITIOS SEM ENERGIA A VÁRIOS DIAS, REALMENTE A CELPE ESTÁ DEIXANDO A DESEJAR, PARABENS VEREADOR PELA SUA MANIFESTAÇÃO VC TEM QUE ESTAR SEMPRE EM DEFESA DO POVO…

  2. CHIQUINHO BRITO DE DODOURA disse:

    O descaso da celpe está espalhado por todos cantos,não é só Dormentes.Quanto aos postes apagados,são muitos.Percebe-se a escuridão desde a praça principal e já faz muito tempo.Por isso,que acho muito mais justa, pagarmos a taxa de iluminação pública,do que 80% de taxa de esgoto.Até porque,o estado e o Brasil todo praticamente pagam.
    A taxa de iluminação pública fica para o município,nesses casos de postes apagados,cobrar seria mais fácil,pois os responsáveis,o poder municipal,sempre está na nossa frente.
    Está na hora,dos nossos representantes,agirem pela razão e não pela emoção.
    Quando foi para eles,os vereadores, votarem, passando o esgoto para a compesa,será que não observaram essa taxa absurda de 80%?Enquanto rajada paga só 50%. Veja que a maioria dos que estão lá hoje,são os mesmos daquela época,tanto situação quanto oposição,será que era só votar sem nenhum questionamento?
    IPTU por exemplo,será que é justo,um terreno paga R$ 6,00,enquanto um senhora casa de 200m quadrados o mesmo valor? Isso não está errado?Será que o justo não seria cada um pagar pelo seu valor ou seu potencial de consumo?
    Portanto,tá na hora de nossos representantes agirem pela razão, e não pela emoção para fazer teatro.Tem que ter a coragem e a sabedoria para encarar os problemas,explicar e mostrar para a população,afinal Dormentes também é Brasil.

    1. Jeolandio Coelho disse:

      Bom dia meu amigo Chiquinho, observando a lei municipal que autoriza o repasse dos serviços de água e esgoto em nosso municipio para Compesa, nós vemos que lá não fala em valor nem em percentual, não ficou amarrado isto, não sei o porque, no entanto a Companhia aproveitou e aplicou o percentual que ela quiz e todos ficaram calados, pelo o que eu entendo a taxa é legal, mais o valor está incompativel com a realidade, pois não temos tratamentos de água de esgoto só temos coleta, quando tem algum problema na rede só tem manutenção um dia por semana, isto são as brechas que nós temos para tentar baixar esta taxa, sabemos que o valor da taxa minima d`água, é para se receber 10³ de água, mais a agua não chega as torneiras entendmos que estamos pagando o que não estamos recebendo, ou seja a taxa de 80% é baseado no que não recebemos que é a quantidade que a taxa minima dar direito, nós estamos se movimentando de alguma forma para senssibilizar o governador e estamos pronto para movermos uma ação pública junto ao Ministério Público e tentarmos reduzir esta taxa que nós temos como um absurdo, não só eu mais todos os Vereadores, população, Ongs, acredito que o Prefeito, estamos preocupado com esta situação. O sistema é lento mais acredito que vai dar certo.

      Um grande abraço!
      Desejo um feliz Natal a todos!

  3. CHIQUINHO BRITO DE DODOURA disse:

    É nobre vereador,sendo assim, tem uma grande brecha.Basta vocês vereadores se unirem tanto oposição quanto situação em torno dessa causa.O dinheiro da compesa parece que só vai,porque investimentos ninguêm ver é só propaganda,até água nas torneiras é coisa rara.
    Daria muito bem para ratear,desse valor retirar a taxa de iluminação pública, sem mexer no bolso do consumidor,pois praticamente todos municípios já pagam.É um dinheiro que ficaria para o município investir em outros benefícios para a população.
    Mas,parabéns vereador, pelos seus reclames!Tenho visto sempre suas reclamações.Representante tem que ser assim,gritar perante os problemas,não importa o lado que esteja. FELIZ NATAL A TODOS EM UM 2014 COM MUITAS CONQUISTAS.

  4. Aprovado em Concurso disse:

    Olá, Jeolândio

    Vejo q você é o único vereador de Dormentes que está realmente preocupado com o bem estar da população, pois já vi várias denuncias suas. Aproveitando essas suas atitudes, gostaria de pedir que você também lute pelos aprovados nos dois concursos em vigor, pois o de 2009 falta menos de 6 meses pra vencer. Sei que não há vagas par todos, más basta ver a quantidade de demissões ocorridas agora nos últimos meses pra perceber claramente que há condições de convocar vários dos aprovados. Pra você ter uma ideia, existe região descoberta até pelo ACS que é uma função fundamental para a saúde das pessoas, sendo que existe um aprovado esperando ser chamado, e nada fazem. Na área de ASG onde ocorreu a maioria das demissões, existem vários aprovados esperando a chance de assumirem suas vagas, e olha que essa área facilmente daria pra chamar uns 10 e ainda sobraria espaço pra uns 20 ou mais contratados, más as autoridades fecham os olhos pra essas pessoas e nada fazem.

    Por favor, faça alguma coisa pela gente, pois o ano começa já, e não é justo recontratar todas essas pessoas e deixar quem fez por onde e tem o direito de trabalhar, viver só de esperança e ver o tempo passar e nada acontece.

    Desde já agradeço e confio em voce para que lute por nós!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários