Dom Magnus e Dom Paulo recebem título de Cidadãos Salgueirenses

por Carlos Britto // 15 de junho de 2015 às 08:00

Dom Magnus 016Dom Frei Magnus Henrique Lopes e Dom Paulo Cardoso receberam o título de cidadãos salgueirenses. A solenidade foi realizada na última sexta-feira (12), na Câmara de Vereadores.

dom magnus1dom pauloNo dia 12 de outubro, fará cinco anos que Dom Magnus tomou posse como o primeiro bispo de Salgueiro (PE), maior município do Sertão Central. O homenageado, que cursou filosofia, teologia e psicologia, com mestrado em teologia moral, pela Academia Alfonsiana, em Roma, é natural de Assu (RN) e ingressou na ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em 1988, sendo ordenado padre em 1996.

Já Dom Paulo, bispo emérito da diocese de Petrolina, é pernambucano, nascido em Caruaru e foi ordenado sacerdote em 1960. Graduado em filosofia, teologia e sociologia, ainda, tem mestrado em ciências sociais, na Universidade Gregoriana de Roma, sendo nomeado bispo de Petrolina, diocese a qual Salgueiro pertenceu até 2010, em maio de 1985.

Felicidade

De acordo com o prefeito Marcones Libório de Sá, a concessão da cidadania salgueirense ao primeiro pastor da diocese de Salgueiro é um momento de grande felicidade para o município.

Tivemos a felicidade de ter Dom Frei Magnus como o nosso primeiro pastor, na sua coragem, juventude e empolgação religiosa. Consolidar uma diocese é tarefa desafiadora, inclusive, na formação de mais padres, mas, tudo isso, ele tem conseguido“.

Marcones Libório contextualizou a implantação da Diocese de Salgueiro a partir da origem do município, reconhecendo a contribuição de Dom Paulo no fortalecimento dessa história. “Neste ano, Salgueiro celebra seus 180 anos de história e nossa fundação tem origem no milagre da criança e na fé. Dom Paulo foi essencial na continuidade dessa caminhada e tem um papel histórico de grande relevância na trajetória do município. Ele foi o pai da Diocese de Salgueiro. Figura missionária, bastante paciente e humilde, que Salgueiro, agora, acolhe orgulhosamente como cidadão salgueirense“. (fonte/fotos: Ascom PMS/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários