Diretor-presidente da Facape quer ouvir comunidade petrolinense sobre implantação de novos cursos

por Carlos Britto // 10 de dezembro de 2010 às 09:33

O diretor-presidente da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina, Professor Rinaldo Remígio, pensa cada vez mais alto. Não bastasse sua alegria em ver aprovado pelo Conselho Estadual de Educação a expansão do curso de Direito, que conta agora com uma turma à tarde, o Professor Remígio quer também trazer novos cursos para a instituição. Mas quer fazer diferente.

“Nós queremos ouvir a sociedade, da mesma forma que ouvimos o pedido da Câmara de Vereadores, dos alunos e dos pais de alunos”, explicou. Segundo o diretor-presidente da Facape, serão os petrolinenses e a comunidade sanfranciscana que darão as sugestões sobre quais os cursos que poderiam ser trazidos pela Facape.

Na opinião do Professor Remígio, não basta enviar ao Conselho projetos de cursos que não atendam à comunidade. Ele adiantou que a partir de fevereiro de 2011 pretende promover uma audiência pública com a participação de vários segmentos da sociedade para abordar o assunto.

Para o diretor-presidente, além de mais um curso na área de tecnologia (a exemplo de Ciências da Computação), a Facape pode ousar e investir na área da saúde.

Diretor-presidente da Facape quer ouvir comunidade petrolinense sobre implantação de novos cursos

  1. Raimundo Lira disse:

    Excelente idéia…

    Primeiro precisa-se criar mais vagas para os Cursos de Direito e Ciências da Computação… onde tem a maior procura.

    e criar uma grade neste nível:

    CENTRO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS
    Administração
    Comércio Exterior
    Ciências Contábeis
    Ciências Econômicas
    Turismo
    Turismo e Hotelaria

    CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
    Audiovisual e Novas Mídias
    Belas Artes
    Ciências Políticas
    Ciências Sociais
    Jornalismo
    LetrasPedagogia
    Psicologia
    Publicidade e Propaganda
    Sociologia e Política

    CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS
    Direito

    CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
    Educação Física
    Enfermagem
    Farmácia
    Fisioterapia
    Fonoaudiologia
    Medicina
    Nutrição
    Odontologia
    Terapia Ocupacional

    CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
    Arquitetura e Urbanismo
    Ciência da Computação
    Engenharia Ambiental
    Engenharia Civil
    Engenharia de Computação
    Engenharia de Controle e Automação
    Engenharia Elétrica
    Engenharia Eletrônica
    Engenharia Mecânica
    Engenharia de Produção
    Engenharia de Telecomunicações

  2. Snoop disse:

    Porque primeiro não melhoram os cursos que já tem? Os alunos de alguns cursos sentam em cadeiras que não se vê nem em escola pública, sem falar na tão promovida biblioteca, que tem poucos e velhos livros (alguns da década de 80-90). Começando por aí já tá bom!

  3. Priscila disse:

    Enfermagem não né? pelo amor de Deus já temos dois cursos de enfermagem na cidade!

  4. Petrolina Minha Terra Meu Lugar disse:

    Faço do comentário de Raimundo Lira os meus!

  5. Maria disse:

    Concordo com o Snoop.
    Melhorem os cursos que já tem. E procurem um jeito de não cobrar mais mensalidades tão absurdas de caras para o nível de salário de Petrolina.
    Já temos a Univasf que é gratuito e de boa qualidade, tem a UPE que é gratuita, então porquê a Facape também não pode ser gratuita e de excelente qualidade?
    Então, Professor Remígio, melhore primeiro os cursos que já se tem, isso fará com que a Facape mesmo sendo paga, seja procurada e vagas totalmente preenchidas, pois não adianta criar mais cursos e não ter condições de dar qualidade.

  6. Fala Sério disse:

    Eu acredito que o senhor Snoop está desatualizado, os cursos da Facape são bem conceituados, inclusive o de Ciencias Contabeis tem conceito A, já a biblioteca recebeu muitos livros novos, atualizados da familia Coelho. Comentário sem fundamento do senhor Snoop.

  7. Snoop disse:

    Isso é verdade, Maria. Tem turma de cursos como Turismo e Ciência da Computação que cabe em um elevador de condomínio. E não vou nem falar da “reforma administrativa”, pois basta dar uma passada lá e ver que ainda tem professor acumulando cargos e gente ganhando pra não fazer nada.

  8. Carlos disse:

    Esse Fala Sério deve ser algum baba ovo desse Diretor e de sua turma,uma faculdade com livros velhos que não dão nem pra uma turma inteira imagine 3,e sobre essa turma e um absurdo so para ter lucro a faculdade pois direito e quem a sustenta e não tem prioridade nenhuma com os arbitraierismo que ali existe.não obtando que na Uneb ja tem curso de direito em Belem de São Franciso e Arraripina,isso e um absurdo nem uma região como a nossa tem mais de 600 formante por ano em direito e ainda querem aumentar.

  9. Samir Calaça disse:

    Certamente a expansão da FACAPE é importante. No entanto, a mensalidade (ou “taxa”) de seus cursos são elevados para a nossa realidade regional.
    É verdade que nem todos os cursos da FACAPE são excelentes, entretanto, possui ótimos cursos como o de Direito e o de Ciências Contábeis, sim, senhor Carlos.
    É preciso abandonarmos essa ideia de que tudo que vem da FACAPE é ruim, pois essa faculdade também é sua, caro Carlos.
    Antes que talvez digam que sou aluno de lá, não o sou, mas a verdade deve ser dita. Antes de criticarmos, devemos pesquisar.

  10. Estado do São Francisco disse:

    O Município não tem obrigação, e nem condição financeira, de implantar curso superior gratuito. Lembrem-se que a maioria dos alunos da FACAPE são de outros municípios. Já imaginou a Prefeitura arcar com um custo alto pra manter uma faculdade gratuito que fosse beneficiar outros municípios. Tem mesmo que ser paga! Parte do dinheiro deve ser investido para transformar a FACAPE numa universidade. Querer que os impostos dos petrolinenses sejam usados em benefício de uma elite local e de fora, é brincadeira!

  11. fabiano disse:

    Se formos colocar na “ponta da caneta” os cursos não são caros, nem mesmo para nossa região. Não precisamos ir longe não, peguemos, um aluno da UNEB em juazeiro que mora em petrolina, se fizermos as contas direitinho no final no Mês, vai sair mais caro ir e voltar de juazeiro durante a semana do que pagar a mensalidade dos cursos da facape… vamos somar transporte e alimentação, e sem falar no transtorno de pegar barquinha todo dia ou onibus e enfrentar aquela ponte todo santo dia, e as greves….não precisamos fazer contas nem da saida aqui do Vale para outros centros mais distantes, pq ai poderia preparar o bolso, mesmo que fosse para universidade publica, como acontecia com mais frequencia a uns 6 anos.

  12. valeria nunes disse:

    eu nao acho a Facape cara,cara sao as mensalidades de colegios grandes aqui da cidade,isso no nivel fundamental,hein?

  13. Leal disse:

    Acho que ele poderia expandir mais as vagas para alunos bolsistas porque é uma vergonha, enquanto o normal são 50 vagas para um determinado curso, bolsista são 2, 3, isso é, os cursos mais concorridos, os menos concorridos é que são colocadas várias vagas.

  14. eleciana disse:

    estou ansiosa pela abertura de um curso de enfermagem na facape , será mais uma oportunidade para aqueles que moram na região, afinal as vagas que existem ainda são insuficientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários