Diretor do Dom Bosco condena “falta de informação” sobre memorial: “Também vão querer tombar o colégio?”

por Carlos Britto // 23 de outubro de 2017 às 17:10

O atual diretor do Colégio Dom Bosco, Padre Antônio Moreno, perdeu de vez a paciência com a mais nova polêmica ligada à Diocese de Petrolina. Como o Blog havia divulgado nesta segunda-feira (23), o motivo agora é o Memorial do colégio.

Visivelmente aborrecido, Padre Antônio condenou veementemente a atitude do jornalista e produtor cultural, Edvaldo Franciolli (que inclusive já trabalhou no Dom Bosco). Usando as redes sociais, Franciolli disse lamentar que a entrada de acesso ao memorial servirá para abrigar a recepção de uma faculdade que se instalará no Dom Bosco.

Ao Blog, Padre Antônio disse que Franciolli foi leviano ao difundir uma informação da qual ele sequer se preocupou em saber, antes, com a direção do colégio. “Ele já veio aqui por três vezes apresentar um projeto cultural, e poderia ter me procurado”, desabafou.

O diretor do Dom Bosco assegurou que o espaço a ser ocupado no memorial, onde será instalada a recepção da faculdade, “estava ocioso”. No entanto, o local não perderá sua configuração concebida em 1996 (ano em que foi criado). “O Memorial do Dom Bosco continuará do mesmo jeito. Tudo o que está lá, continuará do jeito que está”, argumentou Padre Antônio.

Diocese

Ele fez questão de lembrar, no entanto, que mesmo se a Diocese de Petrolina pensasse em demolir o local, não haveria problemas, porque o Dom Bosco faz parte da Diocese. “Será que vão querer também tombar o colégio?”, ironizou o diretor, referindo-se à recente celeuma acerca da construção de um shopping popular nas imediações do histórico Palácio Episcopal da igreja católica, que acabou na justiça. “Franciolli se arvora no direito de preservar o memorial, como se nós quiséssemos destruí-lo”, completou Padre Antônio.

Nem a ex-diretora do Dom Bosco, Professora Teresinha Teixeira (que comandou a instituição por 40 anos e deixou o cargo em 2015), escapou das críticas de Padre Antônio. Segundo ele, Teresinha “tenta influenciar” funcionários da época em que era diretora, os quais a mantêm informada do dia a dia na instituição em troca de pequenos gestos (como presentes, por exemplo), e ainda “distorce os fatos”. Padre Antonio enviou uma nota, ao Blog, posicionando-se oficialmente sobre o assunto.

Diretor do Dom Bosco condena “falta de informação” sobre memorial: “Também vão querer tombar o colégio?”

  1. Pedro Lino disse:

    Brigas dentro da igreja. Normal…???

    1. Pé. Antonio disse:

      Aqui nao ha briga dentro da igreja. Aqui há ingerência ou tentativas de ingerência ma gestao de uma instituição da Igreja. Pois os responsaveis pela diocese e pelo dom bosco não estao dizendo nada

  2. Maria José Rodrigues Barbosa disse:

    Que bom uma faculdade em local acessível, certamente vai dar uma movimentada no espaço do Memorial. Nada como unir tradição e tecnologia!

  3. Geraldo de Moura - Pai de ex-alunos disse:

    Esse diretor, desde que assumiu, só tem causado problemas ao colégio. Além de demitir alguns dos melhores professores da cidade, que fizeram o nome do Dom Bosco, empregou apadrinhados, até evangélicos e gente processada, e ainda está leiloando os bens da Diocese Recentemente mais de 40 alunos fizeram um protesto pacífico e foram deixados para fora do colégio, sem a coordenação ter avisado aos pais. Não adianta diretor do PT, o senhor e sua administração nunca chegarão aos pés do trabalho da professora Terezinha. Aceita que dói menos. Espero que o novo Bispo chegue com uma visão católica e educacional, e não mantenha essa postura politico/financeira. Tirei meus filhos de lá e não me arrependo. Não esmoreça Franciolli.

    1. Pedro Nascimento Silva disse:

      Muito bemm. Fiz o mesmo

  4. JN Petrolinense Nato disse:

    Será que haverá uma audiência na Câmera de Vereadores para tratar do Colégio Dom Bosco tal como para decidir nomes das ruas do condomínio?
    Tudo isso não passa de picuinhas…

  5. Pé. Antonio disse:

    Deixei de comentar fatos veiculados nas redes sociais porque como escreveu um leitor tudo descamba para picuinha. Mas vou alertar aqui para que tenham cuidado com certas afirmações pois as pessoas podem ser acionadas a provar o que afirmam. Por exemplo: empregou apadrinhados eu? Apadrinhados hoje? Empregou gente processada! Vamos averiguar. Evangelicos foram contratados? É possivel que algum professor evangelico tenha sido contratado em nossa gestao. Mas fazem parte do quadro de professor varios evangelicos que estão lá há anos. Leiloando bens da diocese? Inverdade! E se tivesse teria sido com a aprovação da proprietaria – a diocese. Portanto nao interessa a terceiros. Nao precisaria da aprovação de pessoas estranhas. Mas não se sustenta essa afirmação. Postura politico/financeira? Politica? Procure outro defeito em nossa gestão. Todos são acolhidos sem nenuma acepção inclusive até evangélicos. Financeira? Ah se nossa visao fosse financeira! Grande inverdade e injustica e leviandade. Diretor do PT? Coitado! Procure outro defeito para criticar. Sou diretor do Colégio dom Bosco onde lecionei de 82 a 86 e tenho a alegria e orgulho de ser amigo ate hj de vários profissionais como médicos engenheiros etc. A pretensão de comparar nossa gestao com a anterior?! Nem de longe me passa pela cabeça. Primeiro que nao sou diretor para ver quem administra melhor! Nao assumo a função em busca de sucesso ou êxito profisdional. Sou realizado profissionamente. Aposente-me com 43 anos de magisterio. Estou no dom bosco atendendo uma determinação da diocese atraves do entao bispo diocesano e seus conselhos. E somente a diocese tem poder e autoridade para nomear e destituir o diretor. Segundo qualquer gestao por melhor que seja nao teria como comparar com uma de 40 anos. Comparação nunca faz sentido. E tenho respeito aos gestores que nos antecederam. E reconhecemos e agradecemos a todos os gestores e principalmente a professora Teresinha a quem sempre tive boa relação. E que aqui e ali pessoas maldosas nos provocam colocando cizânia criando situacoes para se dizer algo sobre a sua gestao. O tempo é mensageiro de Deus. E quem nos jula é o senhor que conhece tudo e nao julga pelas aparências. Ele vê a retidao de nossos corações. De tudo o que esse senhor escreveu que tem algum fundamento foi a demissão de professores, uma prerrogativa da gestao em quslquer lugar do mundo e fato normal na rotina de qualquer empresa do mundo. Nos também estamos ansiosos e rezando para que venha logo o novo bispo. Pois pelo que parece de deixar e se pudesse pessoas como senhor nomeariam ate o bispo.

    1. Yuri disse:

      Realmente a gestão anterior é incomparável, a sua é tenebrosa e só foi obtida graças a fraqueza existencial de Dom Manoel que foi embora e deixou a bomba armada.
      Fazemos votos que o CDB resista até a chegada do novo bispo, que esperamos que lhe afaste sumariamente. Diretor petista, sim!

  6. Caio Vasconcelos disse:

    Esse pseudo Geraldo de Moura se equivoca e mostra desconhecimento total sobre a gestão atual. Apadrinhamentos existiam em grande escala na administração antiga.

  7. josefa maria disse:

    Eita! Que os padres mudaram de função. Tombar sim!

  8. Paulo de Tarso disse:

    Infelizmente vejo muita intolerância desse que se diz conhecedor de causa … Que se intitula aqui como Geraldo de Moura.

    Chega a admitir que a direção do colégio não deveria contratar um profissional por ele ser evangélico.

    ABSURDO. NÃO AO PRECONCEITO!

    Graças a Deus que o CDB está de portas abertas à todos. Assim como a igreja deve ser.

    Cuidado Pe. Antônio… Pois os preconceituosos e intolerantes estão querendo forçar o senhor a fazer a vontade deles.

    Que Cristo continue ajudando esse diretor a se manter firme, pois ele está enfrentando o pior dos homens.

  9. Lúcia disse:

    Falou até de Professora Teresinha, Padre Antônio??? “Tenta influenciar funcionários, os quais a mantém informada em troca de presentes”???? PASMEN, Padre Antônio!! Quanta maldade em forma de comentário! O Senhor tem como provar essa afirmação? Professora Teresinha é uma das pessoas mais puras e idôneas que eu conheço. O senhor deveria aprender a respeitar!

    1. Pedro Nascimento Silva disse:

      Verdade Lucia. Nunca vi pessoa com tamanho caráter como ela.

  10. Marcelo Nova disse:

    Conheço esse cidadão do PT. e concordo com a maioria das críticas feitas pela comunidade. Quem estudou no Dom Bosco, como eu, e defendeu as cores do colégio, hoje está triste com esse grupo que tomou conta da direção do Boscão. Perseguição de professores, negócios com os bens da Diocese e declínio no nível de ensino, como denunciam os comentários, são algumas ações desta direção. O colégio está condenado, pois este grupo de pessoas, mais cedo ou mais tarde, vai mostrar o que realmente ele é.

  11. Pedro disse:

    O engraçado é que o padre Antonio foi professor de 82 a 86, sumiu do mapa deixando a escola na mão e foi demitido pela própria Teresinha. . No If teve que ser convocado judicialmente para voltar ao trabalho pois estava na Alemanha e não queria voltar. Sempre buscou ser o diretor do Dom Bosco, . Dom Manoel, na sua fraqueza existencial, fez o maior erro da vida dele ao colocar esse padre na direção do Colégio. Foi embora e deixou a bomba acesa. Agora é ver o que irá acontecer com o futuro dessa instituição que resiste ao tempo, mas poderá não resistir à ambição desmedida desse pseudo-diretor, que se deixa levar pela impulsividade e perseguição aos funcionários e professores. Prova disso é que a funcionária do Memorial Dom Bosco, que discordou do uso do local pela faculdade, foi sumariamente demitida mais cedo. Lamentável!

    1. Lucia disse:

      Sr. Pedro vc deve ser funcionário da escola para saber de tanta coisa.

      1. Pedro disse:

        Sou e sei de muita coisa para ser revelada, inclusive o que ele deixou no Maranhão, sua terra de origem…

    2. Yuri disse:

      Falou tudo. Dom Manoel= fraqueza existencial, capaz de nomear um sanseguesuga por poder, com uma ambição imensurável como a de Pe. Antonio. Dom Manoel foi embora e deixou Petrolina no caos. Seu nome será imortalizado na história pelo desserviço.

  12. Pedro Nascimento Silva disse:

    O colégio se acabou É um absurdo o que estão fazendo e falo com provas, pois tive filho até o ano passado ai. E ainda querer falar de prof Terezinha? Q absurdooo!! Influenciar funcionários rsrs ela não precisa disso, tenho certeza.

  13. AAAAAA disse:

    Valha-nos Deus!!! Este Padre está precisando voltar para o Seminário e estudar tudo novamente!! E A Diocese está governada por gananciosos que só pensem em vender e lucrar com os bens da Diocese! O povo doou os bens à Diocese para que sejam usados em benefício da comunidade católica e dos moradores da cidade de Petrolina. Acorda Povo da Minha Petrolina!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários