Desrespeito sem limites: Homem ignora lei e lava carro dentro do rio na Orla de Petrolina

5

O desrespeito às leis em petrolina parece não estar restrito apenas ao trânsito. Pouco mais de uma semana após este Blog registrar o flagrante de um ‘cidadão’ lavando descaradamente seu carro dentro do Rio São Francisco, na Orla de Petrolina, mais um fato semelhante voltou a se repetir neste domingo (3).

Um leitor enviou a foto acima e não se conteve. “Vejam que absurdo: em pleno meio-dia deste domingo, mais um ‘cidadão’ poluindo nosso rio”, desabafou.

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) adverte que lavar carro no rio infringe o artigo 61, pelo qual pune aquele que causar poluição de qualquer natureza que possa resultar em danos à saúde humana, animal ou à biodiversidade. Nesse caso, a AMMA entende que resíduos poluentes do carro foram liberados no rio durante a lavagem. Quem for flagrado cometendo essa prática também pode ser enquadrada no inciso 5º do artigo 62, que fala especificamente da poluição das águas e pune quem lançar resíduos sólidos, líquidos, gasosos, sejam eles oleosos ou não. Ambos fazem parte do Decreto Federal 6.514, o qual regulamenta as infrações e sanções administrativas referentes ao meio ambiente.

5 COMENTÁRIOS

  1. Justo, mais de 60% dos esgotos lançados nos rios não são tratados e provém de companhias de saneamento cujo maior acionista é o Estado, quando não o dono. Se o Estado não dá o exemplo e não cumpre leis, por que diabos nós temos que cumprir? Uns ml de óleo lubrificante não vão causar mais danos que as toneladas diárias de esgotos.

    Todo mundo deveria fazer igual ao dono deste carro, e tirar um dia para todos lavarem seus carros nos rios, em tom de protesto! Desobediência civil já! Leis imbecis que nem o próprio Estado cumpre devem ser boicotadas! Se tentarem prender as pessoas a gente derruba a Bastilha, e manda vagabundo estatal para à vala.

  2. Amigo, acredito que vc se auto denomina conservador e patriota, deve ser um desses eleitores de Bolsonaro, que defendem a volta da ditadura, odeia a Globo, é defensor da “família”, deve ser mais ou menos assim, não vejo outra explicação pela qual uma pessoa possa tecer um comentário tão imbecil quanto esse que vc fez, é uma tristeza, mas é um fato, vc é um entre milhares, quem sabe milhões, que ainda pensa assim, isso me dá uma angústia, e uma tristeza tremenda, vcs não fazem ideia de quão abençoados são por terem esse rio em suas portas, que Deus tenha piedade de nós.

    • No dia que o governo parar de jogar esgotos no rio, aí sim o pessoal pode ser preso por lavar o carro no rio. Empresas públicas de saneamento joga toneladas de esgotos não tratados diariamente, e eu nunca vi seus responsáveis serem punidos. Já para o joãozinho que lavou o carro descem o relho? Pau que bate em Chico bate em Francisco também.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome