Deputado sugere ao Contran normas que obriguem vestuário adequado de proteção para motociclistas e passageiros

por Carlos Britto // 26 de abril de 2016 às 18:31

acidente motocilista av sete setembro (1)Os condutores de motocicletas poderão ser obrigados a circular em seus veículos com vestuário de proteção adequado. Essa é a proposta do deputado federal Fernando Filho (PSB-PE), encaminhada ao Poder Executivo por meio da Indicação nº 2206/2016, pela qual sugere ao Conselho Nacional de Trânsito (Contran) elaborar normas que tratem desse quesito para condutores e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores.

De acordo com o socialista, é competência do Contran, órgão vinculado ao Ministério das Cidades, a elaboração de especificações do vestuário exigido para que condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores possam circular nas vias, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Também conforme o CTB cabe ao Contran semelhante elaboração para que os passageiros venham a ser transportados”, explica.

Porém o deputado destaca em seu pedido, não existir ainda resolução que trate desse assunto. “Existe apenas a Resolução nº 453/2013, que disciplina somente o uso de capacete para condutor e passageiro de motocicletas, motonetas e ciclomotores, triciclos motorizados e quadrículos motorizados.”

Fernando Filho destaca ser preciso que se inclua a especificação de calçado de uso obrigatório, que o parlamentar entende ser calçado de tipo fechado. “Dos 2.750 pacientes internados no Hospital da Restauração/Recife/SES em 2015, 193 tiveram membros amputados. Dessas amputações, 83% foram de pés e dos dedos, porque 90% dos motociclistas estavam descalços ou com sandálias”, argumenta o socialista.

Essencial

O parlamentar entende ser essencial a elaboração dessa norma, vez que muitos danos podem ser evitados caso motociclistas e passageiros usem de forma correta o adequado vestuário de proteção. “É uma questão que entendemos ser de fundamental importância para a segurança dos motociclistas e passageiros de motocicletas, motonetas e ciclomotores”, finaliza.

Deputado sugere ao Contran normas que obriguem vestuário adequado de proteção para motociclistas e passageiros

  1. fernando pereira disse:

    E$$a idéia deve $er de algum dono de loja de equipamento$ ve$tuário proteção adequada que passou para o deputado,como fo$$e re$olver uma pena,ou um abraço quebrado num acidente,vá procurar o que fazer deputado!!!

  2. fernando pereira disse:

    kkkkkkkkkkkk,o pior é que além do motoqueiro vai ter que ter para o passageiro,os mototaxistas estão ferrados,vão ter que andar com estoque de equipamentos para os passageiros.

  3. Pessoa comum disse:

    DePUTAdo, você pode inventar o mil e uma coisas para proteger os motociclistas, mas se os mesmos não tiverem real educação para o trânsito, não adianta nada. Condutor precisa é ser lembrado o tempo que não está sozinho no trânsito, que ele não é dono das vias, que deve ter respeito a vida. Esse projeto de lei, parece mesmo é outra coisa $$$$.

  4. denuncia@gmail.com disse:

    fugiu um pouco do campo de atuação não deputado? continue trabalhando para o povo do campo e trazendo melhorias para a zona urbana, deixa que o trânsito já existem políticos para isso.

  5. Dreda disse:

    Concordo plenamente com a proposta do deputado. Sapato fechado não é uma coisa vendida por um oligopólio, para se falar em lobby. E a segurança dos motociclistas não concerne apenas eles, mas toda a população. Basta dizer que mais da metade dos pacientes do HU estão lá por queda de moto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários