Deputado pernambucano defende que União continue responsável por iluminação pública

por Carlos Britto // 23 de abril de 2015 às 19:30

mendoça filhoO líder do Democratas na Câmara dos Deputados, deputado Mendonça Filho (PE), defende a aprovação, pelo plenário da Casa, do Projeto de Decreto Legislativo 1428/2013. O projeto suspende o repasse aos municípios da responsabilidade pela iluminação pública (elaboração de projeto, implantação, expansão, operação e manutenção das instalações elétricas).

A transferência para os municípios foi determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio da Resolução Normativa 479/12. O prazo para os municípios receberem essa responsabilidade expirou no dia 31 de dezembro último. No entanto, várias prefeituras entraram na Justiça contra a decisão.

Ao defender a suspensão da determinação da Aneel, Mendonça Filho lembrou que, em busca do reequilíbrio para o setor elétrico, o governo federal repassa as atribuições aos municípios, que, muitas vezes, não têm condições de arcar com estes custos adicionais.

Depois da famigerada MP (Medida Provisória) 579, o governo está buscando o reequilíbrio do setor, mas a conta está sendo paga pelos contribuintes“, afirmou ele, lembrando que, em alguns estados, a conta de energia elétrica subiu mais de 50%.

O Projeto de Decreto Legislativo 1428/13 está na pauta de votação do plenário da Câmara dos Deputados. (fonte/foto: Assessoria do parlamentar)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…