Delegada petrolinense ganha destaque e reconhecimento no Acre

por Carlos Britto // 21 de março de 2015 às 16:22

[slider id=”delegada-petrolinense-ganha-destaque-no-acre”]

Aos 30 anos de idade, Carla Ívane de Britto, delegada petrolinense que atua na Polícia Civil do Estado do Acre há exatamente três anos, já acumula conquistas e honrarias por seu excelente trabalho desenvolvido na cidade de Cruzeiro do Sul, segundo maior município acreano.

Carla Ívane nasceu em Petrolina, onde sempre estudou até o 2º grau. Fez faculdade de Direito no Recife e, desde esse período, já era concursada do Banco do Brasil, posteriormente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJ-PE), onde desempenhou suas funções junto à Vara da Infância e Adolescência de Petrolina.

Carla é casada com o juazeirense José Luis Tonini, também delegado da Polícia Civil de Cruzeiro do Sul. Os dois, no ano de 2008, por conhecerem uma colega, de Petrolina, que fazia faculdade de medicina em Rio Branco, capital do Acre, resolveram fazer o concurso para Delegado de Polícia Civil, no Estado do Acre, onde foram aprovados e nomeados; no entanto, somente assumiram a função em março de 2012. À época, Carta também foi aprovada para Analista de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Acre.

À frente da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), Carla Ívane, famosa pelo pulso firme, tem o seu trabalho bastante reconhecido pelo governo do Estado, sendo referência no Acre no combate aos crimes contra a mulher, em especial os crimes de violência doméstica e familiar.

Números

Nos últimos anos, com Carla à frente da Deam em Cruzeiro do Sul, houve uma significativa mudança no panorama relacionado à violência contra a mulher na cidade: por um lado houve o aumento das denúncias e inquéritos policiais instaurados por violência doméstica e, por outro lado, houve diminuição de homicídios e tentativas de homicídio.

A delegada lançou uma campanha de conscientização social, proferindo palestras nas escolas de ensino fundamental e médio. Mensalmente, Carla Ívane realiza, também, palestras na sede do município e na zona rural. O objetivo é esclarecer os direitos individuais das mulheres, apresentando os preceitos da Lei Maria da Penha e promovendo uma reflexão acerca da violência de gênero, o que incentiva as denúncias e evita a impunidade.

Para Carla, “uma sociedade que não tem consciência dos seus direitos e deveres jamais poderá ser protegida conforme a lei determina.

Honraria

Em virtude dos trabalhos prestados ao Acre e ao seu empenho à frente da Deam, Carla Ívane de Britto recebeu do governador Tião Viana a Comenda Estrela do Acre no Grau de Oficial. A honraria é considerada a mais alta distinção concedida pelo Estado do Acre conferida a personalidades ou instituições que sejam consideradas dignas do reconhecimento da população acreana. Carla foi a primeira e única delegada a receber tal honraria. A delegada também já recebeu o Título de Cidadania Cruzeirense. (fotos/Acervo Pessoal)

Por Duda Oliveira

Delegada petrolinense ganha destaque e reconhecimento no Acre

  1. Eleine Monteiro disse:

    Parabéns! que Deus abençoe todas as suas conquistas.

  2. Júnior disse:

    Carla, vc é um orgulho p todos que te conhcem e p sua cidade. Parabéns!

  3. valdemar t. brito disse:

    Parabens pela conquista de ter reconhecimento de um estado tao distante de Petrolina,So Deus pode iluminar seu caminho que seu trabalho seja fortalecido pelo criador de todas as coisas;

  4. Mônica Cruz. disse:

    Nossa, fiquei feliz em saber notícias suas. Embora sua passagem no TJPE em Petrolina tenha sido breve, vc. deixou sua marca de competência e simpatia. Ao saber que vc. assumiria cargo de delegada, fiquei imaginando você, com a voz suave, dizendo: “prendam o meliante”. Porém, sua força está mesmo é na eficácia dos seus serviços. Desejo-lhe muitas felicidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…