Definidos detalhes para desfile dos 122 anos de Petrolina

0

O 122º aniversário de emancipação política de Petrolina, a ser comemorado no próximo dia 21 de setembro, começa a ter seus detalhes definidos. O ponto alto da festa – o tradicional desfile cívico – já está sendo organizado pela prefeitura municipal, através de uma comissão composta por integrantes das Secretarias de Educação e Cultura, Esporte e Turismo.

A temática do desfile (‘Petrolina 122 Anos – Uma História em Verso e Prosa’) foi inspirada no slogan “Cidade Alfabetizadora”, que norteia o projeto político-pedagógico da atual gestão em avançar nos índices de qualificação educacional. De acordo com Jota Menezes, idealizador do tema, o objetivo é destacar a leitura e a escrita como instrumentos norteadores do desenvolvimento educacional, intelectual e bem-estar dos alunos do sistema municipal de educação.

“O desfile foi pensado no tripé literatura, história e desenvolvimento. Petrolina cresceu através da força do conhecimento“, pontua.

Segundo o autor da proposta pedagógica, o desfile vai remeter à história do município, suas raízes, a identidade ribeirinha e sertaneja, personagens expressivos, encantos de sua paisagem singular e o legado cultural que, por meio da disseminação do conhecimento, contribuíram para agregar valor à cidade e ao povo. “A proposta é apresentar um desfile simbólico que ‘revele a alma da cidade’, contudo, consistente, impactante, expressivo, solto, colorido e interativo com o público”, completa.

Trajeto

Durante todo o trajeto, que terá início na Praça Presidente Kenedy (Praça das Algarobas) até a Avenida Guararapes, passando pelo prédio da prefeitura e Praça Dom Malan, a partir das 18h, o público verá apresentações, carros alegóricos, alas e a performance das bandas marciais. O desfile foi organizado em sete setores temáticos.

O desfile contará com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares. “Essa integração das redes é a grande novidade. Nossa expectativa é colocar mais de 3500 alunos na Avenida em um desfile muito bonito, onde o petrolinense possa viver a sua história“, frisa Laila Melo, coordenadora de eventos da Secretaria de Educação.

As entidades comunitárias, esportivas, culturais e civis que queiram participar do evento podem fazer suas inscrições a partir desta quinta-feira (24) até o dia 30 de agosto, na sede da Secretaria de Educação, localizada no 2º andar do Centro de Convenções, das 8h às 13h, no setor de eventos, obedecendo as determinações do regulamento disponíveis no edital. (Fonte: Ascom PMP)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome