Decisão da Justiça do Distrito Federal abre precedente sobre ‘cura’ gay

por Carlos Britto // 18 de setembro de 2017 às 15:00

Uma decisão da Justiça do Distrito Federal está preocupando o Conselho Federal de Psicologia (CFP) por colocar em risco o princípio básico defendido pelo órgão através da Resolução CFP n° 01/99: A homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão.

De acordo com o Conselho, na última sexta-feira (15), a seção Judiciária do DF acatou parcialmente o pedido liminar de uma ação popular que dá margem para o uso de terapias de “reversão sexual”.

A ação teria sido pautada por um grupo de psicólogos que defendem tal prática. O CFP, contudo, deixou claro que repudia este tipo de terapia e que ela representa “uma violação dos direitos humanos e não tem qualquer embasamento científico”.

Na audiência, o juiz federal Waldemar Cláudio de Carvalho manteve a integralidade do texto da Resolução 01/99. Porém, determinou que a interpretação da resolução deve ser aberta para aqueles profissionais que façam atendimento buscando a reorientação sexual.

Obstáculo

O CFP se posicionou contrário a essa abertura de interpretação e alerta que as chamadas “terapias de reversão sexual” provocam agravos ao sofrimento psíquico dos pacientes. Para o órgão, a interpretação do texto por esta via é um obstáculo ao enfrentamento da violência e do preconceito em relação à população LGBT. (Fonte: HuffPost Brasil/foto: Marko Djurica/Reuters)

Decisão da Justiça do Distrito Federal abre precedente sobre ‘cura’ gay

  1. Crítico Construtivo disse:

    Quanta babaquice dos contra. Faz essa terapia quem quer.

  2. Sempre Atento disse:

    Ai não tem cura que dê jeito,depois que eles botam o picolé na boca já era,e elas quando passam a linguá na priquitinha já mas deixam.

  3. FireWall disse:

    Vi um comentário em um site e quero aqui reproduzi-lo por achar inteligentíssimo:
    “Por que querem censurar o direito de uma pessoa homossexual buscar um apoio psicológico ? Qual o problema em uma pessoa querer buscar ajuda ? É óbvio que homossexualidade não é doença , mas não vejo problema nenhum em uma pessoa gay buscar tratamento . Se fosse obrigatório seria outra coisa. Hoje em dia tá muito polarizado as coisas . Muitas pessoas tem conflitos com sua própria sexualidade e não vejo coerência proibir está pessoa de buscar um tratamento.. Qual problema nisso ? Estes artistas de esquerda distorcem as coisas demais , não estamos falando em doença , está se falando em um direito da pessoa buscar um apoio com seus conflitos sexuais , que muitas vezes se inicia na infância devido a abusos , violência , etc. . O ser humano é cheio de conflitos , inclusive sexuais que poderia ser resolvido com tratamento .. Obs : não venham me taxar como homofóbico pois não Sou .”
    – Caio Afonso

    Me parece que eles mesmo são preconceituosos ou burros que não vê que ninguém ta impondo cura, e sim estão garantindo o direito a QUEM QUISER apoio psicológico, apenas isso! O que há de errado nisso? se fulano não quer, Sicrano pode que querer e terá se assim desejar.

  4. henrique disse:

    Fazendo uma visitinha por aqui.
    Depois da uma passada na minha página que eu tenho algo muito bom mesmo, vale apena conferir.
    Abraço

  5. Reabilitação disse:

    Ótimo conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários