Datafolha indica que ‘onda’ Marina virou ‘tsunami’

por Carlos Britto // 30 de agosto de 2014 às 07:00

Marina Silva/foto:Ed Ferreira/EstadãoMarina Silva/foto:Ed Ferreira/EstadãoMarinaFabioPozzebom1No curtíssimo intervalo de 11 dias, Marina Silva agigantou-se de 21% para 34% das intenções de voto. Um salto de 13 pontos percentuais, informa o Datafolha. A substituta de Eduardo Campos está agora numericamente empatada com a ex-favorita Dilma Rousseff, que oscilou de 36% para 34%. Num cenário de segundo turno, Marina prevalece sobre Dilma com uma diferença de dez pontos: 50% a 40%.

O país já não está diante de uma ‘onda Marina’. Assiste ao surgimento de um tsunami eleitoral. O fenômeno varre as sondagens internas dos partidos. Em toda parte só se ouve um nome: Marina. Os políticos se encontram e, antes do ‘bom dia’, antes do ‘tudo bem?’, vem a pergunta: viste a Marina? O tom é de espanto. O olhar é de quem testemunha o sobrenatural. Viste a Marina?

Até duas semanas atrás, Marina era uma presidenciável improvável. Passou a existir graças a uma tragédia. Hóspede transitória do pequeno PSB, ela não tem estrutura partidária. Coligada com o pequeno PPS e outras quatro legendas nanicas, ela dispõe de um tempo de propaganda mixuruca. Contam-se nos dedos de uma mão os palanques que ela frequentará nos Estados.

Ainda assim, Marina apavora os rivais. Sua força está na precariedade. Noves fora o carisma, Marina encanta o eleitorado porque lhe falta a superestrutura político-partidária que sobra para Dilma e não falta para Aécio. Deve-se o fenômeno ao desejo do eleitorado de decretar um basta. As pesquisas ecoam o barulho das ruas de junho de 2013.

Marina é beneficiária do ‘voto saco cheio’. Nem todos os eleitores entendem de política. Mas todos sabem o que é politicagem. Quem opta por Marina sinaliza que deseja um Brasil inteiramente diferente do atual. Sabe que pode não obter. Mas decidiu tentar. Ironicamente, o Datafolha veio à luz no mesmo dia em que Marina divulgou o seu programa de governo. Ninguém teve tempo de ler. Mas todo mundo adorou.

Movimentos como esse que impulsiona Marina não são guiados por ideias, mas por vagas sensações. Aos pouquinhos, vai ficando claro o tamanho do desejo de mudança do eleitorado. Uma evidência de que o conglomerado governista caprichou na perversão. A turma esqueceu de maneirar.

Votar em Dilma significaria manter o status quo. Votar em Aécio seria mudar o status sem mexer muito no quo. O eleitor parece decidido a não deixar dúvidas quando aos seus pendores mudancistas. Fechadas as urnas, se a mudança for pequena a frustração será enoooooorrrrmmmmeeeee. Viste a Marina? Shhhhhhh. Não assusta os petistas e os tucanos. (Fonte: Blog do Josias)

Datafolha indica que ‘onda’ Marina virou ‘tsunami’

  1. Antonio Ferreira de Morais disse:

    É… Será até onde vai esse “boom” marinense? O problema é que não há muito o que referencie um governo da acreana equilibrado. O jeito é torcer, não sei muito por que nem por quem.

  2. Judite disse:

    O povo cansou da arrogância do PT, que isso sirva de lição para os demais políticos e partidos…

  3. RAIMUNDA disse:

    EITA SOFRIMENTO DANADO , MAIS AGORA MELHOROU.
    O TESUNAMI VAI AGORA ESCOSTAR NO PERNAMBUCO É HORA DA VIRA
    COM MARINA CAMARA E FERNANDO.

    É OS FILHOS DO PAPAI DENOVO.

    AVANTE MARINA É 40 NOS PETRALHAS.

  4. Marivaldo disse:

    Marina poderá vencer, mas tem aquele avião no meio!

  5. fernandoshaidmannERNANDO disse:

    SO UMA PESSOA DESEQUILIDRADA OU RICA VOTO NESSE GOVERVO DO PT BATA VER OS HOSPITAIS AS ESCOLAS SEGURANÇA COMO DIZ AECIO SE CV ACHA QUE TUDO ISSO TA BEM VOTO EM DILMA SE NAO MUDE ??? ESTAO BOM PARA VOÇES???

  6. Lucas Brito Júnior disse:

    Carlos Brito, seria uma boa , nesse momento mais que propício, um artigo, um texto, do excelente escritor Professor Otoniel Gondim. Ajudaria-nos muitos. Otoniel Gondim, pode ser , não pode? De um fã seu e do blog.

  7. JOÃO disse:

    Daqui para frente também vou colocar o nome de Eduardo Campos em tudo que eu fizer, talvez funcione do mesmo jeito que para a Marina Silva…

  8. leninhapib@hotmail.c disse:

    VAMOS MUDAR ESSA HISTORIA PQ PIOR NUM PODE FICAR….

  9. jorgilson disse:

    A maioria do povo brasileiro é sem cultura, pensa que votando em Marina ou Aécio irá mudar alguma coisa, com esses políticos que estão aí só Deus mesmo para salvar esse país.

  10. Samuel Bezerra de Lins Silva disse:

    Algumas pessoa insiste em esquecer o desastre que vitimou EDUARDO CAMPOS e outras seis pessoas. A pergunta que o ELEITOR precisa saber é quem vai de fato assegurar a família das VITIMAS fatais e danos matérias que foram causados pela queda do avião uma vez que o AVIÃO até hoje não tem responsáveis legais ,e também o PSB de MARINA e seus aliados não consegue explicar ao ELEITOR de que forma essas dividas serão honradas . Caro ELEITOR analise os fatos antes de acreditar em pesquisas .Acorda PERNAMBUCO, acorda PETROLINA , acorda BRASIL

  11. Isa disse:

    kkkkkkkkk povo burro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  12. Rafael disse:

    Cadê meu comentário? será que é por que é a verdade aí foi excluído? o que vcs ganham com isto!?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…