Crianças do bairro João de Deus assistem à aula embaixo de árvores e usam calçada como cadeiras, denuncia líder comunitário

por Carlos Britto // 25 de abril de 2013 às 06:20

[slider id=”escolas-joao-de-deus”]

Mesmo pequenas, as crianças do bairro João de Deus, na Zona Oeste de Petrolina, já lidam com problemas de gente grande. Para estudar, elas enfrentam uma verdadeira maratona que vai desde à distância das unidades de ensino até a falta de estrutura das escolas. De acordo com a Usina Cultural, uma espécie de associação de moradores, estudar na comunidade é um desafio diário. E para poucos.

Os problemas envolvem as duas escolas municipais do bairro. Na Escola João de Deus não há infraestrutura para atender os alunos da unidade. Segundo informações do presidente da Usina, Francisco Gonçalves Nascimento, não existe biblioteca, cantina, quadra de esportes e sequer banheiros adequados para as mil crianças que estudam no local.

Já na Escola municipal Professora Luiza de Castro (fotos), uma reforma foi iniciada na quarta-feira (17) da semana passada. Isso seria bom, se as obras não fossem feitas em pleno ano letivo e se houvesse um espaço adequado para que todos os alunos estudassem. Das 1.200 crianças matriculadas no colégio, 666 se espremem em salas pequenas, sem cadeiras e ventilação, e 540 foram transferidas para o Cosme e Damião – bairro vizinho – estudar em um prédio alugado pela prefeitura.

A previsão é de que a obra seja concluída em até 90 dias. Para compensar a falta de estrutura e a grande quantidade de alunos, foi criado o turno intermediário. “A existência do turno intermediário fere a Lei de Diretrizes e Bases (LDB). O horário não é permitido por ser cansativo e inadequado para professores e estudantes”, explica Francisco Gonçalves.

Segundo o líder comunitário, algumas turmas da Escola Luiza de Castro ainda são obrigadas a assistir às aulas embaixo das árvores. “O batente da calçada serve como banco e o professor não dispõe de recursos para dar sua aula”, reclama.

O Blog deixa espaço aberto para alguém da prefeitura se pronunciar sobre o assunto.

Crianças do bairro João de Deus assistem à aula embaixo de árvores e usam calçada como cadeiras, denuncia líder comunitário

  1. Fredson disse:

    Eu ainda fico impressionado com a capacidade dos nossos governantes em ferir um direito que para mim é sagrado, a educação, que pena que nossa cultura não ensina ao nossos estudantes a ver a realidade como realmente ela é, e quea mudança começa em nós, ou seja de dentro para fora e nãoao contrario.

  2. Iuri Ozires disse:

    O que me Assusta não é a falta De Compromisso do nosso prefeito, Mas a nossa. Enquanto Crianças Estão Nessa Situação, O povo aplaude O anúncio De Outro Mega São João. Você Daria uma Festa em sua Casa Sabendo Que Ela passa por Sérios problemas estruturais, Que Sua Mulher Está doente E Que Seu Filho Não Pode Estudar?

    1. Borges disse:

      Os alunos e a professora são guerreiros os organizadores da educação p ! espero que um dia o povo de Petrolina acorde por que são joão não enche barriga, maltrata a saúde e não dar educação aos nossos filhos.

  3. Marivaldo disse:

    Tenho uma pergunta: As escolas da periferia e do interior entram também nas estatísticas do IDEB?

  4. Curitibano disse:

    Como diz o vereador Zenilton, “ser Prefeito desse jeito, até eu quero”, sem ter responsabilidade com nada!!! Entregou a saúde, está entregando o matadouro e agora a educação desse jeito, Aí é bom demais… Ainda bem que a população está satisfeita com essa situação, porque elegeram esse filezinho com grande vantagem sbre os outros, e gritando que NOSSO JÚLIO, QUE VOTO JÚLIO DE GRAÇA, então está tudo bom… Bom de melhorar…

  5. Rosane Costa disse:

    Respondendo ao questionamento de Marivaldo: sim as escolas da periferia estão com altos índices e certamente buscaremos melhores resultados, inclusive em 2012 recebemos prêmios por esse feito. É bem verdade que muitas coisas precisam ser melhoradas e vamos buscar isso sempre… Mas, é inadimissível publicar/informar inverdades com mera intenção de politicagem, sem compromisso com a verdade ou mesmo com a educação ofertada na escola para as crianças, reflexo de descompromisso com a comunidade. O que se vê é uma amostra gratuita, espetacularizada de meio de promoção pessoal, infelizmente!!!
    Sou muito feliz em trabalhar nessa escola e contribuir com a melhoria da qualidade de educação desse bairro que tanto quero bem :)
    Saudações
    Professora Rosane Costa

  6. PROFESSOR FRANCISCO ANTONIORAMOS disse:

    Falta planejamento, falta vontade política, falta vergonha na cara, falta… falta….falta…. falta….

  7. José Alberto disse:

    O povo em o governo que merece….. Frase muito batita e bastante atual! Estamos vivendo o momento do Pão e Circo. O que ele ( o prefeito) vai dizer? Acho que falará. ” A professora estava dando aula sobre o meio ambiente” e levou os alunos para baixo de uma árvore para contextualizar a aula. Um absurdo que sena como esta se repita.Não temos uma educação premiada???? Exemplo??? Vamos ver se o filho dele coloca isto em sua página pessoal na internete, divulgando o novo metodo educacional criado no vale, será um sucesso.

  8. Antonio disse:

    O prefeito tem sempre uma grande desculpa, vamos ver qual dessa vês.
    É desorganizado.
    Não tem planejamento.
    Esperamos melhoras.

  9. Antonio disse:

    O prefeito tem sempre uma grande desculpa, vamos ver qual dessa vês.
    É desorganizado.
    Não tem planejamento.
    Esperamos melhoras.

  10. Yargo Showman disse:

    Esse é o governo que coloca as pessoas em primeiro lugar?Com certeza não!

  11. Márcia Galvão de Souza disse:

    É uma triste realidade. Infelismente, os partidos alternam-se no poder e a educação para as classes populares permanece a mesma. Até quando vamos aceitar que nossas crianças sejam postas nesta situação? Ainda bem que existem líderes com Francisco que não se abate e continua lutando e denunciando essas práticas.

  12. Antonio disse:

    Finalmente alguém teve coragem de mostrar a verdadeira cara da Educação de Petrolina, e é por que não foram ainda ao interior para ver o descaso total!

  13. petrolinense disse:

    Por esse e tantos outros motivos envolvendo a educação de petrolina que essa nota que não acredito nesta nota que o IDEB divulgou e que tanto orgulha o prefeito, pelo amor de Deus minha gente, será que é possivel haver aprendizagem diante de uma situação como essa? E tenha certeza que não é só no João de Deus não, vão no projeto Maria Tereza que irão ver coisa mais feia ainda. Mas para a SECRETARIA DE EDUCAÇÃO, está tudo as mil maravilhas, não são os filhos daquelas corjas que estão sofrendo….Meu Deus, não sei até quando a gente vai ver tanto sofrimento para com o povo desta cidade!!

  14. Felipe Ferraz disse:

    Não devemos nos preocupar como disse o filho do Prefeito Júlio Lossio ….” O São João de Petrolina vai ser melhor que o do ano passado “… É pão e circo !!

  15. insatisfeita disse:

    Pois é amigos petrolinenses a situação não está nada boa em nenhum lugar dessa cidade que dizem que está crescendo não sei em que por que são tantos problemas existentes que eu fico besta quando vejo uma população que se cala e tem medo de reivindicar seus direitos,de ligar para uma rádio e fazer uma denúncia enfim está na hora do povo acordar por que senão vai ser tarde demais !!Acorda Petrolina!!!

  16. Leitora disse:

    Votaram de graça, agora aguentem a “desgraça”… mesmo porque foram os bairros periféricos que o elegeram, por conta de um predio novo da AME, uma casa dada pelo governo federal que ele se apossou pra se promover, e um Sao Joao bombastico, onde todos forma ver atraçoes que jamais poderiam pagar. Rezem…. e muito, porque so estamos a 4 meses do novo mandanto, ainda tem muito chao pra SOFRER, e eles muito dinheiro noss pra colocar no bolso!!! Divirtam-se no Sao Joao de novo, meu povo!!!!

  17. Pedro Souza disse:

    O prefeito maquiagem inventou o “Nova Semente” e enganou os trouxas para se eleger. Agora, ele submete o PT a apoiá-lo em troca dos gastos da campanha e oferece isso a população de Petrolina.
    Além de existir um CORONEL para comandar a Educação, o padrão de qualidade dos serviços educacionais está pela hora da morte.
    Como disse o poeta: “sem motivos vou vivendo por aí, por viver…”

  18. edinho disse:

    Enquanto houver um para aplaudir este prefeito, a desgraça vai continuar em Petrolina. Há ainda alguém para dizer que a voz de Deus é a voz do povo?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários