Cremepe pode interditar Hospital de Granito por falta de recursos mínimos para garantir atendimento

por Carlos Britto // 28 de março de 2015 às 13:39

silvio cremepeA primeira plenária de abril do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) terá como pauta principal a possível interdição ética do Hospital Maria Senhorinha de Souza, localizado em Granito, sertão de Pernambuco.

De acordo com o presidente do Cremepe, Sílvio Rodrigues [foto], decisão foi tomada após a fiscalização do dia 19 de março, onde a equipe do Cremepe verificou que a unidade de saúde não possui os recursos mínimos para garantir assistência à população. No momento da fiscalização foi identificado que a sala de raio-x não é completamente blindada, ou seja, não proporciona proteção radiológica.

Inclusive foi confirmada a passagem de radiação pela porta e paredes colocando em risco toda a população. De acordo com o Cremepe, também não há material de reanimação, nem adrenalina, apenas kit de intubação para adultos. O lixo perfuro-cortante estava dentro da lavanderia, faltava alguns medicamentos e descarte inadequado de resíduos biológicos (placentas).

Na oportunidade não havia nenhum paciente internado, apenas uma gestante que aguardava transferência para o Hospital Regional de Ouricuri. Diante do quadro, o Cremepe encaminhará o relatório da fiscalização para providencias, além de um ofício comunicando a decisão do Conselho para o Ministério Público do Estado, secretaria de saúde de Granito e para o Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe (Cisape). Para as outras unidades fiscalizadas do sertão do Araripe serão encaminhados ofícios para readequação dos serviços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários