Corpo de gestante de 15 anos morta no HDM/Imip poderá ser exumado, revela Ronaldo Cancão

por Carlos Britto // 11 de julho de 2018 às 16:58

Quase dois meses após a criação de uma Comissão Especial de Inquérito na Casa Plínio Amorim para apurar os óbitos de gestantes e bebês ocorridos nas dependências do Hospital Dom Malan (HDM), em Petrolina, os primeiros resultados começam a aparecer. Ao Blog o presidente da comissão, vereador Ronaldo Cancão (PTB), informou que até o momento oito pessoas já foram ouvidas – incluindo o delegado Daniel Moreira, o qual foi acionado para investigar os casos, além do representante do HDM e de alguns familiares que perderam seus parentes na unidade médica.

Uma dessas vítimas foi Gislaine Lopes, de 21 anos. A jovem, que veio de Remanso (norte da Bahia), deu entrada no HDM no dia 2 de outubro de 2017 para ter seu bebê, mas acabou morrendo oito dias depois por um quadro de infecção generalizada. Outro fato que comoveu a população foi a trágica morte da adolescente Miliam Carvalho da Silva, de 15 anos. Grávida de cinco meses, ela também teve um quadro grave de infecção, no início de maio deste ano, vindo a falecer. A família de Miliam acusou, na ocasião, o hospital de negligência médica.

A repercussão do caso ecoou na Casa Plínio Amorim. Pressionados pelo clamor popular, os vereadores se mobilizaram e solicitaram à Mesa Diretora a instalação da comissão especial suprapartidária. Além de Cancão, também fazem parte os vereadores Gilmar Santos (PT), Gabriel Menezes (PSL), Rodrigo Araújo (PSC), Paulo Valgueiro (MDB) e Ronaldo Silva (PSDB).

Cancão revelou que o levantamento feito pela comissão especial, com base nos inquéritos aos quais os vereadores tiveram acesso, aponta para “um conjunto de falhas e erros”, a ponto de a Polícia Civil (PC) tomar a frente da situação. Ele adiantou, inclusive, que o delegado Daniel Moreira já pediu a exumação do corpo de Miliam. Ele informou que o pedido está nas mãos da justiça. A comissão, segundo o presidente, irá fazer uma visita ao juiz responsável, até a próxima segunda-feira (16), solicitando celeridade nesse processo.

Ele frisou que Gislaine também poderá ser exumada, porque “há um conflito nos relatórios médicos” referentes à causa da morte da jovem, uma vez que ela seguiu rigorosamente todas as regras recomendadas a uma gestante. A afirmação foi reforçada por um dos integrantes da comissão, Rodrigo Araújo. “No prontuário tem um médico que cita que ela deveria ter feito uma cirurgia, mas não sei o motivo por que a cirurgia não foi feita, segundo a família, e daí ela partiu para uma infecção”, declarou.

Cremepe

Cancão disse ainda que a comissão convidará, na próxima segunda, um representante do Conselho Regional de Medicina (Cremepe). A intenção é ouvir a entidade sobre os inquéritos instaurados da PC. “O que chegou ao Cremepe? Qual foi o posicionamento tomado pelo Cremepe em relação a algum médico? Qual o tratamento relacionado entre o Cremepe e o HDM/Imip?”, indagou. O presidente ressaltou que os convidados podem se recusar a prestar esclarecimentos, o que ainda não aconteceu. Mas se ocorrer, ele frisou que encaminhará a questão aos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

Mesmo vista inicialmente com descrença pela sociedade petrolinense, Cancão disse que a comissão está cumprindo seu papel. “O trabalho realizado ajudará o Poder Judiciário, o Ministério Público e a Polícia Civil (PC) a trazer fatos novos”, pontuou.

Otimismo

O número de mortes de gestantes e bebês no HDM, segundo o presidente, é elevado, mas as denúncias à polícia só foram feitas até agora por cinco famílias. Tia de Gislaine, Edilaine Barreto Lopes se mostra otimista quanto ao resultado da comissão, e pede aos parentes das vítimas para não se calarem. “Quem viveu ou está vivendo essa situação, é preciso denunciar. Os vereadores não podem fazer nada sozinhos. Não podemos ficar com medo, porque se a gente ficar com medo mais pessoas podem morrer”, completou. Sobre as declarações de Cancão, a reportagem entrará em contato com a assessoria do hospital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Tem que desapropriar o imóvel onde ficava a casa da criança, atrás do regente, para fazer um terminal de ônibus.

  2. Deu lugar ao mercado turístico? Por que deram esse nome? Bom, acho que já mudou, mas era melhor ser chamado…