Cor azul em frase do novo monumento turístico de Petrolina gera controvérsia na Casa Plínio Amorim

por Carlos Britto // 11 de maio de 2017 às 18:28

Foto: Blog do Carlos Britto

O mais novo monumento turístico de Petrolina, que foi inaugurado na noite de ontem (10) na Orla Fluvial pelo prefeito Miguel Coelho (PSB), deu o que falar na sessão plenária desta quinta-feira (11) na Casa Plínio Amorim. A protagonista da polêmica foi a vereadora Cristina Costa (PT), que questionou a cor azul no ‘eu’ da frase “#Eu Amo Petrolina”.

O letreiro, com 20 metros de comprimento por dois de altura, foi instalado num trecho da calçada da orla (no cruzamento das Avenidas Joaquim Nabuco e Cardoso de Sá) e vem recebendo elogios de quem passa pelo local. A própria Cristina enalteceu a beleza da obra. No entanto, ela quer explicações sobre como se deu a construção do equipamento.

Responsável pela obra, a empresa Novo Centro investiu cerca de R$ 40 mil no monumento e o doou para o município. Mas Cristina justificou que se a área não for particular, Miguel Coelho estaria ferindo a Lei 698 de 26 de junho de 1997, nascida de um projeto de lei do então vereador Chico Freire.

Pela lei, fica determinado no artigo 1° que “os bens móveis e imóveis pertencentes ao município, já existentes e doravante adquiridos, só poderão ser pintados com as cores da bandeira de Petrolina” – ou seja, verde, amarela e vermelha. O parágrafo único da lei permite somente que a cor branca seja incorporada às da bandeira por ser neutra. Mas no monumento, o azul também foi incluído. “O prefeito está descumprindo a lei municipal e a Lei Orgânica”, declarou. A vereadora disse ainda que entrará com um requerimento junto à Mesa Diretora para saber se o terreno onde fica o letreiro foi uma concessão, permissão ou se teve autorização, “porque no momento em que o prefeito pega um monumento público e o inaugura num espaço público, ele está se promovendo”, afirmou. “Nós, vereadores, não podemos ficar omissos para aprovarmos as leis e nós mesmos acatarmos o descumprimento dessa lei”, completou.

Outro lado

O vereador governista Ronaldo Cancão (PTB), porém, rebateu a colega de Legislativo. Ele assegurou que não há nada de ilegal, uma vez que o letreiro não foi construído com dinheiro público. Em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura, o Blog foi informado de que as cores foram escolhidas pela empresa, assim como o formato das letras. A prefeitura ficará responsável pela manutenção e preservação do equipamento.

Cor azul em frase do novo monumento turístico de Petrolina gera controvérsia na Casa Plínio Amorim

  1. gil disse:

    NAO FOI ISSO QUE OUVI NA ENTREVISTA DO PREFEITO MIGUEL COELHO…QUE FOI ENFATICO QUANDO DISSE “FICO FELIZ DE ENTREGAR A MINHA PRIMEIRA OBRA”….AGORA NAO ENTENDI MAIS NADA…COMPLICOU.

  2. PEDRO CALDAS disse:

    NA GESTÃO PASSADA PETROLINA FOI PINTADA DE VERDE CANA QUE NÃO É O VERDE DA BANDEIRA DE PETROLINA E NINGUÉM NUNCA DISSE NADA. AGORA PETROLINA RECEBE UM PRESENTE DE UM EMPRESÁRIO, POIS O NOME PODERIA SER PINTADO ATÉ DE ROSA SE ELE QUISSESSE , AÍ TEM GENTE QUESTIONANDO. HOMEM VÃO TRABALHAR….

  3. Antonio Silva disse:

    Interessante que no governo passado cobriu a cidade de verde e nada foi dito ou feito. Tem certos tipos de vereadores que só enchem linguiça, não tem pauta ou ideias que somem para cidade, pois é uma perda de tempo indagar cores de um monumento. Falta responsabilidade com coisas sérias e menos futilidades em suas ações ou palavras. Hoje não existe oposição séria que diga os erros e sim conveniência para se expor para fingir que trabalham.

  4. Marcios disse:

    É muita falta do que fazer desses vereadores. Eta dinheiro mal gasto que é esses salários. Discutir a cor de uma letra. Caso fosse uma edificação ou outro bem público.

  5. Cego às avessas disse:

    A escola Maroquinha também foi pintada de azul e branco. Acho coincidência demais para o meu gosto.

  6. G.A disse:

    Cristina deixe de ser idiota e vá procurar algo de útil para se ocupar. Rapaz a empresa vai faz a obra, instala o monumento e tudo financiado pela mesma a fim de deixar a orla mais bonita, sendo que a prefeitura terá só o trabalho de cuidar da manutenção e você ainda fica reclamando, com indaga desnecessária, por causa da porcaria de uma cor. Melhore !!!!

  7. Petrolinense disse:

    E pagamos, a contra gosto, um salário de 15 mil reais a um vereador.

  8. Marcos Cruz disse:

    Se estivesse uma estrela vermelha ela não diria nada

  9. Sempre A|tento disse:

    Pedro Caldas sua opinião não vale, você é da cozinha do prefeito,passou 8 anos chupando cana na feira agora conseguiu um cargo pra defender o senhor prefeito assim é muito bom né.Outro também que tem que da a alma ao senhor Miguel

  10. josefa maria disse:

    Só achei o coração meio feínho com essa ponta, mas deixa pra lá, no conjunto ficou lindo. As cores são o que menos interessa. Até porque agora é Petrolina de todas as cores, né Prefeito? Que assim seja. De todas as cores e de todas as pessoas.

  11. Edinaldo disse:

    O que eu acho interessante é que em nenhum momento vimos manifestação de qualquer qualquer vereador questionando o verde que cobriu os prédios públicos de Petrolina, pela administração passada.
    Daí merece um questionamento: PORQUE SERÁ?

  12. FireWall disse:

    Rapaz eu já vi … mais igual a essa vereadora Cristina vi não.
    Tanta coisa pra fazer, a cidade se acabando na violência, ruas esburacadas, asfaltos sonrisal, esgotos de mentira como é o da avenida do são Gonçalo e essa porra se preocupando com a cor azul? Vá caçar o que fazer pra pagar o salário que recebe!!!

  13. centurion disse:

    LEI É PRA SER CUMPRIDA E NÃO DISCUTIDA, É MUITA COINCIDÊNCIA NÃO É SR. CANCÃO? O EMPRESÁRIO ESCOLHER JUSTAMENTE O AZUL E BRANCO. E EM RELAÇÃO AO VERDE DA GESTÃO PASSADA, PODE SER CANA, OLIVA, PISCINA, LIMÃO ETC. NUNCA VAI DEIXAR DE SER VERDE.

  14. Maiane disse:

    Parece q os petrolinenses n conhecem as cores da bandeira da cidade! Gente, o verde faz parte da bandeira de Petrolina, sabia?! Acho q filaram essa aula de história, kkkkk.

  15. Crítico Construtivo disse:

    Vale lembrar que a legislação eleitoral proíbe a utilização de SÍMBOLOS, NOMES OU IMAGENS quando da publicidade de atos, obras, serviços públicos, que configure autopromoção.

  16. Alexandre Kallidis disse:

    Monumento, isso! Não passa de uma placa saudando o amor por Petrolina. Ex: Aq tem no shopping de Juazeiro ” JuaGarden “.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários