Consórcio do Vale do São Francisco acelera ações para gerenciamento de resíduos sólidos

por Carlos Britto // 06 de março de 2015 às 09:33

Visita CTR DhoniOs municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó e Orocó, no Sertão de Pernambuco, caminham para fazer do lixo uma fonte de economia e desenvolvimento sustentável. Através do Consórcio do Vale do São Francisco (Conrio), os quatro municípios estão implantando a Política Nacional de Resíduos Sólidos. O presidente do Conrio e prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim, vem realizando visitas para conhecer casos de sucessos e fechar parcerias acerca do assunto.

Uma das visitas aconteceu ontem (5) à Central de Tratamento de Resíduos (CTR) de Petrolina, onde o presidente conheceu a estrutura do local e assistiu à apresentação de materiais com ideias e orientações sobre a preservação do meio ambiente. Também participaram da visita, o secretário de Governo de Lagoa Grande, Robson Amorim, e o secretário do Conrio, Williams Bartolomeu.

De acordo com Dhoni, uma das prioridades do consórcio é a implantação de um centro de tratamento de resíduos que atenderá as quatro cidades. “O formato consorciado é uma saída bastante viável para municípios de pequeno porte”, disse.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê que as cidades desenvolvam planos de gestão do lixo com a ampla participação social. A lei prevê a extinção dos lixões, implantação de coleta seletiva em todos os municípios e o apoio às cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários