Comunitários saem de madrugada para conseguir ficha na unidade de Saúde do Quidé, em Juazeiro

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2012 às 18:22

Em resposta à matéria veiculada pelo Blog semana passada sobre problemas no atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Quidé, a Secretaria Municipal da Saúde enviou uma nota afirmando que a unidade está atendendo a comunidade com um número de fichas recomendado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Atualmente 42 pessoas recebem atendimento diariamente, de segunda a sexta-feira.

Nossa reportagem voltou nesta segunda-feira (05) – dia de agendamento – para confirmar a informação. Cartazes afixados do lado de fora do posto explicavam que neste dia haveria apenas a distribuição de 20 fichas, mas a enfermeira disse que a médica do posto atende a 32 pessoas por dia, 16 de manhã e 16 à tarde.

Na fila havia mais de 30 pessoas. Muita gente que chegou antes das três da manhã, como o comunitário Juracy Alves. Mesmo assim, ainda ficou com a quarta ficha. “Vim marcar consulta para minha mulher, mas quando eu cheguei já tinham três na fila”, afirmou.

Outra comunitária, Lucineide Oliveira, chegou perto das seis da manhã, mas não conseguiu pegar ficha pela segunda semana seguida. “Cinco pessoas antes de mim na fila ficaram sem ficha”, revelou. Ao que tudo indica foram dias atípicos – o cancelamento dos agendamentos na semana passada e a redação de fichas nesta segunda. Só nos resta voltar na semana que vem para saber qual é a realidade do atendimento na UBS do bairro Quidé. (De Rinaldo Lima/para o Blog)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários