Compesa prepara reajuste na conta de água

por Carlos Britto // 01 de fevereiro de 2017 às 11:32

A água falta, mas a conta não. E deve ter reajuste. O consumidor pernambucano já pode ir se preparando para mais um aumento neste início de ano. A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) encaminhou solicitação de aumento tarifário anual para análise e aprovação pela Agência de Regulação de Pernambuco (Arpe).

Se forem levados em consideração apenas os índices de correção da inflação (IPCA e IGPM), a conta de água vai subir entre 6% e 8%. Mas a companhia apresentou outras planilhas de custos, que podem fazer o reajuste da Compesa ultrapassar os 10%.

O pedido de reajuste foi entregue à Arpe na última sexta-feira, 27, e a expectativa é concluir a avaliação este mês para que entre em vigor a partir de março. O valor integral só será sentido nas contas de água a partir de maio. Pelas regras do reajuste, a Compesa pode aplicar 88% do acumulado anual do IPCA e 11,4% do IGPM.

Além dessa correção da inflação, a companhia inclui despesas que fizeram o custo da operação subir. O diretor de Regulação Econômico-Financeira da Arpe, Ricardo Fiorenzano, adianta que a Compesa apresentou justificativas como a crise hídrica para apontar o aumento nos custos.

A empresa incluiu planilhas de meses em que a conta de energia elétrica teve acréscimo de bandeira vermelha e amarela por conta do baixo nível de água nos reservatórios das hidrelétricas. Mas vamos precisar de tempo para avaliar esses números”, observa. A conta de energia elétrica responde pelo principal custo da Compesa que deve anunciar os novos valores da tarifa em abril.  (fonte: JC Online)

Compesa prepara reajuste na conta de água

  1. Cego às avessas disse:

    Recebam essa pernambucanos! É o que acontece quando o abastecimento de água é monopolizado por uma empresa estatal!

  2. Maria disse:

    Antes de pensar em aumento, deveriam era fornecer um serviço decente, com qualidade e não deixar a população indignada com tanta falta de água. Não deveriam ter aumento e muito menos receber mensalidades enquanto não fornecerem o serviço adequadamente e sem interrupção, salvo em casos gravíssimos.

    1. Cego às avessas disse:

      Isso é impossível. Onde existe monopólio estatal existe carestia e ineficiência crônica. A solução é cada município cuidar do seu e pronto! Nada de mandar nosso suado dinheirinho para bancar cidades improdutivas!

  3. Sempre Atento disse:

    Se eles não aumentarem como é que eles vão alugar os carros pipas,pra distribuir água nos bairros,pois não tem água nas torneiras.

  4. Cidadão disse:

    E nossos salários não aumentam nada, eita que as coisas tão cada vez mais difícil. Nós pagamos cada vez mais impostos, cada vez mais taxas, etc….. tudo pra sustentar deputado, vereador, governador, prefeito etc…….. T

  5. Alguem disse:

    a compesa deveria deixar de existir p felicidade geral

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários