Compesa: A vergonha de Petrolina

por Carlos Britto // 08 de janeiro de 2018 às 07:00

A dona de casa Maria Ramos, de 52 anos, mora no Bairro Rio Jordão, em Petrolina. No sábado (6) à noite, ela chamou os irmãos e um pequeno número de amigos para celebrar em sua casa. Era o seu aniversário de casamento. De família unida, é comum que os irmãos dividam comes e bebes no encontro que mantém a unidade da família, mas dessa vez ela pediu que não levassem nada: Apenas água. O bairro Rio Jordão fica do lado do Jatobá, na beira do Rio São Francisco, e Maria não tinha uma gota d’água na torneira. E há muitos dias.

Escolhi contar essa história para não cair no clichê de vários casos tão repetidos quanto reais. Casas sem água para idosos, enfermos, crianças, estudantes, trabalhadores e milhares de pessoas que sofrem com o drama da falta d’água, mesmo olhando para o rio.

Aqui falta água desde o ano passado, moço. Chega um dia, fraquinho….depois some de novo. A Compesa só acerta mandando a conta, no resto erra em tudo”, me disse Maria, entre a tristeza e a indignação.

Neste final de semana, choveram e-mails, comentários, áudios, vídeos e um sem fim de impropérios ao nosso Blog. A revolta contra a Compesa aumentou em números assustadores.

Mas é fato que a Companhia tem piorado. E muito. Se antes a prestação de serviço era muito ruim, agora conseguiu chegar a muito pior. Problemas de entrega de água e de esgotos estourados vão se multiplicando dia a dia, entupindo as redações (dos veículos de imprensa) e os vasos sanitários dos petrolinenses.

Este Blog perguntou à Compesa quanto ela arrecada e quanto investe mensalmente na cidade. Nunca recebeu resposta. Parece que Petrolina é uma mina de dinheiro para a Companhia, que nos devolve descaso, incompetência e, por vezes, falta de sensibilidade para uma gente que agora sofre demais.

Será que o governador Paulo Câmara ainda não enxergou que é a Compesa que puxa sua avaliação para baixo na maior cidade do Sertão? Será que a diretoria da Compesa é tão inerte, tão fraca, para não detectar o problema e avançar em ações eficazes que, ao menos, possam minorar o sofrimento de uma cidade inteira?

Sim, porque agora não falta mais água em uma parte da cidade, mas no município inteiro e seguidamente. Da Orla de Petrolina até a vila mais afastada. Isso sem falar em Rajada, Afrânio e Dormentes, que sofrem dia a dia com esse descaso.

As autoridades de Petrolina precisam se manifestar urgentemente. Agora, já, imediatamente! Os senhores vereadores poderiam colocar essa pauta e se unirem, ao menos essa vez, em prol dos seus patrões: o povo que lhes confiou o voto.

O prefeito Miguel Coelho já se posicionou também sobre o descaso da Compesa. Se disse indignado e estarrecido. Esperamos que ele também transforme sua indignação em decisão política e exija um tratamento de mais qualidade para o povo que lhe confiou o mandato.

A mesma postura esperamos dos deputados, do senador de Petrolina, do Ministério Público de Pernambuco ou de quem possa levantar qualquer voz contra essa vergonha descabida e contínua. Chega de desculpas. Vamos às ações, senhores!

Compesa: A vergonha de Petrolina

  1. MARCOS ANTONIO disse:

    Bela matéria Carlos.
    A Compesa já passou de todos os limites possíveis, eles arrecadam muito dinheiro em petrolina e deixam só insatisfação aos clientes que tem, clientes esses que nem podemos escolher outro fornecedor por que somos obrigados a se humilhar diante dessa empresa para desentupir um esgoto estourado, ter água nas torneiras, revisão de uma fatura e entre outros serviços que necessitarmos, Petrolina tem que assumir os serviços na cidade, tirar a Compesa é um fato, até quando o POVO vai sofrer e pagando sua contas em dias, Descaso, Desordem, Sem transparência e qualidade zero tem nome COMPESA.

  2. luiza Araújo disse:

    O certo é ninguém pagar a conta se desligar tanto faz não tem água mesmo

    1. Tallyta disse:

      È exatamente isso, mas o povo não se mexe pra reivindicar os próprios direitos, aí fica difícil mesmo!

  3. Jaime Monteiro disse:

    Veja como é, até o final de 2016 o problema era a prefeitura, repentinamente de 2017 em diante o problema agora é a compesa. Entendedores entenderão. Novo tempo chegou e com eles velhos problemas.

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Foi falado muito na época da campanha que a Compesa lucrava muito sem investir nada aqui, mas ninguém deu ouvidos, a culpa era sempre da prefeitura. Pois que agora fiquem sem água e com os esgotos correndo na porta de casa.

  4. JULIA disse:

    No bairro areia Branca,rua Pau D’arco ,falta água todas as tardes,dia sim e outro também. Tem estouramento diariamente? Ou é racionamento e não foi divulgado ? COMPESA PIOR SERVIÇO DE PETROLINA

    1. Jessica disse:

      Aqui no bairro mandacaru falta água todas as noites e só chega pela madrugada e eu me pergunto a mesma coisa…

  5. Hércules Amorim disse:

    PIOR EMPRESA DO BRASIL EM PRESTAÇÃO DE SERVIÇO CHAMA-SE COMPESA.

  6. professor disse:

    O problema da COMPESA foi sempre de desculpas por ter material velho e de fácil quebra. Mas isso acontece desde quando eu comecei a entender e poder fazer críticas (1987). Tem-se 30 anos e a COMPESA continua com a mesma desculpa.
    Não sou muito bom em matemática, mas entendo que se a COMPESA investisse em melhorar o sistema de água e esgoto de Petrolina isso não aconteceria mais.
    E porque ela não investe em Petrolina? (Se a COMPESA arrecada muito com os 80% de esgoto cobrado em toda a fatura).
    A resposta é simples – as demais cidades não tem arrecadação tão alta, principalmente as cidades que não tem rede de esgoto (não são cobrados os 80%) e mesmo assim tem investimentos (de onde vem esse investimento?).
    O certo é fazer com diz Luiza Araújo, e para isso basta todos terem caixas d’água como reservatório e comprar em carros pipas. Quando a conta chegar em 0,00 de consumo os 80% será 0,00 e a COMPESA terá prejuízo com gasto em folhas (para emissão das notas) e pessoal (para entregar)

  7. Sandra moura disse:

    Verdade na Areia Branca falta todos os dias pela manhã e pela tarde…Um vergonha essa compesa agora kd que esquece de mandar a conta….a minha chegou hoje cedo

  8. Torre disse:

    Realmente a COMPESA é muito ruim, quer ficar pior municipalize. Em todos os municípios que conheço que o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, os serviços são absurdamente pior.
    Não faz muito tempo que a Compesa “que é muito ruim” foi reconhecida como a melhor concessionária, inclusive foi premiada.

    1. Torre disse:

      “Em todos os municípios que conheço que o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto são operados pelos municípios”

  9. Eanes Melo dos Santos disse:

    Realmente estamos numa situação muito delicada em Petrolina; veja também o caso do cartel da gasolina. Temos a gasolina mais cara do Brasil. Não é admissível uma patifaria inexplicável deste cartel. Onde estão os promotores públicos desta cidade. De braços cruzados, recebendo seus gordos salários, acima de $30.000,00, mensais e nada fazem. Essa Compesa é caso da inoperante ação dos representantes públicos, que também, nada fazem. as eleições estão próximas. É hora de reagirmos. É fácil. Somente não votar nos atuais detentores do poder, não reelegendo nenhum deles, ou apresentados pelos mesmos, que suas marionetes. Acorda Petrolina, acorda Brasil.

  10. Maria disse:

    Bloqueiem os repasses de pagamento dos petrolinenses para a Compesa e só liberem quando de fato e direito a empresa realmente prestar o serviço decentemente.

  11. Lima disse:

    Me pergunto se esse tipo de coisa acontece propositalmente. O objetivo é apontar como solução a privatização? A municipalização do serviço? Há uma jogada política? E isso a custo do sofrimento dos trabalhadores?

    Me pergunto também se o grande produtor rural ou industriários da elite padecem dessa necessidade ou apenas o menor? Troca de interesses?

    De fato, é impossível fazer afirmações pois elas poderiam ser “caluniosas”. Mas esses questionamentos não seriam levantados se a compesa não dessa motivos para isso.

    1. Defensor da Liberdade disse:

      Nossa, e estatizado tá uma maravilha, principalmente para os mais necessitados! Apenas 50% dos brasileiros tem acesso a saneamento básico! Ou seja, os outros 50% (pouco mais de 100 milhões de pessoas) convivem com esgotos à céu aberto, ou acesso precário à água potável! Por que você acha que o Brasil é assolado pela dengue nos quatro cantos do país? É só por que o clima é quente? Vou nem citar outras doenças transmitidas por água contaminada que, com certeza, ajuda a lotar hospitais pelo país. Ser a favor da manutenção da coisa do jeito que está mostra que você não tem a mínima compaixão com o próximo.

  12. Aparecida disse:

    O pior de tudo,é que não tem água, mas o valor da fatura não diminui.o que a população deve fazer é se reunir e entra na justiça contra a compensa.esses tais vereadores, deputados e senador, só estão preocupados com o que gira em torno dos seus umbigos.eu não entendo como tem gente que vai pro rádio defender essa corja que se chama político. Vamos acordar Petrolina.

  13. Claudio rocha disse:

    Boa tarde, meu nome é Cláudio rocha, morador do jardim Amazonas rua Florêncio barros filho ,antiga rua 2,venho por meio dessa mensagem, declarar minha indignação por essa empresa Compesa, pois a mesma está realizando uma obra aqui na rua onde eu moro, e já fazem 3 meses que quebraram a rua para passar a tubulação, e não arrumaram a rua ,quebraram a minha calçada novinha e não arumaram, tenho protocolo de reclamação junto a Compesa, más até o momento só recebi o descaso da empresa, atenciosamente Cláudio.

  14. José Gomes da Silva disse:

    Moro no bairro terra do sul, na rua 05 do referido bairro mais aqui hoje tem 6 dias que não cai uma gota de agua na torneira

  15. Clécio disse:

    O pior é querer cobrar taxa de esgoto sem ter saniamento tudo estourados é uma vergonha quase todos os bairros têm sempre que ter um esgoto estourado!!

  16. Jorge Sousa santos disse:

    Alguém precisa fazer alguma coisa ficamos uma semana sem água no domingo foi preciso levar parte da família pra tomarem banho na empresa onde trabalho , quê também não tinha ,mas por ter um reservatório de38m3.
    Me perdoe prefeito e vereadores mas vocês precisam acordar nunca vi petrolina tão vulnerável e descamisada

  17. Tallyta disse:

    Eu sou natural de Fortaleza-CE, vim morar em Petrolina há um ano, mas me sinto enganada e absurdamente lesada, aqui pago impostos altíssimos, em absolutamente TUDO o que quero consumir, além do calor fora do comum, tenho que sofrer com essa falta d’água todos os dias, a cidade poderia ter mais zelo e manutenção , por parte do governo, prefeitura e até mesmo moradores , por eu zelar por uma qualidade de vida melhor para minha família, vamos embora de Petrolina!

  18. Leide Novais disse:

    VERGONHA, descaso com o consumidor que paga caro, na conta de água. E temos que ficar numa situação de não ter água nem pra beber. Gostaria de saber se seu Rafael o gerente da compesa estar passando pelo que estamos passando, ta nada sabe porque tem dinheiro pra comprar água mineral pra tomar até banho, mais o assalariado que ganha 930,00 não tem, ja tem que pagar por uma contar muito cara. Pelo amor de Deus atenção políticos da nossa região, vocês foram eleito pra cuidar do povo. Mostre pra a população de Petrolina que vocês se preocupa. Vão la e cobra da compesa providência pra acabar com essa falta de água. Estou indo dormir ja imaginando que amanhã não tem uma gota de água pra fazer o almoço, pra nossos filhos e água pra beber. Água e vida….

  19. Sandra Letícia disse:

    Minha irmã mora na rua 30 do Quati 2 e lá é um dreno bem grande aberto, podre e estourado q vai até quase a rua toda!
    Pelo amor de Deus!
    Vejo lá crianças dentro do lamaçal… alguém tem q tomar uma providência!
    Tenho absoluta certeza q já foram inúmeras as denúncias.
    Mas como falaram: isso n deve acontecer na rua e nem na frente da casa do senhor RAFAEL.

  20. luiz disse:

    tem que privatizar a compesa porque a compesa nao presta e nunca prestou um serviço decente a populaçao pernambucana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários