Companhia de teatro petrolinense comemora aniversário com várias apresentações em cidades sertanejas

por Carlos Britto // 21 de maio de 2016 às 21:35

O mês de maio é de festejo para o teatro petrolinense, pois é nesse período que a Cia Biruta comemora o seu aniversário. Festejo precisa de encontros e, por isso, a companhia realiza mais uma edição da ‘Mostra Biruta’, que marca os oito anos de atividade do grupo com uma programação gratuita, que começa hoje (21) e se estenderá até o dia 29. As ações acontecem em quatro cidades do Sertão, contando com apresentações de cenas, contação de histórias, sarau e uma roda de conversa.

O grupo vem investindo na pesquisa dos seus atores, mergulhando na identidade através da Cultura Popular do Médio São Francisco. A mostra vai possibilitar o reencontro com as comunidades que foram espaços de troca entre os pesquisadores e as manifestações culturais, levando as ‘Cenas Ribeirinhas’, fruto da pesquisa. A jornada começa em São José da Mata (21), no município de Orocó, e ainda segue para a comunidade de Jutaí (23), em Lagoa Grande; depois Ilha do Massangano (25), em Petrolina, e encerra em Coripós (28), Santa Maria da Boa Vista. As apresentações acontecem sempre às 19h.

A Biruta completa seus oito anos nesse momento de mergulho em sua identidade e de investimento na formação de seus integrantes, dialogando com grupos e pesquisadores do Brasil e do mundo. “Essa experiência vem apontando para as novas perspectivas artísticas do grupo, para elaboração de uma poética e estéticas próprias através de diálogo transcultural, onde voltar o olhar para si é importante e necessário para criação de pontes”, afirma Cristiane Crispim, atriz e produtora do grupo.

Além da visita às comunidades, a mostra investe na discussão sobre o fazer teatral em grupo, em uma roda de conversa que acontece no dia 22, no Cineteatro CEU das Águas, reunindo cinco coletivos de artistas do Teatro Petrolinense para uma conversa sobre a produção local e sua resistência. Completam a programação do cineteatro, o Sarau Poético do Núcleo Biruta de Teatro, às 19h do dia 26, contando com a participação da Banda Fogo no Munturo e Tio Zé Bah, e uma contação de histórias, às 10h do dia 27.

Realizado ‘na garra’, com orçamento próprio da Cia Biruta e sempre contando com a parceria de outros artistas da cidade, o projeto começou em 2013 e segue oferecendo uma programação totalmente gratuita, sempre investindo nas comunidades e bairros. Essa edição conta com o apoio do Sesc Petrolina e das prefeituras de Lagoa Grande e Petrolina.

Programação

21/05 – Cenas Ribeirinhas – São José da Mata – Orocó/PE –19h;
22/05 – Roda de conversa: Teatro de grupo, desafios e perspectivas – com a Cia Biruta, Trup Errante; Pé Nu Palco, Núcleo de Teatro do Sesc e Núcleo Biruta de Teatro, no Cineteatro do CEU das Águas -15h;
23/05 – Cenas Ribeirinhas – Jutaí – Lagoa Grande/PE – 19h;
25/05 – Cenas Ribeirinhas – Ilha do Massangano – Petrolina/PE – 19h;
26/05 – Sarau Poético, com o Núcleo Biruta de Teatro e participação da Banda Fogo no Munturo e Tio Zé Bah – 19h;
27/05 – Contação de histórias – Cineteato CEU das Águas – 10h;
28/05 – Cenas Ribeirinhas – Coripós – Santa Maria da Boa Vista/PE – 19h;
29/05 – Cenas Ribeirinhas – Cineteato CEU das Águas – 19h.

(foto: Rubens Henrique/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários