Comerciante critica falta de critérios em estacionamento no Centro de Petrolina

por Carlos Britto // 29 de janeiro de 2015 às 12:05

zona azulIndignado com a falta de critérios no estacionamento do Centro de Petrolina, sobretudo em relação ao escritório do IF Sertão-PE, o comerciante o comerciante Francivaldo Ferreira solta o verbo e lamenta que o rigor da lei não alcance todos.

Confiram:

Ao Blog Carlos Brito,

Estou lhes enviando esta nota de repúdio, ao que observamos frequentemente em nosso Centro da cidade, por parte de funcionários que trabalham no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, pelos fatos abaixo relatados.

1 – Sou comerciante há mais de 20 anos e estou indignado com a falta de respeito da Prefeitura com relação ao comércio central, em especial com a empresa que fiscaliza o trânsito, no que diz respeito à zona azul e a quantidade de vagas exageradas destinada a Carros Oficiais, deixando os comerciantes e clientes jogados à traça.

2 – Não entendo como uma sala de um determinado Instituto Federal do Sertão Pernambucano, localizado na Rua Coronel Amorim, centro, tem que estar estabelecida no Centro da cidade, haja vista que nós, empresários vivemos de vendas e consequentemente para que isso ocorra faz-se necessário a circulação de clientes e, que na maioria das vezes, estes possuem transportes particulares e necessitam de vagas, as quais observamos com frequência que os mesmos não conseguem e, diga-se de passagem, quem tem paciência para enfrentar este trânsito mal organizado desta cidade e, por tabela, acabam desistindo de suas pretensões.

3 – Note-se que em frente ao Banco do Brasil (Rua Coronel Amorim), existem 4 vagas de garagens para carros “Oficiais”, no entanto os motoristas e funcionários daquele Instituto usam estas e também as vagas destinadas ao cidadão mediano.

4 – Ora, por que centralizar uma sala de um Instituto?? acredito ser desnecessário em vias centrais. Aí pergunto: Por que centralizar um escritório no Centro da cidade, certamente mais oneroso para os cofres públicos? será que existem interesses particulares?”

5- Contudo, entendendo que fosse necessária esta centralização (diga-se de passagem, um absurdo), por que, além de usarem suas faixas exclusivas, usam também a faixa azul sem pagar a devida autorização para usá-la, e que está destinado a pessoas comuns como eu e todo cidadão mediano.

6- Estou relatando isto pelo simples motivo de estar sendo prejudicado por estas autoridades sem nenhum respeito às leis. Pois presenciei na semana passada um motorista do Instituto exigindo que o guarda municipal multasse um cidadão que estacionou na zona azul, passando um pouco mais de 10 centímetros na sua faixa amarela exclusiva. Isso só acontece no Brasil, em especial nesta cidade, onde as autoridades não estão nem aí para um cidadão que paga seus impostos em dia e que na verdade virou rotina multas atrás de multas, ou seja, a indústria de multas. Acontece que não estão sendo rigorosos para com estas autoridades do Instituto, visto que deixam os mesmos estacionarem sem arrecadar aos cofres públicos o que é devido para prestação. O que me recordo é que a administração pública tem que cumprir o que a lei determina, e não a descumprir em detrimento de outrem. E digo mais: o que me deixa mais revoltado é que, no dia seguinte, chamei um guarda municipal e mostrei que tinha várias Carros Oficiais estacionado na zona azul. Na ocasião, perguntei ao guarda municipal por que não o multava. Sabe qual foi a resposta? “meu senhor, é o sistema que é assim”.

7- Por fim, sei que talvez esse relato não abra os olhos de algumas autoridades, mas disse o que estou sentindo: revolta e desrespeito às leis pelas autoridades que deveriam fiscalizar. Levarei uma carta de representação à Ouvidoria do Instituto para que ele se manifeste sobre este assunto. Desde já agradeço o espaço.

Francivaldo Ferreira/Comerciante

Comerciante critica falta de critérios em estacionamento no Centro de Petrolina

  1. jose ivanildo rodrigues disse:

    nós petrolinense, samos muitos perseguido em relaçao ao trânsito, é a mais pura verdade ,esta aí uma maquina de fazer dinheiro que é multar, multar e multar, e mais os agente da autoridade de trânsito estao abusando da autoridade, e não do consenso. petrolina ou as autoridade estão usando qualquer espaso de meio fio para pinta e cobrar como zona azul, estão sendo prezudicado os cidadãos que trabalha com frete ( os que fazem entregua de mercadorias, moveis) estao sem espaso para estacionar.

  2. diego araujo disse:

    concordo, tem que se decentralizar as coisas do censtro da cidade…bancos e estabelecimentos publicos podem ser instalados em barros fora do centro da cidade..TUDO QUE A PESSOA TEM PARA RESOLVER EM PETROLINA É NO CENTRO ISSO É UM ABSURDO DEIXA A CIDADE REFEM DA MÁ GESTAO PUBLICA ! descentralizar os serviços ajudaria o centro a ficar so para o comercio

  3. José Francisco disse:

    Os estabelecimentos públicos são de todos nós. Os estabelecimentos privados pertence a cada um de vocês. Vocês estão legislando em causa própria. A taxa de zona azul, caso seja cobrada de veículos públicos saem das costas de todos os cidadãos, inclusive nesses que reclamam.

  4. Petrolinense. disse:

    Francivaldo Ferreira,

    Contenteza você tem toda razão quando coloca: Que certamente é mais oneroso para os cofres públicos? será que existem interesses particulares?” é obvio que ouve sim, e era preciso se apurar o quanto foi gasto na quela reforma! É Brasil.

  5. paulo dos santos disse:

    SR. Jose Francisco, pelo que observo vc deve estar se beneficiando de com esta situação, o sr. deveria é ter vergonha, quando expressa uma opinião em beneficio próprio, haja visto que nos funcionários públicos devemos zelar pelo o que diz a lei onde disciplina nossas condutas, e diga-se de passagem que deveríamos cumprir. é uma pena que exista ainda servidores que se beneficiam dessas situações.

  6. Clovis Guimarães Filho disse:

    O erro parece estar no fato de a EPTTC autorizar, sem competência para tal, “estacionamentos exclusivos para carros oficiais”, coisa que não tem amparo legal, nem para IF-Sertão, nem para juízes, nem para defensorias públicas, exceto ambulâncias, carros de polícia, de transporte de valores e outros do gênero. Além do mais, os veículos contemplados são, por lei, obrigados a estar devidamente caracterizados (com os letreiros e emblemas das instituições), inclusive as viaturas policiais. Assim, os estacionamentos seriam para os carros do poder judiciário devidamente caracterizados e não para o carro particular do juiz ou do procurador. Pelo menos é o que diz a resolução do CONTRAN nº 302, de 18/02/2008. Essa proliferação também está acontecendo com respeito ao abuso da pintura do meio-fio das calçadas e de cones plásticos, sem qualquer controle.

  7. Ricardo disse:

    Chega de reclamar, vamos falar de TEKPIX, a camera mais vendida do Brasil.

  8. nina disse:

    ESTE TRÂNSITO É MSM UM CAOS… E OS ESTACIONAMENTOS DÚBIOS, QUEM ESTACIONA EM CANTEIRO CENTRAL É MULTADO, POIS CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS QUE FORAM MULTADAS…. AGORA ME RESPONDAM: A PRAÇA DO CORETO DE PETROLINA (POR TRÁS DA PREFEITURA) É OU NÃO É UM CANTEIRO? LÁ, ESTACIONA-SE NORMALMENTE. ZONA AZUL… FALANDO EM ZONA AZUL ONDE POSSO VER A PRESTAÇÃO DE CONTAS DESTA, USANDO AS PALAVRAS DO COMERCIANTE “MÁQUINA DE MULTAS”? AOS RESPONSÁVEIS, AGUARDAREI RESPOSTA AQUI NO BLOG!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários