Com o tema Contabilidade Criativa, trabalho de professor da Facape está entre os finalistas de concurso nacional

por Carlos Britto // 02 de maio de 2013 às 21:04

Professor WellingtonUm professor do Vale do São Francisco está entre os 10 finalistas do Prêmio Excelência Acadêmica, oferecido pela maior escola de negócios do País, a Fucape Business School, em parceria com a multinacional siderúrgica Arcelor Mittal. O trabalho de Wellington Dantas, professor do curso de Ciências Contábeis da Facape, está entre os melhores do Brasil nas áreas contábeis e empresariais.

Os finalistas foram convidados a participar da cerimônia de premiação em Vitória (ES), na próxima terça-feira (7), às 20h. Na oportunidade, serão conhecidos os três primeiros colocados. A premiação é considerada uma das maiores do Brasil na área de negócios e oferece aos primeiros colocados bolsas de estudo para os cursos de mestrado da Fucape, bolsas de iniciação científica e imersão na Controladoria da Arcelor Mittal Brasil.

Além dos três primeiros colocados que serão escolhidos por uma comissão científica, ainda haverá uma votação popular pela internet, através do site do prêmio. O trabalho mais votado receberá uma viagem, com direito a acompanhante, para Florianópolis (SC) ou Gramado (RS).

O professor Wellington Dantas desenvolveu uma pesquisa exploratória com a temática: Contabilidade Criativa Versus Fraude Contábil. De acordo com o docente, além das referências bibliográficas, o tema, que é pouco conhecido no País, foi desenvolvido a partir de pesquisas com profissionais de Petrolina e Juazeiro.

“Apesar de legal, a contabilidade criativa é indesejável para a ciência contábil porque a empresa demonstra uma situação que não é real. Fui a campo para investigar qual a percepção que os profissionais da região têm dessa prática que não infringe as leis, mas manipula e distorce as informações. Uma empresa que tem prejuízo pode, através da contabilidade criativa, demonstrar que tem lucro. Isso só é bom para os gestores, mas uma hora a bolha estoura”, explica o professor.

Alunos de excelência

Além do professor Wellington Dantas, que se formou em 2011 pela Facape, outro ex-aluno da instituição também está entre os finalistas do Prêmio Excelência Acadêmica. João Eudes de Souza Calado desenvolveu um estudo empírico sobre as percepções de professores do Ensino Médio do Vale do São Francisco acerca das profissões de Contabilidade, Engenharias, Direito e Medicina.

Para Wellington Dantas, o desempenho comprova a qualidade do curso. “Eu me formei pela Facape em 2011 e venho acompanhando o crescimento do curso e da instituição. O incentivo à pesquisa científica é uma marca forte do curso que está sempre produzindo e se destacando a nível nacional”, ressalta.

Com o tema Contabilidade Criativa, trabalho de professor da Facape está entre os finalistas de concurso nacional

  1. Wesley disse:

    Esse professor é muito bom e humilde, é merecedor dessa conquista.

  2. Tati disse:

    Tenho muito orgulho de fazer parte do curso de contabeis da facape

  3. José Pedro disse:

    Muito bom isso para a região, que sirva de exemplo para que demais pessoas se envolvam na busca da excelencia nos estudos e nao fiquem apenas querendo um papel ao final.

  4. JOSE FÁBIO COELHO DIAS disse:

    Quero aproveitar a oportunidade e dar os parabéns ao mestre Wellington Dantas pelo desempenho acadêmico e profissional prestados aos seus alunos da Facape com uma grande responsabilidade acima da média. Professor fico feliz pelo destaque, muito sucesso.

    Abraço.

  5. Ina disse:

    Parabens, nao sabia do potencial do curso

  6. Jaime disse:

    A facape bomba em contabeis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários