Coluna do Blog

por Carlos Britto // 23 de abril de 2018 às 07:19

Foto: Alexandre Albuquerque/arquivo

Pernambuco e o cenário ainda indefinido para campanha a governador  

À medida em que vai se esgotando o prazo para a definição da Frente das Oposições de Pernambuco em relação a quem será o candidato do grupo a enfrentar o governador Paulo Câmara (PSB) nas eleições deste ano, parece claro um detalhe. Será difícil convencer os senadores Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Armando Monteiro Neto (PTB) a apoiar um único nome, como o próprio grupo anda alardeando.

Uma prova disso foi vista na última sexta (20), com a visita do presidente do PV, José Luiz Penna, ao Recife. Além de se reunir com integrantes da executiva estadual, num hotel de Boa Viagem, Penna teve encontros em separado com FBC e Armando.

Se os dois pré-candidatos a governador buscam apoio dos Verdes, é porque estão firmes e fortes em levar adiante seus respectivos projetos. No encontro das oposições em Petrolina, realizado em janeiro, Armando já tinha dito que a animação para disputar novamente o Campo das Princesas não era menor do que a de Fernando Bezerra, que nunca escondeu essa aspiração a anos.

Essa articulação dos dois líderes estaduais não casa com o discurso das oposições, de que o grupo terá apenas um nome. Ainda falta mais um pouco para se definir esse cenário no Estado. Até porque, do lado de Paulo Câmara, o apoio do PSB a uma possível candidatura do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, pode melar uma reaproximação com o PT, que tem na vereadora Marília Arraes uma pré-candidata decidida a entrar nesse jogo. Outro nome dos petistas, o estadual Odacy Amorim também se colocou à disposição da legenda para a disputa majoritária, mas muitos dentro do próprio partido não o vêem como candidato.

O fato é que a campanha deste ano em Pernambuco tem todos os ingredientes para ser uma das mais acirradas e indefinidas na recente história política do Estado.

Em defesa de Lula

Juazeiro (BA) recebeu mais um defensor do ex-presidente Lula, no último final de semana. E não poderia ser diferente. O deputado estadual Marcelino Galo (PT), que cumpriu agenda até o domingo (22) no norte do Estado, esteve sexta-feira (20) reunido com o prefeito de Juazeiro, Paulo Bonfim (PCdoB), e também com lideranças da cidade e das comunidades da Maniçoba e Lagoa da Pedra, na zona rural. Nos encontros o parlamentar analisou o cenário político nacional, defendeu a mobilização popular pela liberdade do ex-presidente Lula e apontou que “o alastramento do golpismo” além de comprometer a democracia penaliza o desenvolvimento dos municípios do Nordeste e massacra a classe trabalhadora com a retirada de direitos e conquistas sociais.

Nem se ouve falar

O pré-candidato ao governo da Bahia, Zé Ronaldo (DEM), que abraçou a proposta depois que o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), desistiu de concorrer, é um completo desconhecido de boa parte dos baianos. Atual prefeito de Feira de Santana, Zé Ronaldo disse ao Correio da Bahia que já começou a desenvolver um trabalho intenso de visitar todo o Estado, construindo e apresentando propostas junto com os demais partidos parceiros. Nos bastidores, o que se comenta é que ele não teria a menor chance contra Rui Costa (PT), que parte para a reeleição. Em Juazeiro, a conversa é a mesma de quando se cogitava a candidatura de ACM Neto: “não tem vez”, disse uma liderança ligada ao governo municipal.

Ampliação do Garantia Safra

Técnicos da Agência de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária (Adeap) de Juazeiro (BA) iniciaram nesta semana a vistoria das áreas plantadas pelos agricultores inscritos no Programa Garantia Safra 2017/2018. O programa implantado em Juazeiro no ano de 2009, na gestão do ex-prefeito Isaac Carvalho, tem assegurado às famílias prejudicadas pela seca o reembolso conferido aos cadastrados. Segundo o atual titular da Pasta, Tiano Félix, no primeiro ano do programa o município contou com 240 agricultores inscritos. Hoje, na safra 2017/2018, Juazeiro já possui 3.022 inscritos.

Moedas digitais em debate

O que é uma bitcoin? uma criptomoeda? uma blockchain? As chances de se conhecer um pouco mais sobre esse assunto podem ser esclarecidas no CryptoVale 2018, evento que ocorrerá nesta sexta-feira (27) no auditório da Facape, em Petrolina, a partir das 17h. A inscrição custa R$ 10,00. O link para inscrição pode ser acessado aqui ou pelo Facebook do evento.

Coluna do Blog

  1. Defensor da Liberdade disse:

    Só bestas acreditam neste “chapão” da oposição ao PSB. É muita gente com objetivos próprios para conciliar. No mais Armando é muito fraco de espírito, esta seria sua chance, colocando no mesmo caldeirão a turma dos demagogos e a turma do PSB como responsáveis pelo deplorável situação do estado, e um bom marqueteiro a sua vitória era quase certa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários