Coluna do Blog

por Carlos Britto // 06 de fevereiro de 2018 às 07:10

As chuvas, os alagamentos e o desafio das prefeituras

Mal o período chuvoso começou a chegar com mais força a Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), as duas principais cidades do Vale do São Francisco já começam a demonstrar suas falhas nessa época do ano. A falta de estrutura para receber chuvas não é de hoje.

No último domingo (4), por exemplo, o temporal durou pouco mais de meia hora. No entanto, foi suficiente para causar transtornos em vários pontos do lado pernambucano e baiano da Ponte Presidente Dutra.

Se por tão pouco tempo, uma chuva mais forte deixou alagamentos por toda parte, o que não poderia fazer se durasse, por exemplo, pelo menos duas horas? Esse, aliás, deverá ser um dos desafios dos atuais prefeitos Miguel Coelho (Petrolina) e Paulo Bomfim (Juazeiro).

Evidentemente não recai sobre nenhum deles a responsabilidade por esse problema crônico. Até porque a própria população também tem sua parcela de culpa, quando atira objetos em canais pluviais, obstruindo a passagem da água das chuvas. Mas tanto Miguel quanto Bomfim sabem que a estrutura das duas cidades também precisa ser melhorada de uma vez por todas. Que o digam as comunidades, tanto de Petrolina quanto de Juazeiro, que sofrem há muito tempo com os alagamentos.

Pauta prioritária

No retorno aos trabalhos no Congresso Nacional, nesta segunda (5), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) analisou as pautas que deverão ser tratadas com prioridade pelo Legislativo. Entre elas, medidas previstas na agenda econômica, a democratização do capital da Eletrobras e o início da Reforma da Previdência. Sobretudo em relação a esta última, o senador aproveitou para explicar a importância da matéria em sua visita a 26 municípios pernambucanos, que realizou durante o recesso parlamentar do Congresso.

Velho Chico no PL da Petrobras

Parte significativa dos recursos gerados pelas nove usinas hidrelétricas do Rio São Francisco deverá ser destinada à revitalização e desenvolvimento do Vale, beneficiando populações da Bahia e mais quatro Estados. Pelo menos é essa a proposta defendida pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA) pretende incluir no projeto de lei (PL 9463/18) que prevê a privatização da Eletrobrás.

Luska assume prefeitura

A vice-prefeita de Petrolina, Luska Portela, assume a administração municipal a partir de hoje (6) até o próximo dia 18/02. Durante esse período o prefeito Miguel Coelho se ausentará do país, numa viagem de trabalho à Alemanha. De lá segue para Portugal, onde curtirá um breve descanso ao lado da primeira-dama, Lara Secchi. Vale ressaltar que os custos dessa viagem serão bancados pelo próprio gestor.

Vereadores de volta ao batente

A Câmara de Vereadores de Petrolina realizará nesta terça (6) sua primeira sessão plenária do ano. Na pauta, apenas várias indicações e requerimentos. As expectativas, no entanto, são da votação das contas de 2010 do ex-prefeito Julio Lossio (REDE).

Coluna do Blog

  1. Girombo disse:

    Ah se fosse no tempo de Júlio trosso… Queria ver dizer que a culpa não é do prefeito…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários