Coluna do Blog

por Carlos Britto // 18 de janeiro de 2019 às 07:00

Foto: reprodução

Líderes comunitários de Petrolina e o viés político de alguns

Os líderes comunitários de Petrolina exercem o importante papel de canalizar as demandas dos bairros que representam e levá-las a conhecimento do poder público municipal. Isso ninguém na cidade pode deixar de reconhecer. Mas será que todos os líderes estão imbuídos dessa missão?

As frequentes participações nas emissoras de rádio, por parte de alguns deles, infelizmente mostram mais do que isso. Parece até que estão num palanque político.

A levada é sempre a mesma: criticar o prefeito mandatário. Não que os gestores que sentam na cadeira de prefeito de Petrolina não estejam suscetíveis a críticas. O problema é de onde saem essas críticas.

Líder comunitário também tem a tarefa de dizer o que está saindo errado. Mas quando ele está impregnado de partidarismos políticos, as coisas mudam de figura.

O legítimo representante de um bairro, escolhido pelos moradores, não recebe salário para defender a comunidade que representa. Em Petrolina, no entanto, alguns se deixam seduzir pelo ‘canto da sereia’. E quando perdem a boquinha, vão para as rádios fazer muito mais política do que defender suas comunidades. Quando isso acontece, os líderes comunitários perdem credibilidade, ou até algo ainda mais precioso: perdem sua essência.

De mãos dadas

De mãos dadas na cerimônia que deu início à Lavagem do Bonfim, em Salvador, o governador Rui Costa (PT) e o prefeito ACM Neto (DEM) marcaram presença na Igreja da Conceição da Praia, para as celebrações, ontem (17). Em frente ao santuário, eles deixaram a rivalidade de lado. Pelo menos naquele momento.

Cassação barrada em Mirandiba

A prefeita de Mirandiba (PE), no Sertão Central, Rose Cléa Máximo, conseguiu uma folga para respirar melhor. É que o processo de cassação contra ela foi interrompido por uma decisão liminar, mas provisória, enquanto se julga o mérito do juiz Daladiê Duarte Souza. Segundo o magistrado, houve uma série de irregularidades no processo da Câmara Municipal, a exemplo da não comprovação da qualidade de eleitor do denunciante, inépcia da denúncia, incompetência do Legislativo para julgar a matéria e cerceamento de defesa em razão do atropelo procedimental quanto à oitiva das partes.

Junto de Rodrigo Maia

Do mesmo partido de Rodrigo Maia, o DEM, Fernando Filho foi um dos que participaram ontem (17) da reunião entre o atual presidente da Câmara dos Deputados, que busca a reeleição, e o governador Paulo Câmara (PSB), no Campo das Princesas. O parlamentar, que saiu da legenda socialista, foi convidado por Maia para o encontro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários